Atlético
None

ATLÉTICO

Atlético herda vaga de mexicano e está garantido nos grupos da Libertadores, que terá 47 times

Brasil se beneficiou de desistências e terá cinco participantes já na segunda fase do torneio; entenda o novo formato, que terá três "playoffs" antes dos grupos

postado em 06/12/2016 17:17 / atualizado em 06/12/2016 17:26

Bruno Cantini/Atlético
O Atlético está garantido na fase de grupos da Copa Libertadores de 2017. Mesmo se não conquistar a Copa do Brasil, a equipe alvinegra não precisará disputar os “playoffs” da competição sul-americana, uma vez que terminará o Campeonato Brasileiro na quarta colocação. As mudanças foram definidas pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) na tarde desta terça-feira.

Anteriormente, apenas os três primeiros da Série A se classificavam diretamente para os grupos. No entanto, o Brasil é um dos beneficiados pela desistência dos clubes mexicanos, que não participarão da Libertadores a partir da próxima temporada. Assim, abre-se uma vaga ao quarto colocado do Brasileirão. Com 62 pontos - seis a mais que Atlético-PR e Botafogo -, a equipe mineira não pode matematicamente perder a quarta posição na última rodada do nacional.

Caso o Atlético conquiste a Copa do Brasil contra o Grêmio, a vaga direta na fase de grupos ficaria para o quinto colocado do Brasileirão - posição disputada por Atlético-PR, Botafogo e Corinthians.

O número de vagas para o Brasil não aumentou: seguem sete - seis pelo Brasileirão e um pela Copa do Brasil. Campeã da Copa Sul-Americana, a Chapecoense também disputará o torneio. Além do clube catarinense, estão garantidos na competição Palmeiras, Santos, Flamengo e Atlético.

Outros beneficiados


Além do Brasil, a Argentina também será beneficiada e herdará uma das vagas diretas do México na Libertadores. Dessa forma, o campeão da Copa da Argentina estará na fase de grupos da competição. A final será disputada entre River Plate e Rosario Central.

Mais mudanças


Ao todo, 47 clubes disputarão a Copa Libertadores em 2017 - 32 deles participarão da fase de grupos. Antes, serão disputadas duas fases.

Nos primeiros confrontos, Bolívia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela enviam um representante cada. As equipes são sorteadas e disputarão um mata-mata em que três times avançarão. Em seguida, 16 times se enfrentam em duas fases na busca por quatro vagas nos grupos. As quatro equipes eliminadas no segundo mata-mata se classificam para a Copa Sul-Americana.

As alterações se devem à desistência dos clubes do México. A mudança no calendário da Libertadores, que será disputada ao longo de toda a temporada em 2017 e não mais apenas no primeiro semestre, inviabilizou a participação das equipes.

Tags: botafogorj flamengorj santossp palmeirassp corinthianssp atleticopr gremiors interiormg atleticomg seriea copadobrasil futinternacional futnacional libertadores