Atlético
None

ATLÉTICO

Golaços, títulos e contusões: Dátolo completará três anos no Atlético com futuro incerto

Meia tem nome badalado no mercado e já pode assinar pré-contrato com outro clube

postado em 05/07/2016 14:30 / atualizado em 05/07/2016 15:25

Euler Junior/EM/D.A Press
O armador Dátolo completará três anos de Atlético no dia 12 de agosto. O argentino, de 32 anos, construiu uma história bonita no Galo, apesar das lesões e de certa irregularidade em alguns momentos. Marcou golaços e conquistou três títulos: Recopa Sul-Americana, Copa do Brasil e Campeonato Mineiro. Além dos troféus, ganhou a confiança dos atleticanos.

Fora de combate por causa de uma lesão muscular, o meia tem o nome badalado nos bastidores do mercado do futebol brasileiro. Ele tem contrato com o Galo até o fim do ano, mas ainda não foi procurado para renovar. Segundo regras da Fifa, já pode assinar um pré-contrato com outro clube. O Fluminense planeja fazer uma proposta ao argentino, que foi indicado pelo técnico Levir Culpi.

Nas últimas entrevistas que concedeu, Dátolo descartou qualquer movimento de saída. “Minha ideia nunca foi sair do Atlético. Não sei de onde a imprensa tirou isso. Mas vou deixar isso para trás. Vamos focar nos objetivos, que são o Campeonato Mineiro e a Copa Libertadores”, disse o armador, em abril, quando havia especulações de uma troca entre Fluminense e Atlético. Dátolo iria para o clube carioca e Fred chegaria à Cidade do Galo. O atacante já está aqui, porém o armador não arredou o pé.

Neste mês, o presidente Daniel Nepomuceno deve chamar o armador para uma conversa. Pelo menos era isso o combinado, segundo afirmou Dátolo, em entrevista no fim de abril. “Conversei com o presidente, ele falou que vamos conversar em julho. Minha intenção é continuar no Atlético. Mas também depende de muitas coisas. Minha primeira meta é tentar jogar, ser titular. Depois, vamos pensar em renovação. Minha intenção agora é jogar bem, tentar melhorar e pensar que falta muito para vencer o Brasileiro. Depois, vamos pensar em renovação”, afirmou Dátolo.

A saída é difícil para o jogador, que criou grande identificação com o clube nestes quase três anos. No início, aceitou jogar fora da posição até encontrar o seu espaço. Nos primeiros meses de 2014, o argentino chegou, inclusive, a atuar de lateral-esquerdo. E conseguiu desempenho satisfatório, sendo eleito o melhor na posição do Campeonato Mineiro.

Com Levir, ele encontrou o seu apogeu. Dátolo foi um dos protagonistas da conquista da Copa do Brasil de 2014. Marcou um golaço contra o Flamengo, pela semifinal da competição. Ele fez o terceiro da goleada por 4 a 1, em um belo chute de fora da área. O Galo acabou campeão da competição, com gol do argentino na decisão contra o Cruzeiro.

Dátolo, aliás, sempre demonstrou categoria ao balançar as redes. Já havia marcado outros belos gols com a camisa alvinegra. Contra a Portuguesa, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2013, Dátolo acertou um belo chute de primeira, após cruzamento de Jô, no fim da partida. Contra o Vasco, no fim do ano passado, o meia-atacante acertou um belo chute de canhota de fora da área, sem chances para o goleiro.

As lesões, contudo, atormentam a continuidade no Atlético. A diretoria analisa o momento do jogador, que é o pior desde que chegou ao clube. Isso porque ele não consegue jogar. No dia 10 de março, o armador se contundiu em partida contra o Colo Colo pela Copa Libertadores. Ele voltou nas oitavas de final contra o Racing, mas voltou a sentir incômodo na coxa. Ficou fora das finais do Campeonato Mineiro. Entrou em apenas alguns minutos das quartas de final da Libertadores contra o São Paulo. Na última partida do Galo no Brasileiro, contra o Figueirense, o armador reclamou de desconforto muscular e, pelo histórico de lesões, foi poupado pela comissão técnica do Atlético. Nesta temporada, disputou apenas 15 jogos.

Estatísticas de Dátolo no Atlético:
2016
15 jogos – 1 gol

2015
42 jogos – 9 gols

2014
49 jogos – 7 gols

2013
11 jogos – 1 gol


Tags: contrato galo atleticomg dátolo seriea mercadobola