Atlético
None

ATLÉTICO

Oito titulares têm presença em pelo menos 87% dos jogos e garantem base sólida ao líder Galo

Pequena rotatividade na equipe é um dos trunfos do primeiro colocado do Brasileiro

postado em 01/08/2015 08:45 / atualizado em 31/07/2015 18:37

Bruno Cantini/ Atlético

Um dos segredos do Atlético, líder do Campeonato Brasileiro, é aliar qualidade do elenco com repetição de uma base no time rodada após rodada.

Dos 11 titulares do Galo, oito estiveram presentes em pelo menos 14 dos 16 jogos disputados no Brasileirão, ou seja, em 87% das partidas da competição.

Dois jogadores atuaram em todos os jogos: o goleiro Victor e o armador Giovanni Augusto. Cinco perderam apenas uma partida: o zagueiro Jemerson, o lateral-esquerdo Douglas Santos, o volante Rafael Carioca e os atacantes Thiago Ribeiro e Lucas Pratto.

O principal motivo para esses cinco não terem feito as 16 partidas foi a escalação de reservas na segunda rodada do Brasileiro, contra o Palmeiras - o Galo dividia atenções com a Libertadores. A lista dos mais assíduos é completada pelo zagueiro Leonardo Silva, com 14 participações entre os titulares.

Nas três posições em que não conseguiu emplacar uma repetição de titulares, o técnico Levir Culpi precisou administrar questões médicas e táticas. Disciplinarmente, o treinador tem poucos problemas, pois apenas três atletas foram suspensos até agora.

Na lateral direita e setor ofensivo também pela direita, Levir teve como principais obstáculos os desfalques de Marcos Rocha e Luan, ambos por lesões.

A outra posição que teve interrupção na sequência dos titulares foi no meio-campo. A causa, nesse caso, foi tática. Levir Culpi, inicialmente optou por escalar apenas um volante na equipe. Depois, voltou a armar o time com dois marcadores, acionando Leandro Donizete.

Desde o começo da temporada, Levir bate na mesma tecla: somente com a repetição de uma base o time vai alcançar boa sequência de resultados. O Atlético vem mantendo uma espinha dorsal no time. E vem liderando o Brasileirão.

Titulares em 16 rodadas de Campeonato Brasileiro


16 vezes - Victor e Giovanni Augusto
15 - Jemerson, Douglas Santos, Rafael Carioca, Thiago Ribeiro e Lucas Pratto
14 - Leonardo Silva
9 - Patric
8 - Dátolo
7 - Leandro Donizete e Maicosuel
6 - Luan e Carlos
4 - Carlos César
3 - Marcos Rocha
2 - Cardenas e Edcarlos
1 - Jô, Lucas Cândido, Tiago, Eduardo e Josué

Tags: brasileiro seriea levir galo atlético