Atlético
None

ATLÉTICO

Dois anos do fim de um sonho: Ronaldinho se despediu do Galo, deixando legado de conquistas

Depois de fazer história, craque rescindiu com o Atlético no dia 28 de julho de 2014

postado em 28/07/2016 12:53 / atualizado em 28/07/2016 13:25

Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press
Mais do que balançar as redes e entortar os rivais, ele era capaz de fazer sorrir. Trazia felicidade e encantava com seu futebol-fantasia, ainda presente no imaginário de milhões. A passagem de Ronaldinho Gaúcho pelo Atlético nunca será esquecida. O fim do ciclo dele no Galo, encerrado no dia 28 de julho de 2014, completou dois anos nesta quinta-feira. Foram 26 meses com a camisa alvinegra.

A saída de R10 foi marcada por um desgaste com o técnico Levir Culpi. Ele deixou o clube pouco tempo depois da conquista da Recopa Sul-Americana, em final contra o Lanús, no Mineirão. E sua despedida já era esperada. Naquele jogo, o armador abraçou os companheiros de time ainda no gramado. Depois, deu tchau para a torcida presente em todas as direções. Em seguida, foi para o vestiário e voltou de banho tomado, já na hora de comemorar o seu terceiro título pelo clube. Como quem queria uma última lembrança dos torcedores que o reverenciam desde junho de 2012, o meia sacou um celular e filmou a comemoração no estádio.

Além dos títulos (Campeonato Mineiro, Libertadores e Recopa), R10 elevou a marca do clube internacionalmente. Nas viagens pelas competições com o Galo, o craque foi recebido por milhares de fãs e até por chefes de estado. Ele foi uma espécie de embaixador do clube por onde passou.



Casamento feliz

Dentro de campo, Ronaldinho conseguiu voltar a brilhar intensamente. Vindo do Flamengo após muita badalação fora de campo e pouco futebol, R10 chegou ao Galo em junho de 2012 desacreditado por muitos. Logo no primeiro ano, foram grandes atuações no Campeonato Brasileiro e a vaga conquistada para o retorno do clube à Copa Libertadores.

Em 2013, Ronaldinho teve o momento de maior glória no Atlético. O título da Copa Libertadores teve grande participação do camisa 10, bem como do goleiro Victor e de jogadores como Jô, artilheiro do certame. Houve ainda a conquista do Campeonato Mineiro contra o rival Cruzeiro.

Já em 2014, o desempenho em campo não foi de alto nível como em 2012 e 2013. O armador não conseguiu mostrar um papel decisivo com a camisa alvinegra e já era constantemente substituído por Levir Culpi. Apesar disso, a despedida aconteceu com o título da Recopa. O contrato, que era válido até dezembro, foi abreviado.

Ronaldinho disputou 88 partidas pelo Atlético e marcou 28 gols. No total, ainda foram 32 assistências.

O Galo ainda mantém uma dívida com o jogador.

Vida após o Atlético

Depois de deixar o Galo, Ronaldinho se transferiu para o Querétaro. No México, ficou apenas nove meses. Foram 29 partidas oficiais e oito gols. Apesar de curto, o tempo dele no país foi suficiente para fazer muitos fãs. Entre as grandes atuações, foi aplaudido de pé no Estádio Azteca ao fazer dois gols na goleada do Querétaro por 4 a 0 sobre o América-MEX.

O craque ainda teve uma curta passagem pelo Fluminense, antes de se afastar dos gramados.

Ultimamente, Ronaldinho participa de jogos festivos e promove produtos mundo afora.


Tags: r10 atleticomg galo ciclo Ronaldinho Gaúcho