Atlético
None

ATLÉTICO

Em Porto Alegre, Atlético promete atacar, mas sem perder o equilíbrio com a defesa

Atlético vai para Porto Alegre precisando de gols, mas também de marcação

postado em 06/12/2016 11:32 / atualizado em 06/12/2016 11:41

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press
Dono do melhor ataque do futebol nacional em 2016, com 123 gols, o Atlético precisará muito do brilho individual e coletivo de seu setor ofensivo e terá sua maior prova de fogo contra o Grêmio, nesta quarta-feira, às 21h45, em Porto Alegre, na finalíssima da Copa do Brasil. Com a obrigação de vencer por dois gols de diferença para levar a decisão do título para os pênaltis, ou por três, para ser campeão, a equipe tenta afiar a pontaria e se entrosar ao máximo para apagar a má impressão deixada no confronto do Mineirão há quase duas semanas – derrota por 3 a 1.

As maiores esperanças de gols são Robinho e Lucas Pratto. O camisa 7 vive grande fase e é o artilheiro do ano no futebol nacional, com 25. Mas, para que as estrelas possam aparecer, o jogador pede muita determinação de todo o grupo: “É uma vantagem difícil, mas temos que vencer jogando bom futebol. Tivemos vários jogos em que fizemos dois gols rápidos. Vamos tentar nos posicionar melhor e ficar com a bola. Os gols vão aparecer naturalmente”.

Sob o comando de Marcelo Oliveira, o Galo se caracterizou por marcar muitos gols, mas também por ser constantemente vazado. Com o técnico Diogo Giacomini, a busca pelo equilíbrio tem sido o assunto principal nas discussões na Cidade do Galo. A preparação tem sido focada na análise de vídeos dos últimos jogos do tricolor gaúcho, principalmente o primeiro da decisão.

Robinho marcou o gol do empate com o Grêmio, em Porto Alegre, este ano, pelo Brasileiro e tem a chance de levar o bicampeonato da Copa do Brasil. O atacante obteve o título em 2010, ao lado de Paulo Henrique Ganso e Neymar. E é esse espírito de vitória e luta que ele quer levar para a decisão. Para isso, segundo o atleta, a equipe tem de superar a atuação ruim no primeiro jogo e o abalo emocional causado pelo acidente com a delegação da Chapecoense: “A questão psicológica é o mais difícil para nós, atletas e familiares. Mas somos profissionais. A missão é difícil. Não fizemos grande jogo no Mineirão, mas temos condições de inverter a vantagem e ser campeões, que é nosso grande objetivo”.

Ao longo da semana, a confiança dos jogadores cresceu à medida que Diogo Giacomini teve um período a mais para trabalhar o aspecto tático da equipe. Outro motivo que dá nova motivação é o fato de o atacante Luan estar outra vez no ritmo dos companheiros, depois de ficar em tratamento de edema no tornozelo direito. Assim, ele engrossa a lista de opções ofensivas de qualidade no Sul.

O Galo já tem garantido um “reforço” na torcida para o jogo. Sem condições de atuar, já que defendeu o Fluminense na competição, Fred, artilheiro do Brasileiro, com 14 gols, viajará com a delegação para incentivar os companheiros. Outros que devem fazer o mesmo são o zagueiro Leonardo Silva e o armador Otero, que estão em tratamento no departamento médico.

AMBIENTE


Acostumado a jogar na Arena do Grêmio – já que defendeu o tricolor no ano passado –, o zagueiro Erazo sabe das dificuldades que o Atlético terá nesta quarta-feira: “Jogar na Arena não é simples. Os torcedores não deixam de apoiar o time em nenhum momento. Mas é normal. Todos já passamos por essa situação. O jogo de quarta será disputado. Precisamos fazer que o ambiente fique favorável a nós. O Grêmio conhece nossas qualidades, mas nós estaremos muito bem preparados”.

123 Gols fez o Atlético em 2016
25 Robinho
19 Lucas Pratto
12 Fred
9 Cazares
7 Clayton e Júnior Urso
5 Carlos e Patric
4 Hyuri, Leonardo Silva e Luan
3 Otero e Rafael Carioca
2 Carlos Eduardo, Eduardo (*), Leandro Donizete, Maicosuel e Tiago (*)
1 Dátolo, Dodô (*), Douglas Santos, Gabriel e Lucas Cândido
Contra Rafael Morisco (Villa Nova)
(*) Já deixaram o clube

Tags: atleticomg nacional seriea