Atlético
None

ATLÉTICO

O adeus de Leo Silva? Contusão deve afastar o zagueiro do Atlético até o fim desta temporada

Se seu contrato não for renovado, herói do título da Libertadores pode ter feito contra o Juventude a última partida pelo clube

postado em 22/10/2016 11:00

Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press
A busca do Atlético pelos títulos da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro será sem seu capitão. O experiente zagueiro Leonardo Silva, de 37 anos, vai perder o restante da temporada de 2016 por causa de uma ruptura do tendão do músculo da coxa direita, sofrida contra o Juventude, quarta-feira, pela Copa do Brasil. O atleta até corre o risco de não atuar mais pelo clube em que jogou nos últimos cinco anos, já que seu contrato termina em dezembro e há possibilidade de não ser renovado.

Os médicos do Atlético não apontaram tempo para o retorno do defensor aos gramados, mas problemas desse tipo costumam tirar um jogador de combate por dois a três meses – sendo assim, só poderia retornar às atividades físicas a partir de janeiro. O goleiro Victor vai herdar a braçadeira de capitão de Leonardo Silva e o ex-júnior Gabriel será o titular da zaga a partir de agora, ao lado do equatoriano Erazo.

O técnico Marcelo Oliveira lamentou a lesão do veterano, ressaltando também seu papel como líder: “É uma peça a menos, um jogador experiente que vinha muito bem tecnicamente e fisicamente. É um atleta que exerce uma liderança muito positiva no grupo. Certamente vai fazer falta, mas são coisas que acontecem no futebol, especialmente no futebol brasileiro”.

Marcelo culpa o excesso de jogos no Brasil, o que aumentam o risco de contusões. “Estamos falando há anos da questão do calendário, jogos com muita frequência e tempo curto de recuperação. O Leo Silva não tinha indícios de que poderia se machucar, é um jogador que se recupera rápido, mas acabou se machucando. Por isso que, vez ou outra, a gente precisa tirar um jogador ou outro por precaução. Vai jogar o Gabriel, que está muito bem. A gente espera ter um time forte também defensivamente”.

Além de Erazo e Gabriel, o Galo conta com Edcarlos e Jesiel como opções, o que causa um problema aparente para o treinador. Campeão mundial com o São Paulo em 2005, Edcarlos, de 31 anos, se mostrou irregular nas últimas exibições e foi criticado pela torcida pelo excesso de erros. E Jesiel, de 22, não têm a experiência dos demais, já que atuou apenas uma vez pelo time profissional.

Gabriel, de 21 anos, afirma que a partir de agora sua responsabilidade crescerá mais na equipe: “Estou feliz por jogar em um momento tão importante do campeonato. Venho treinando muito. Espero melhorar cada vez mais. A gente espera que o Leo se recupere logo. Mas o Atlético está muito bem servido em todas as posições”.

MUDANÇAS NA EQUIPE O Atlético volta a campo pelo Brasileiro amanhã, diante do Figueirense, às 19h30, no Independência. Além de Leonardo Silva, o Galo não contará com o volante Rafael Carioca, suspenso. Por outro lado, terá o retorno do lateral-direito Carlos César e do atacante Fred, que não enfrentaram o Juventude pela Copa do Brasil.

ELE NO GALO

280 jogos

28 gols. É o maior zagueiro-artilheiro da história do clube

6 títulos (3 Campeonatos Mineiros, Copa Libertadores, Copa do Brasil e Recopa Sul-Americana)

Tags: seriea leonardo silva