Atlético
None

ATLÉTICO

Daniel Nepomuceno diz que Atlético não deve disputar a segunda edição da Primeira Liga

Presidente alegou que a falta de datas para jogos impedirá a participação da equipe

postado em 18/11/2016 18:56 / atualizado em 18/11/2016 20:37

Edesio Ferreira/EM

O Atlético não deve participar da segunda edição da Primeira Liga. O presidente alvinegro Daniel Nepomuceno declarou nesta sexta-feira ao Superesportes, por telefone, que o clube mineiro tende a desistir da competição em 2017 por conta da “falta de datas” para as partidas.

“Não existe data no calendário do ano que vem para o Atlético disputar a Primeira Liga. Quem estiver na Libertadores não terá data para encaixar a Primeira Liga. O calendário ficou bem melhor, porque conseguiram espaçar finais de Copa do Brasil, Brasileiro e Libertadores. Só não mudou o calendário dos estaduais e as oitavas da Libertadores”, afirmou o mandatário ao revelar que o assunto será debatido na próxima reunião da Primeira Liga. A desistência do Atlético ainda não é oficial.

O clube alvinegro disputará ao menos quatro competições oficiais na próxima temporada: Campeonato Mineiro, Copa do Brasil, Copa Libertadores e Campeonato Brasileiro. Além disso, a equipe participará da Florida Cup, torneio de pré-temporada nos Estados Unidos.

Apesar de a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ter anunciado mudanças no calendário para 2017, o número de jogos disputados pelas equipes da Série A ainda é considerado alto. Se avançar à decisão de todas as competições que disputar e iniciar a Libertadores já na fase de grupos, por exemplo, o Atlético terá de jogar 77 partidas na temporada.

O ano de jogos do Galo se inicia em janeiro, com a Florida Cup e o Campeonato Mineiro. A Libertadores começa em fevereiro, a Copa do Brasil em abril e o Brasileirão em maio. Por se tratar de um torneio considerado amistoso, as datas da Primeira Liga não constam no calendário divulgado pela CBF para 2017.

Inicialmente, 16 clubes disputariam a competição: América, Atlético, Atlético-PR, Avaí, Brasil de Pelotas, Chapecoense, Coritiba, Criciúma, Cruzeiro, Figueirense, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, JoiNville e Paraná. A Primeira Liga ainda não se pronunciou sobre a provável retirada do clube alvinegro do torneio.

Em 2016, o Atlético foi eliminado da competição já na primeira fase. A equipe, à época comandada por Aguirre, disputou apenas a estreia contra o Flamengo com os titulares. Nos jogos seguintes, o treinador escalou reservas.

Tags: atleticomg interiormg futnacional seriea primeiraliga galo nepomuceno