Atlético
None

ATLÉTICO

Artilheiro e garçom: saiba quem é o jogador mais decisivo do Atlético no Campeonato Brasileiro

Com gols e assistências, Lucas Pratto participou diretamente de 15 gols do time

postado em 07/10/2015 08:00 / atualizado em 06/10/2015 20:11

Bruno Cantini/ Atlético

Dos 51 gols do Atlético no Campeonato Brasileiro, 15 foram concluídos com participação direta de Lucas Pratto. Ou seja, 29% dos tentos alvinegros passam pelo atacante. Os números colocam o argentino como o jogador mais decisivo do Galo no Brasileirão.

Ele é o artilheiro do time. Foram 11 gols. Na corrida pela artilharia do campeonato, Lucas Pratto perde apenas para Ricardo Oliveira, do Santos, que tem 17 gols, e Jadson, do Corinthians, autor de 12.

Curiosamente, toda vez que Pratto balançou as redes, o Atlético venceu. Foi assim contra Avaí (4 a 1 - marcou um gol), Flamengo (2 a 0 - um gol), Sport (2 a 1 - um gol), Figueirense (1 a 0 - um gol), São Paulo (3 a 1 - três gols), Palmeiras (2 a 1 - dois gols), Vasco (2 a 1 - um gol) e Coritiba (3 a 0 - um gol). Outra curiosidade é que os três últimos tentos anotados pelo argentino foram de pênalti.

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press
Entre as penalidades convertidas contra Vasco e Coritiba, Lucas Pratto viveu seu maior jejum no Atlético: cinco partidas. Ainda assim foi decisivo como garçom. No empate por 2 a 2 com o Joinville, o atacante deu assistência para Luan. No triunfo sobre o Coritiba, antes de marcar de pênalti, o “Urso” deu passes para o gol contra de Leandro Silva e para o tento de Giovanni Augusto.

O argentino ainda tem mais uma assistência no campeonato. Na vitória por 3 a 0 sobre o Vasco, ele cruzou para Dátolo marcar.

As estatísticas mostram que Lucas Pratto criou 34 oportunidades de gol, que não foram aproveitadas pelos companheiros. Nesse quesito, ele só é superado por Giovanni Augusto, que armou 63 lances de ataque, não convertidos. Nas finalizações, ele é imbatível entre todos os jogadores do Campeonato Brasileiro. São 87 conclusões de jogadas, sendo que 43 foram na direção do gol.

Acostumado a marcar Pratto nos treinamentos, o zagueiro reserva Edcarlos analisa as características do argentino:

“Primeiramente, é um cara, na linguagem do futebol, é um atacante chato, porque ele procura os espaços vazios e nem se acomoda. Se estiver bem marcado, ele procura sair nos espaços vazios deixados pelo adversários para confundir. Isso é importante para a entrada dos meias. Ele sente o momento em que a bola não chega, que os meias estão marcados. Não posso falar tudo, daqui a pouco passo para o outro para o bandido. Mas é um cara experiente, inteligente e estamos felizes porque ele está aqui”, diz.

Jogadores do Galo com mais participações diretas em gols

Lucas Pratto: 15
Giovanni Augusto: 11
Dátolo: 9
Luan: 8
Thiago Ribeiro: 7