Atlético
None

ATLÉTICO

Robinho é o jogador mais efetivo do Brasileirão em momentos "adversos", mostra levantamento

Atacante marcou sete vezes quando Atlético perdia ou empatava as partidas

postado em 31/08/2016 08:00 / atualizado em 30/08/2016 19:43

Bruno Cantini / Atletico
Artilheiro do Campeonato Brasileiro e símbolo da reação do Atlético, Robinho também é o jogador mais efetivo da competição em momentos considerados “adversos”. Segundo levantamento feito pelo Footstats, sete dos dez gols do atacante foram marcados em situações em que a equipe alvinegra perdia ou empatava os jogos. Na última delas, ele garantiu a igualdade por 1 a 1 contra o Grêmio, em Porto Alegre.

Apenas Kléber, do Coritiba, tem os mesmos números. O “Gladiador” balançou as redes em sete oportunidades - seis delas quando a equipe empatava os jogos e mais uma para igualar o marcador.

Artilheiro da Série A ao lado do atacante atleticano, Gabriel Jesus tem menos gols em momentos “adversos”. O palmeirense marcou cinco vezes para abrir a vantagem. No entanto, nas outras cinco oportunidades, o jovem jogador ampliou o marcador - situações consideradas mais “tranquilas” numa partida.

Robinho fez um gol para empatar o jogo, seis que deram a vantagem para o Atlético e outros três que ampliaram o marcador. O atacante ainda marcou três vezes o gol da vitória alvinegra, contra América (1 x 0), Coritiba (2 x 1) e Atlético-PR (1 x 0).

Um dos motivos que ajudam a explicar a melhora no rendimento é a mudança no posicionamento de Robinho. Apesar da preferência do atleta em atuar deslocado pelo lado esquerdo do ataque, o técnico Marcelo Oliveira optou por escalá-lo centralizado e mais próximo da área adversária.
Reprodução/Footstats

Muito em função disso, todos os gols de Robinho no Campeonato Brasileiro foram marcados na parte central da área adversária - três deles de pênalti (veja na imagem acima).

Em grande fase, o atacante voltará a campo apenas no dia 7 de setembro, contra o Vitória. As equipes se enfrentam às 19h30, no Independência, pela 23ª rodada da Série A.

Tags: robinho seriea futnacional interiormg galo atleticomg