Atlético
None

ATLÉTICO

Erros de arbitragem irritam atleticanos, e número de suspensões aumenta no Galo

Nos últimos seis jogos, sete atletas foram suspensos, quase o dobro das 18 primeiras partidas do Brasileirão; outros três foram denunciados por ofensas

postado em 03/09/2015 18:35 / atualizado em 03/09/2015 20:20

Reprodução TV Alterosa
Não é só na tabela de classificação que os erros dos árbitros atingiram o Atlético no Campeonato Brasileiro. O time tem perdido a paciência com a arbitragem e se desestabilizado em campo em alguns momentos. O reflexo é o aumento no número de cartões e de suspensões.

Nas últimas seis partidas disputadas pela equipe, sendo duas pela Copa do Brasil, o Alvinegro recebeu 17 cartões amarelos (cinco por reclamação) e três vermelhos (um por reclamação). São sete suspensões nesse período. Como comparação, nas 18 primeiras rodadas do Brasileirão, o Atlético perdeu apenas quatro jogadores suspensos - um por cartão vermelho.

O aumento de cartões no Galo começou na rodada de encerramento do turno do Campeonato Brasileiro, justamente na partida que gerou a primeira revolta atleticana contra a arbitragem.

Frente à Chapecoense, Leonardo Silva foi expulso por fazer falta na entrada da área em Ananias, que partia em direção ao gol, ainda no primeiro tempo. O critério do árbitro foi bastante questionado pelos atletas, já que Jemerson também estava na marcação. Na etapa final, o goleiro Victor foi advertido por reclamação.

Já no final do jogo, vencido pela Chapecoense por 2 a 1, Marcos Rocha recebeu cartão amarelo por reclamação. Além disso, o lateral, Rafael Carioca, Josué e o diretor de futebol Eduardo Maluf criticaram a arbitragem em entrevistas e foram denunciados no Superior Tribunal de Justiça Desportiva. Todos foram absolvidos.

Na Copa do Brasil, no jogo de volta contra o Figueirense, o Galo viu novamente Leonardo Silva ser expulso ao interromper um contra-ataque adversário. Após a partida, Edcarlos foi amarelado por reclamação. O Figueira avançou com triunfo por 2 a 1.

Mas o momento de maior tensão entre atleticanos e arbitragem foi na rodada passada do Campeonato Brasileiro. A equipe foi derrotada pelo Atlético Paranaense por 1 a 0 no Independência. Marcações do trio de arbitragem revoltaram jogadores, dirigentes e torcedores.

Marcos Rocha protestou por não ter uma falta assinalada pelo árbitro Marcelo de Lima Henrique e, já amarelado, foi expulso no primeiro tempo. Luan também questionou a arbitragem e recebeu o cartão amarelo na segunda etapa.

Ao todo, foram cinco cartões recebidos pelos atleticanos. Como consequência, três jogadores vão desfalcar o time frente ao Vasco, neste sábado, no Maracanã: Marcos Rocha, Jemerson e Luan.

Esparadrapo

Para o volante Rafael Carioca, é difícil manter totalmente o controle em campo diante de tantos erros: “(Reclamações) É pelo fato de os árbitros estarem errando muito contra a gente. No começo do campeonato tínhamos uma campanha indiscutível. O jogador ficar nervoso é automático. Acontece com qualquer um. É difícil controlar ali dentro. Como você joga sem falar com o juiz? Tem que jogar com um esparadrapo na boca então. É difícil falar.”

Para o goleiro Victor, a série de erros contra o Atlético gera protestos, vistos por ele como normais: “São as circunstâncias das partidas, as formas como as coisas vêm acontecendo. Nas expulsões do Leonardo e do Marcos Rocha, eu não vejo lances para vermelho. As reclamações vêm pelos erros, isso é normal em qualquer equipe.”

Para evitar novas denuncias por ofensas, a diretoria do Atlético proibiu os jogadores e o técnico Levir Culpi de concederem entrevistas após o jogo. O presidente Daniel Nepomuceno fez um pronunciamento pedindo a saída de Sérgio Corrêa, presidente da Comissão de Arbitragem da CBF.

O Galo está em segundo lugar no Campeonato Brasileiro, com 42 pontos. O Corinthians abriu sete pontos de vantagem na liderança da competição.

Tags: seriea suspensões punições galo brasileiro