Atlético
None

ATLÉTICO

Atropelar a matemática

Para brigar pelo título, Atlético terá de superar não só o Corinthians, mas subverter a lógica da tabela. Nos últimos nove anos, só três líderes a esta altura não foram campeões

postado em 08/10/2015 11:00

A diferença para o Corinthians, líder do Campeonato Brasileiro, é de cinco pontos, mas os jogadores do Atlético mantêm a confiança numa virada na classificação a nove rodadas do fim da competição. A equipe mineira precisará jogar em alto nível e superar um desafio complicado nesta altura do campeonato: na era dos pontos corridos, desde 2006, quando o torneio passou a ter 20 clubes, apenas em três vezes houve uma reviravolta na tabela a ponto de o líder perder a taça na parte final.

Nas temporadas de 2008, 2009 e 2010, quem liderou até a 29ª rodada acabou ficando sem o troféu. Há sete anos, o Grêmio mantinha dois pontos de diferença para o vice-líder, Palmeiras, mas quem chegou à conquista foi o São Paulo, que estava em quarto lugar a nove rodadas do término da Série A. No ano seguinte, quem surpreendeu foi o Flamengo, que conquistou o título depois de arrancada impressionante e de superar Palmeiras e São Paulo. E em 2010, o Cruzeiro liderava, com dois pontos à frente do Fluminense, mas foi superado pelo tricolor.

Nas demais edições, prevaleceram aqueles que foram líderes, escrita desafiada pelos atleticanos. “Não nos importamos com a liderança agora. Nós queremos ser primeiros colocados na 38ª rodada. E acreditamos que muita coisa pode acontecer”, afirma o atacante Thiago Ribeiro, ciente de que a equipe não pode perder pontos diante do Internacional, quarta-feira, às 19h30, no Independência. “Chegou o momento crucial em que não podemos deixar escapar. Temos que vencer para diminuir a vantagem do Corinthians na tabela para o campeonato ficar aberto”, afirmou o jogador.

Na última rodada, o Galo diminuiu a diferença de sete para cinco pontos ao vencer o Coritiba por 3 a 0. Os alvinegros sabem que esta distância não pode ser maior até o confronto de 1º de novembro contra o Timão, no Horto, vista como ‘final da competição’. “Falava-se que o campeonato estava acabado e que a CBF poderia entregar a taça para o Corinthians. Mas estamos totalmente tranquilos, sabendo que podemos reverter essa vantagem. Vamos precisar arriscar mais, mas sem deixar de lado a segurança defensiva que mostramos até aqui”, frisou Thiago Ribeiro, que teve atuação satisfatória nos últimos dois jogos.

Além de balançar as redes no empate com o Joinville por 2 a 2, ele participou do primeiro gol contra o Coxa, ao dividir com o lateral Leandro Silva, que marcou contra. Com sete gols, o ex-santista é o vice-artilheiro do Galo neste Brasileiro, atrás apenas de Lucas Pratto, com 11. No treino tático de ontem à tarde, ele treinou no time titular, formando outra vez o quarteto ofensivo com Giovanni Augusto, Luan e Pratto.

TRANQUILIDADE O lateral-direito Marcos Rocha sabe que a preparação psicológica será tão importante quanto a física, tática e técnica nesses últimos jogos: “É preciso ter tranquilidade, ganhar ainda mais confiança e melhorar o conjunto. Ganhamos maturidade e experiência, hoje nossa equipe conseguiu manter um ritmo fora de casa. É preciso tentar encurtar essa diferença de cinco pontos. Muita gente duvida da nossa qualidade e do trabalho sério que fazemos. Mas só depende de nós para acreditarmos que podemos chegar ao título”.

Atleticanas...

Dátolo quase pronto
O armador Dátolo pode voltar a jogar já na partida contra o Internacional. Ele apresentou recuperação mais rápida do que o previsto e deve retirar os pontos no sábado. O jogador vem fazendo exercícios na academia desde o início da semana e depende de recondicionamento físico para retornar. Dátolo sofreu corte profundo na perna esquerda no empate por 2 a 2 com o Joinville.

Zagueiro operado
O zagueiro Leonardo Silva passou por cirurgia na mão direita na manhã de ontem e teve alta à tarde. Ele fraturou o metacarpo do dedo anular e desfalcará o time na quarta-feira. Os médicos do Atlético não apontaram data para seu retorno aos treinos.

Timão no caminho
Adversários na briga pelo título brasileiro, Atlético e Corinthians vão se enfrentar na Flórida Cup, dia 17 de janeiro, nos Estados Unidos. O torneio servirá de preparação para a temporada de 2016 e contará com outras equipes tradicionais: Shalke, Bayer Leverkusen, Shakhtar Donetsk, Fluminense, Internacional, Strikes (EUA) e Santa Fe (COL). A estreia do Galo será contra o Shalke, dia 13, em Fort Lauderdale.



SOBE E DESCE DOS LÍDERES

Classificação e pontuação a nove jogos do fim na era dos pontos corridos

2006

» Líder: São Paulo (59)
» Vice: Grêmio (51)
» Campeão: São Paulo, com 78

2007
» Líder: São Paulo (63)
» Vice: Cruzeiro (51)
» Campeão: São Paulo, com 77

2008
» Líder: Grêmio (56)
» Vice: Palmeiras (54)
» Campeão: São Paulo, com 75

2009
» Líder: Palmeiras (54)
» Vice: São Paulo (49)
» Campeão: Flamengo, com 67

2010
» Líder: Cruzeiro (54)
» Vice: Fluminense (52)
» Campeão: Fluminense, com 71

2011
» Líder: Corinthians (51)
» Vice: Vasco (51)
» Campeão: Corinthians, com 71

2012
» Líder: Fluminense (65)
» Vice: Grêmio (56)
» Campeão: Fluminense, com 77

2013
» Líder: Cruzeiro (62)
» Vice: Grêmio (52)
» Campeão: Cruzeiro, com 76

2014
» Líder: Cruzeiro (59)
» Vice: São Paulo (52)
» Campeão: Cruzeiro, com 80