Atlético
None

ATLÉTICO

À espera do astro

Em recuperação de pancada na coxa direita, Robinho depende de avaliação final hoje para enfrentar o América. Uma das novidades do Atlético será o retorno de Patric

postado em 30/04/2016 11:00

Juarez Rodrigues/EM/D.A Press
A dúvida do uruguaio Diego Aguirre promete se arrastar até a manhã de hoje, quando o Atlético fará o último treino para pegar o América amanhã, às 16h, no Independência, na decisão do Campeonato Mineiro: Robinho será poupado da decisão ou não?. A pergunta foi ao ar depois que o craque levou uma pancada na coxa direita no empate sem gols com o Racing, na Argentina, pelas oitavas de final da Copa Libertadores.

No fim da partida, o camisa 7 garantiu que faria o possível para enfrentar o Coelho. Ontem à tarde, ele ficou na academia com os demais jogadores, em treino regenerativo. O atacante havia sido poupado no primeiro tempo do empate com a URT por 2 a 2, em estratégia definida por Aguirre para driblar as péssimas condições do Estádio Bernardo Rubinger. Desta vez, poderia ficar fora para se preparar com vistas ao segundo jogo diante do Racing, na quarta-feira.

Na Argentina, Robinho foi peça-chave no empate sem gols, tanto na marcação quanto no ataque. Ele deixou o jogo na parte final sendo substituído pelo equatoriano Cazares. Aguirre desconversa com relação à presença do atleta no Horto: “Não quero falar de ninguém. O que posso falar do Robinho é que ele fez um dos melhores jogos na quarta-feira. Ele está melhorando e crescendo a cada dia. Precisava de ritmo. Ele é um craque. Não vou falar de quem vai jogar”.

Robinho foi titular em seis das oito últimas partidas. A comissão técnica faz preparação especial com o camisa 7 para evitar lesões, o que inclui reforço muscular e fisioterapia nos treinos depois das partidas. Aos 32 anos, o risco de ele ter problema muscular é maior. O atleta já ficou fora por duas semanas por um problema inusitado: foi picado por um inseto antes do empate sem gols com o Colo Colo, há um mês e meio, e contraiu febre e dor muscular – os médicos descartaram hipótese de dengue.

O lateral-direito Marcos Rocha afirma que o camisa 7 tem função fundamental no esquema tático de Aguirre e tem de estar 100% sempre que for a campo. “A gente espera mais dele. Do nível do Robinho, tem sempre de esperar muito, pois é um jogador que rodou muito, foi da Seleção. Ele pode decidir partidas. Nem ele deve estar satisfeito com seu nível e no que ele pode chegar. Tenho certeza de que ele vai encontrar esse nível para nos ajudar”.

Rocha torce para o treinador optar por uma equipe mais forte: “Espero que joguemos com todos os titulares. Assisti a alguns jogos do América, que tem atacantes rápidos. Temos de ter cuidado, não deixar no mano a mano, porque seus jogadores podem aproveitar espaços. Vamos conscientes e estão todos preparados para fazer grande jogo”.

Volta A novidade no treino de ontem foi o lateral-direito Patric, recuperado de cirurgia no menisco do joelho direito. Aguirre confirmou que vai relacionar o jogador, que fez sua última partida há mais de um mês – vitória por 3 a 0 sobre o Colo Colo. “Começando ou ficando no banco, o importante é que ele está pronto para ajudar a equipe”. Último reforço contratado, Carlos Eduardo participou do primeiro treino tático, mas deve ficar um pouco mais de tempo para recuperar a forma física.

APITO DEFINIDO
O paraense Dewson Fernando Freitas será o árbitro do clássico de amanhã, no Independência. Ele foi o nome sorteado ontem à tarde, na sede da Federação Mineira de Futebol (FMF) – o paulista Luiz Flávio de Oliveira, a outra opção, será o quarto árbitro. Os assistentes serão Eduardo Gonçalves (MS) e Rodrigo Corrêa (RJ). A escolha de juízes de outros estados foi um consenso entre Atlético, América e a entidade que organiza o Campeonato Mineiro. Nos dois jogos das semifinais, os escolhidos foram os mineiros Ricardo Marques Ribeiro e Igor Júnio Benevenuto. A FMF não definiu qual será o trio que comandará o segundo jogo entre Atlético e América, no dia 8, às 16h, no Mineirão.

Tags: atleticomg robinho