Atlético
None

ATLÉTICO

Para matar a saudade

Galo estreia em 2016 no Independência, onde viveu grandes momentos em sua história recente de glórias. De olho na Libertadores, Aguirre usa força máxima contra Caldense

postado em 10/02/2016 11:00 / atualizado em 10/02/2016 08:13

Bruno Cantini / Atlético
O reencontro com o caldeirão do Independência é uma das atrações do Atlético contra a Caldense, hoje, às 21h45, na reedição da decisão do Campeonato Mineiro do ano passado. Depois da derrota para o Corinthians por 3 a 0 e do empate com o Goiás por 2 a 2, ambos no Horto, pelo último Brasileiro, o Galo tenta recuperar o prestígio e a força junto ao torcedor em seu campo preferido, um dos trunfos alvinegros em sua recente história de títulos.

A uma semana da estreia na Copa Libertadores, diante do Melgar, em Arequipa (PER), Diego Aguirre confirmou o retorno dos poupados na derrota para o Figueirense por 2 a 1, pela Primeira Liga – Marcos Rocha, Tiago, Douglas Santos, Leandro Donizete, Rafael Carioca e Lucas Pratto; além do zagueiro Leonardo Silva, recuperado de contusão. O objetivo do grupo é amenizar as falhas de marcação e aprimorar o entrosamento a fim de abrir com vitória fora de casa a campanha na competição continental.

Para isso, o grupo considera o calor dos torcedores fundamental para devolver a confiança. “O pessoal está com saudade do Independência. A torcida é intensa e vai nos apoiar, independentemente dos resultados ruins recentes. Jogar no Horto é muito bom, nos influencia muito, e acredito que a gente vá se encontrar no jogo e colocar em prática tudo o que foi testado na semana. A gente vai fazer bom jogo e a torcida vai sair satisfeita”, afirma o zagueiro Tiago.

Ainda que tenha perdido um pouco da força no estádio, o retrospecto do Galo em 2015 no Horto foi alto: 67% de aproveitamento (16 vitórias, cinco empates e cinco derrotas). O volante Rafael Carioca vê a necessidade de dar uma resposta rápida ao torcedor. “Prefiro o Independência, porque o campo é mais curto. Os adversários têm medo, porque o Atlético é agressivo. Nada melhor do que voltar ao estádio com uma boa vitória para ficarmos ainda mais fortes.”

A recuperação da entorse no tornozelo direito do capitão Leonardo Silva foi mais rápida do que o esperado e o experiente zagueiro, de 36 anos, forma a dupla com Tiago. Patric será testado na ponta esquerda, em lugar de Hyuri. O armador Dátolo deixou a atividade de ontem com dor na coxa direita, mas os médicos estão confiantes de que ele estará em campo esta noite.

PRATTO Artilheiro do Galo no Independência em 2015, com nove gols, Lucas Pratto participou do treino com mais tranquilidade, depois do encerramento da novela de sua transferência para a China. O atacante ficará no Galo pelo menos até o meio do ano. Nesse período, os dirigentes apostam que ele se valorizará ainda mais na Libertadores e poderá ser negociado por valor mais alto – a proposta que chegou às mãos do presidente Daniel Nepomuceno foi em torno de R$ 65 milhões.

Tiago destaca que a presença de Pratto fortalecerá mais o alvinegro na busca pelos títulos de 2016: “É um jogador que admiramos muito, gostamos muito dele desde quando chegou. É um centroavante, mas tem qualidade para sair jogando. Dos centroavantes com que já joguei, é um dos melhores que presenciei e marquei. Ele vai ser muito importante para o time, porque é diferenciado, tem mobilidade para fugir da marcação e finaliza como poucos. Quem ganha é o Atlético com sua permanência”.