Atlético
None

ATLÉTICO

A bola é minha: destaque em quase tudo, Rafael Carioca explica nova função no Galo

Volante alvinegro recuperou confiança com Roger e lidera estatísticas do time

postado em 24/02/2017 16:00 / atualizado em 24/02/2017 13:26

Bruno Cantini/Atlético
Os números de Rafael Carioca em 2017 chamam atenção. Melhor passador, maior aproveitamento de lançamentos, importante nas viradas e nos desarmes. Quando a bola passa por ele, o Atlético raramente é desarmado. O bom momento e a titularidade inquestionável contrastam com um fim de 2016 contestável sob o comando de Marcelo Oliveira.

Para Carioca, um dos fatores que justificam o desempenho nesta temporada é o novo posicionamento. Nos últimos anos, o volante era o segundo homem do meio de campo, com o time escalado no 4-2-3-1. Em 2017, a função é de único homem da segunda linha do 4-1-4-1 de Roger Machado.

“É uma função que gosto de jogar, função diferente das anteriores. É uma função de primeiro homem de marcação. A responsabilidade de proteção e distribuição é minha. Todas as bolas passam por meus pés. Nosso time joga no 4-1-4-1, com o Cazares no meio, e foram muitos treinos que o Roger fez”, analisa o jogador, ao citar o equatoriano que será reserva de Robinho na partida contra o Democrata.

Bola bem tratada


E Carioca tem razão. A bola quase sempre chega - e é bem tratada - aos pés do camisa 5, o melhor passador do Atlético. No Campeonato Mineiro, foram 191 passes certos e apenas 11 errados.

Os números indicam que Rafael Carioca não é apenas um volante de toques de curta distância. Foram sete lançamentos certos em dez tentativas - melhor aproveitamento entre os destaques do time neste fundamento. Além disso, ele acertou as três vezes em que arriscou viradas de bola.

Marcação

Ramon Lisboa/EM

Sem a bola, Carioca também tem se mostrado importante. Considerando-se os números do Campeonato Mineiro, o volante é o segundo que mais desarma no time (sete vezes), atrás apenas do lateral-direito Marcos Rocha (dez).

O bom desempenho, segundo o próprio Rafael Carioca tem justificativa: a manutenção de um mesmo time titular.

“Um time quando tem sequência vai se encaixando. A base foi mantida, e o time está jogando com frequência e no patamar ideal. A vitória nos dá confiança. O Roger disse que ia privilegiar o time base e é a melhor forma para ganhar entrosamento e confiança”, disse.

Para o jogo deste sábado contra o Democrata, a equipe será modificada. De volta após se recuperar de lesão, Robinho toma a vaga de Cazares. Leonardo Silva será poupado e dará lugar a Felipe Santana. Rafael Carioca, entretanto, segue titular. E segue também como um dos pilares do time.

*Números referentes ao Campeonato Mineiro e coletados pelo Footstats

Tags: rafael carioca atleticomg interiormg galo futnacional carioca