Atlético
None

ATLÉTICO

Seis meses após anunciar saída às lágrimas, Levir Culpi reencontra Atlético no Independência

Um dos técnicos mais vitoriosos da história do Galo, treinador agora comanda o Flu

postado em 31/05/2016 08:00 / atualizado em 31/05/2016 14:43

Beto Novaes/EM/D.A Press

Uma união marcada por vitórias e com emoção até o fim. Seis meses depois de anunciar às lágrimas o encerramento de seu ciclo no Atlético, Levir Culpi reencontrará a torcida da equipe alvinegra. Agora no comando do Fluminense, o treinador voltará ao Independência nesta quarta-feira, às 21h45, em duelo válido pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro.

Terceiro técnico que mais vezes dirigiu o Atlético, Levir deixou o Atlético após mais uma passagem vitoriosa. Em seu último trabalho na Cidade do Galo, ele conduziu o clube a levantar as taças da Recopa, da Copa do Brasil e do Campeonato Mineiro. No Brasileirão de 2015, foi vice-campeão.

Levir Culpi, entretanto, não comandou o Atlético até o fim do Campeonato Brasileiro. A saída do treinador foi anunciada com ainda duas rodadas a serem disputadas. Diogo Giacomini, da base, foi o responsável por dirigir o time nessas partidas. Levir alegou que foi o responsável pela decisão de não concluir o Brasileirão.

Em sua entrevista de despedida, o treinador não conseguiu conter a emoção. “Não é exatamente um bom dia. Estou desconfortavelmente conversando com vocês, mas é uma obrigação que tenho. Estamos encerrando um ciclo, provavelmente o ciclo da minha vinda para Minas Gerais. Não vejo num futuro próximo a oportunidade de voltar para Minas, preciso aproveitar a oportunidade de agradecer”, disse, ao encerrar sua quarta passagem pelo Atlético.

Ao justificar a decisão de não renovar o contrato de Levir, o presidente Daniel Nepomuceno defendeu que era momento para uma mudança. “Teve um desgaste, não queria trocar o treinador no meio do ano caso acontecesse alguma derrota. Para renovar tem que ser agora. Devido a tudo que aconteceu, achei melhor começar o ano com um novo treinador”, observou.

Muricy Ramalho e Alejandro Sabella estiveram entre os primeiros cotados para substituir Levir Culpi. No entanto, foi Diego Aguirre quem chegou à Cidade do Galo. A trajetória do uruguaio durou pouco. Após eliminação na primeira fase da Primeira Liga, perda do título mineiro para o América e queda nas quartas de final da Copa Libertadores, diante do São Paulo, o uruguaio anunciou que não seguiria no clube.

Um dia depois de Aguirre se despedir do Atlético, Daniel Nepomuceno confirmou o acerto com Marcelo Oliveira. Ex-jogador do time alvinegro, Marcelo iniciou sua trajetória como treinador no justamente após o fim da segunda passagem de Levir Culpi, seu adversário na noite desta quarta-feira.

Números de Levir na história do Atlético:

288 jogos
154 vitórias
60 empates
74 derrotas
493 gols marcados
311 gols sofridos

Tags: seriea fluminenserj fluminense levir atlético