Atlético
None

ATLÉTICO

Tabela com a Massa

De roupa nova e com a promessa de Mineirão lotado, Atlético espera buscar diante do São Paulo sua 11ª vitória para completar a sexta rodada seguida na liderança do Brasileiro

postado em 29/07/2015 11:00 / atualizado em 29/07/2015 08:27

BRUNO CANTINI / ATLÉTICO
Com a confiança da torcida em alta, cada partida do Atlético em casa se transforma em festa e intensa pressão sobre os adversários. Não será diferente contra o São Paulo hoje, às 22h, no Mineirão. O alvinegro promete força total para manter a liderança do Campeonato Brasileiro pela sexta rodada consecutiva. Mais uma vez, nas cadeiras estarão mais de 50 mil torcedores tentando empurrar a equipe rumo aos gols, em busca da 11ª vitória na competição. O Galo estará de roupa nova: vai estrear o terceiro uniforme, predominantemente preto com detalhes douradas, segundo informações extraoficiais.

Dentro da filosofia de Levir Culpi, todos os jogadores precisam se desdobrar durante os 90 minutos. E um dos exemplos de quem segue à risca a orientação do treinador é o argentino Lucas Pratto, contratado com a missão de marcar gols, mas que vai além de seu papel. Mesmo tendo balançado as redes quatro vezes na competição, ele se destaca em outros fundamentos, como roubadas de bola, assistências e até desarmes no meio-campo. Na verdade, sua função atende a uma orientação da comissão técnica, de maneira que ele leve vantagem diante de times que atuam muito fechados. “Quando o time está bem e em primeiro lugar, o mais interessante é ajudar de qualquer maneira para continuarmos vencendo. Gosto de fazer gols, mas contribuir com outras coisas também é essencial”, diz Lucas Pratto, de 27 anos.

O argentino é apontado como o melhor da posição em gramados brasileiros, ao lado de outro gringo, o peruano Guerrero, recém-contratado pelo Flamengo. Mas Pratto desconsidera o aspecto individual e leva em conta apenas o coletivo. “Vejo que o Ricardo Oliveira, do Santos, também está na lista, já que é o artilheiro do Brasileiro. Eu e o Guerrero estamos fazendo gols importantes, mas é preciso seguir assim, regular e com o Atlético na parte de cima”.

Artilheiro do Galo este ano, com 14 gols, Pratto pode estabelecer seu recorde de gols numa temporada. Seu melhor desempenho foi no ano passado, quando fez 19 com a camisa do Vélez Sarsfield. Eleito o melhor jogador do Campeonato Argentino, ele não conseguiu chegar à conquista com sua ex-equipe no ano passado. Agora, pelo Atlético, começa a fazer as contas para chegar ao título nacional, que o alvinegro persegue há 44 anos.

O Atlético teve muita dificuldade nos últimos jogos em casa, obtendo vitórias apertadas contra Joinville (1 a 0), Sport (2 a 1) e Figueirense (1 a 0). Diante do tricolor, equipe teoricamente mais técnica, a promessa é de partida mais aberta, centrada no aspecto físico. Por isso, Levir Culpi pode mudar o setor de criação, trocando Dátolo por Cárdenas. Se na terça-feira o treinador escalou o colombiano entre os titulares, ontem ele não deu pistas. Comandou um recreativo que durou cerca de uma hora, na Cidade do Galo. A dúvida persistirá até momentos antes da partida.

FILAS
O primeiro dia de venda de ingressos para o torcedor comum foi agitado, com filas que dobraram o quarteirão na sede de Lourdes. Diante do sucesso de bilheteria nos jogos do Mineirão, o Atlético estuda mandar o jogo contra o Grêmio, pela 18º rodada, para o Gigante da Pampulha – a alteração precisa ser confirmada pela CBF até sexta-feira. A maioria dos jogadores aprova a iniciativa de jogar com público acima de 50 mil. “Quando a fase é boa, não precisamos escolher estádio. A possibilidade de ter mais uma vez 50 mil pessoas é grande. Houve uma conversa do grupo e a preferência pelos dois estádios, mas o clube pode arrecadar mais no Mineirão. Eu me sinto confortável em qualquer um deles, Independência ou Mineirão”, ressalta o lateral-direito Marcos Rocha.

Atlético x São Paulo
Atlético: Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Jemerson e Douglas Santos; Leandro Donizete, Rafael Carioca, Giovanni Augusto e Cárdenas; Thiago Ribeiro e Lucas Pratto
Técnico: Levir Culpi
São Paulo: Rogério Ceni; Thiago Mendes, Rafael Tolói, Rodrigo Caio e Carlinhos; Lucão, João Schmidt, Ganso e Michel Bastos; Centurión (Luís Fabiano) e Alexandre Pato
Técnico: Juan Carlos Osório
Estádio: Mineirão
Horário: 22h
Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva (PA)
Assistentes: Bruno Boschilia (PR) e Márcio Correia Dias (PA)
TV: Pay-per-view
Ingressos: Cadeira, R$ 60 (preço único). Estudantes, menores de 12 anos e maiores de 60 pagam a metade


ATLETICANAS...

FOLGA PROLONGADA

Independentemente do resultado na partida de hoje à noite, os jogadores do Atlético terão quatro dias de folga e só retornam aos trabalhos na segunda-feira à tarde. O próximo confronto será contra o Goiás, dia 9, domingo, às 16h, no Serra Dourada.

MAICOSUEL NAS ARÁBIAS
O armador Maicosuel foi aprovado nos exames médicos e assinou contrato de empréstimo de um ano com o Al-Sharjah, dos Emirados Árabes. O Atlético receberá cerca de R$ 6 milhões pela negociação. O jogador vai usar a camisa 11, como ocorria no Galo e trabalhará com o ex-técnico atleticano Paulo Bonamigo.

Apuração pelo MP paulista
O Ministério Público de São Paulo, na Promotoria de Defesa do Consumidor, instaurou processo (número 43161875/2015, sob responsabilidade do promotor Roberto Senise) para apurar o ocorrido com torcedores do Galo na partida contra o Corinthians, no dia 18, no Itaquerão. Na ocasião, vários atleticanos que foram ao estádio não conseguiram ingresso para entrar – a PM informou que 1.500 torcedores ficaram do lado de fora. As diretorias dos clubes trocaram acusações sobre o fato.