Atlético
None

ATLÉTICO

Líder e com moral

Vitória sobre a Caldense leva Atlético à ponta do Mineiro, que serve como laboratório para a estreia na Copa Libertadores. Pratto volta a marcar gol depois de três meses

postado em 11/02/2016 11:00 / atualizado em 11/02/2016 11:08

RAMON LISBOA / EM DA PRESS
O primeiro encontro do Atlético com o caldeirão do Independência em 2016 não poderia ter terminado da melhor forma para a torcida: com vitória e a liderança isolada do Campeonato Mineiro. Apesar de não ter feito uma exibição brilhante, o triunfo por 2 a 0 sobre a Caldense, com gols de Leonardo Silva e Lucas Pratto, ajuda o alvinegro a ganhar motivação extra para a estreia na Copa Libertadores, na quarta-feira, diante do Melgar, em Arequipa, no Peru.

Mas nem tudo é motivo para comemoração. O atacante Hyuri deixou o gramado com fortes dores na região cervical depois de se chocar com o goleiro Gílson. Ele foi encaminhado ao hospital Mater Dei para exames. Sua presença contra o Melgar é incerta. Tomografia computadorizada não acusou problemas.

Ainda em busca da formação ideal, o técnico Diego Aguirre utilizará os próximos treinos para ajustes pontuais. O armador Dátolo, com estiramento leve na coxa direita, já é baixa para quarta-feira. Além disso, os equatorianos Erazo e Cazares não foram regularizados na CBF e correm risco de ficar fora da estreia. No sábado, o Galo enfrenta o Guarani pelo Estadual, mas deve usar reservas.

Nas cadeiras, uma das novidades foi a presença de 100 moradores de rua de Belo Horizonte, que assistiram à partida por meio de uma parceria entre Atlético, Servas, Tribunal de Justiça de Minas, Ministério Público e o Albergue Tia Branca, onde recebem abrigo e café da manhã. “Sou torcedor fanático do Galo e volto ao estádio depois de 15 anos. Estou emocionado”, conta Lásaro Germano, de 38 anos, que sobrevive com pequenos serviços, como carregar compras em supermercados e lavar carros. “Sonhava em vir. Gosto do Atlético desde criança. Estou realizando um sonho”, diz Lioniro José, de 53.

DOMÍNIO Os torcedores chegaram a demonstrar impaciência em certos momentos, mas ao fim aplaudiram. O Atlético praticamente não levou sustos da Caldense, adversária na decisão do Mineiro de 2015, mas cometeu erros de passe e finalizações. O primeiro gol saiu num lance já bem conhecido pelos torcedores: no jogo aéreo do capitão Leonardo Silva, que balançou as redes 27 vezes pelo clube. Foi o terceiro gol do zagueiro no ano. Ele é o artilheiro da equipe, com três, todos de cabeça. “É uma jogada que trabalhamos muito. Temos bons cobradores de falta e escanteios”, destacou o defensor de 36 anos.

A jogada pelo alto de Leonardo Silva voltou a destruir a retaguarda da Caldense no segundo tempo. O capitão ganhou de cabeça de Michel Elói e a bola encontrou Lucas Pratto, que tocou com categoria na saída de Gílson. Garantido no clube até julho – depois de o Galo receber proposta de R$ 65 milhões do futebol chinês –, o artilheiro voltou a balançar as redes depois de três meses.

Atlético 2 x Caldense 0

Atlético

Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Tiago e Douglas Santos; Leandro Donizete, Rafael Carioca e Dodô (Hyuri 10 do 2º); Luan (Lucas Cândido 34 do 2º), Lucas Pratto e Patric (Pablo 30 do 2º)
Técnico: Diego Aguirre
Caldense
Gílson; Jefferson Feijão, Marcelinho, Paulão e Rafael Estevam; Michel Elói, Tiago Azulão, Michel Benhami e Éwerton Maradona (Marcinho 24 do 2º); Marcelo Régis (Rafamar 28 do 2º) e Edu (Marcel 24 do 2º)
Técnico: Gian Rodrigues

Estádio: Independência
Gols: Leonardo Silva 42 do 2º; Lucas Pratto 13 do 2º
Árbitro: Rônei Cândido Alves
Assistentes: Pablo Almeida Costa e Marcus Vinícius Gomes
Cartão amarelo: Gílson, Marcel e Rafael Estevam
Pagantes: 8.293
Renda: R$ 108.745

Tags: atleticomg seriea mineiro2016 mineiro caldensemg Campeonato Mineiro Atlético Caldense