Atlético
None

ATLÉTICO

Atlético supera Figueirense, alcança recorde como mandante e segue sonhando com título

Alvinegro chega a 12 vitórias seguidas em casa no Brasileirão, melhor série na história dos pontos corridos, e mantém vivo o sonho para buscar a liderança

postado em 23/10/2016 21:30 / atualizado em 23/10/2016 23:21

Ramon Lisboa/ EM DA Press

O Atlético venceu a 12ª partida seguida em casa no Campeonato Brasileiro, recorde na era dos pontos corridos (CLIQUE E LEIA MAIS), ao lado da série alcançada pelo Santos em 2015. Com o triunfo por 3 a 0 sobre o Figueirense, neste domingo, no Independência, o Galo mantém vivo o sonho na briga pelo título da competição. Na terceira colocação, com 59 pontos, o time segue a oito pontos do líder Palmeiras, restando agora seis rodadas. Já distância para o vice-líder Flamengo caiu para dois pontos. O Rubro-negro é justamente o próximo adversário do Atlético no Brasileirão, sábado que vem, em Belo Horizonte.

Antes, o Alvinegro tem um desafio pela Copa do Brasil. Nesta quarta-feira, em Porto Alegre, a equipe inicia a disputa nas semifinais do torneio mata-mata.

Já de olho no confronto com o Inter, o técnico Marcelo Oliveira preservou o lateral-esquerdo Fábio Santos e o atacante Robinho no primeiro tempo e em parte da etapa final contra o Figueirense. A partida deste domingo marcou a estreia do lateral Leonan como profissional. Cazares ficou com a vaga no ataque, mas a produção ofensiva foi abaixo do esperado. A entrada de Robinho deu novo gás ao time, que teve dificuldades até a expulsão de Werley na etapa final.

Defensivamente, o Atlético passou sustos. Pelo menos em quatro oportunidades, o Figueirense teve um jogador livre, em excelentes condições para marcar. O goleiro Victor e o zagueiro Gabriel salvaram o time.

O treinador teve duas baixas para armar a equipe. O volante Rafael Carioca estava suspenso. Já o zagueiro Leonardo Silva sofreu ruptura do tendão do músculo anterior da coxa direita e não deve jogar mais este ano. Além deles, Marcelo não contou com quatro atletas que já vinham se recuperando de lesão: o lateral Marcos Rocha, os meias Dátolo e Maicosuel e o atacante Carlos.



Bomba venezuelana

O Atlético entrou em campo já sabendo da vitória do Palmeiras ( 2 a 1 sobre o Sport) e do tropeço do vice-líder Flamengo, que empatou com o Corinthians (2 a 2). Como já era esperado, o time pressionou o Figueirense nos primeiros minutos.

Com posse de bola e volume de jogo, o Galo finalizou pouco até o chute de Carlos César, aos 12 minutos, para fora. Três minutos depois, em uma falta na intermediária, questionada pelos catarinenses, o venezuelano Otero mandou a bomba com efeito. Gatito Fernández não pegou e a bola morreu nas redes: 1 a 0.

O Atlético seguiu insistindo em chutes de fora da área. Júnior Urso e Otero arriscaram, mas não tiveram sucesso. Nos 15 minutos finais, foi a vez do Figueirense levar perigo ao gol alvinegro. Sem segurar a bola no ataque, o Galo ainda viu a defesa se complicar no posicionamento.

Aos 31 minutos, Rafael Santos recebeu livre. Frente a frente com Victor, o atacante caiu na área após disputar a bola. O árbitro mandou o jogo seguir. O Figueirense reclamou bastante. Quatro minutos depois, foi a vez de Lins ficar sem marcação na cara do gol. O pé direito de Victor salvou o Atlético do empate.

Sustos, expulsão e alívio

Defensivamente, o Galo continuou passando sustos. Mais uma vez, Victor foi decisivo. Aos 18 minutos, ele fez excelente defesa no chute de Jackson Caucaia, de frente para o gol.

Após uma chance, aos 24 minutos, com Fred, que concluiu por cima, o Atlético por pouco não levou o empate em mais uma chance clara para os catarinenses. Agora, o zagueiro Gabriel se jogou na bola e cortou a finalização de Rafael Silva.

O quadro começou a melhorar para o Galo aos 25 minutos. Um velho conhecido da torcida, o zagueiro Werley, deixou o braço no rosto de Fred e foi expulso ao receber o segundo cartão amarelo. Já com Robinho em campo, o Atlético quase ampliou no chute do atacante, cortado por Josa, aos 41 minutos. E foi o “rei das pedaladas” que deu a assistência para Júnior Urso fazer 2 a 0. Já aos 45 minutos, Fred recebeu de Cazares e fechou o placar: 3 a 0. Josa ainda foi expulso.

ATLÉTICO 3 X 0 FIGUEIRENSE

Atlético
Victor; Carlos César, Gabriel, Erazo e Leonan (Fábio Santos); Leandro Donizete, Junior Urso, Otero (Robinho) e Cazares; Clayton (Luan) e Fred. Técnico: Marcelo Oliveira

Figueirense
Gatito Fernández; Ayrton, Werley (expulso, 25min 2ºT), Marquinhos, Marquinhos Pedroso; Josa, Jackson Caucaia (Elvis); Ferrugem, Bady (Everton Santos); Lins (Bruno Alves) e Rafael Silva. Técnico: Marquinhos Santos

Gols: Otero, 15min 1ºT; Júnior Urso, 42min 2ºT; Fred, 45min 2ºT

Motivo: 32ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Independência, em Belo Horizonte
Data: 23 de outubro de 2016

Árbitro: Grazianni Maciel Rocha (CBF)
Assistentes: Eduardo de Souza Couto (RJ) e Carlos Henrique Alves de Lima Filho (RJ)

Cartão amarelo: Otero, Clayton (ATL); Jackson Caucaia, Marquinhos (FIG)
Cartão vermelho: Werley, Josa (FIG)

Público: 14.615
Renda: 247.750,00

Tags: atlético galo seriea figueirense brasileiro