Atlético
None

ATLÉTICO

Além do Galo, Libertadores já tem 24 equipes garantidas; veja o panorama em cada país

Grêmio e Guarani, do Paraguai, conquistaram vagas nesse fim de semana

postado em 01/12/2015 11:58 / atualizado em 01/12/2015 12:21

SORAIA PIVA / SUPERESPORTES
Classificado para a próxima edição da Copa Libertadores, o Atlético já conhece outros 24 concorrentes ao título. O Grêmio e o Guarani do Paraguai, que eliminou o Corinthians na edição deste ano do torneio, conquistaram vagas nesse fim de semana.

Confira os diferentes panoramas em cada um dos países sul-americanos:

BRASIL

Além de Corinthians e Atlético, o Grêmio também garantiu vaga na competição. O Brasil ainda tem outras duas vagas: uma pelo Campeonato Brasileiro e outra pela Copa do Brasil. São Paulo e Internacional são os concorrentes pela quarta vaga do Nacional. Já Santos e Palmeiras decidem a Copa do Brasil. O time praiano venceu o primeiro jogo por 1 a 0 e tem vantagem na grande decisão.

ARGENTINA

Dos seis participantes da Argentina, cinco estão confirmados. O River está garantido como atual campeão da Copa Libertadores. O Boca também tem vaga assegurada pelo título argentino. Huracán entra como melhor equipe argentina na Copa Sul-Americana. O Globo faz com o Santa Fe, da Colômbia, a final da competição. Já o Rosario Central entra pela Copa Argentina. A última vaga sai do campeão do Torneio Liguilla. O Racing tem vantagem na decisão contra o rival Independiente. A Academia venceu o primeiro jogo por 2 a 0 e joga a grande final em casa.

BOLÍVIA

As três vagas bolivianas já estão confirmadas: Bolívar (Campeão do Apertura e do Clausura), The Strongest (Segundo lugar na tabela acumulada do ano) e Oriente Petrolero (Terceiro colocado na tabela acumulada do ano).

CHILE

Apenas um chileno tem vaga garantida. O Cobresal, Campeão do Clausura, voltará a participar da competição após o torneio de 1986. O curioso é que a equipe nunca perdeu uma partida na história do torneio. Na única participação, foram cinco empates e uma vitória. Outra vaga fica com o campeão do Apertura - Colo Colo lidera a competição, com 33 pontos, seguido pela Universidad Católica, com 32. Na última rodada, o Cacique enfrenta o Santiago Wanderers, ao passo que a Católica pega o Audax Italiano. A Copa do Chile carimba o passaporte de outra equipe: a decisão será entre Universidad de Chile e Colo Colo.

COLÔMBIA

O Deportivo Cali, campeão do Apertura, é o único confirmado na Colômbia. O campeão do Finalización 2015 (estão na disputa Atlético Nacional, Once Caldas, Alianza Petrolera, Junior, Tolima, Independiente Medellín e Santa Fe) fica com outra vaga, assim como o maior pontuador do ano ou o campeão da Sul-Americana (Atlético Nacional, Santa Fe, Junior, Tolima e Independiente Medellín lutam por esse posto).

EQUADOR

Os três classificados saem do Campeonato Equatoriano. Campeão da Primeira Etapa, a LDU já está confirmada. O Campeão da Segunda Etapa do torneio fica com outra vaga - Emelec, LDU de Quito e Universidad Católica compartilham a liderança, todos com 36 pontos. O último classificado será o maior pontuador do ano (Emelec ou Independiente del Valle).

MÉXICO

Pumas, Toluca e Puebla são os representantes. Os dois primeiros se classificaram graças à campanha na fase de classificação do Apertura. O segundo conquistou a Copa MX. O Puebla fará sua estreia na Libertadores, que conta com mexicanos desde 1998.

PARAGUAI

Cerro Porteño, campeão do Apertura, está confirmado. A tradicional equipe volta ao certame após ficar fora na última edição. O Guarani já está garantido como maior pontuação anual (86 pontos). O campeão do Clausura também se classifica – Olimpia lidera o torneio (43 pontos), seguido pelo Cerro (41 pontos). A última rodada terá Sol de América x Cerro e Olimpia x Deportivo Santani.

PERU

O Peru ainda não tem nenhuma equipe confirmada. As três vagas saem do Campeonato Peruano. As semifinais serão disputadas entre Sporting Cristal, César Vallejo, Melgar e Real Garcilaso.

URUGUAI

Campeão uruguaio, o Nacional está garantido na próxima edição da Copa Libertadores O Peñarol ficou na segunda posição e o River Plate ficou em terceiro. Ambos também disputarão o torneio em 2016.

VENEZUELA

Deportivo Táchira, Trujillanos e Caracas são os representantes da Venezuela.