Atlético
None

ATLÉTICO

Dois meses depois, o que mudou no time do Galo para o reencontro com o arquirrival

Caminhada do Atlético teve reforços, saídas, invencibilidade e "padrão Roger"

postado em 30/03/2017 06:30 / atualizado em 30/03/2017 19:43

Ramon Lisboa/EM/D.A Press

A temporada 2017 mal havia começado e um clássico se colocou no agenda do Atlético, à época absorvendo os primeiros dias de trabalho do técnico Roger Machado. Era apenas o segundo compromisso do time no ano. Passados exatos dois meses, o Galo vai reencontrar o arquirrival Cruzeiro, novamente no Mineirão. Daquela derrota por 1 a 0, pela Primeira Liga, para o duelo deste sábado, pelo Campeonato Mineiro, o Alvinegro sofreu mudanças.

A começar pelo time. No confronto do dia 1º de fevereiro, o Atlético entrou em campo com Giovanni; Marcos Rocha, Felipe Santana, Gabriel e Fábio Santos; Rafael Carioca, Yago, Cazares e Otero; Maicosuel e Lucas Pratto. O volante Ralph e os atacantes Rafael Moura e Clayton foram acionados no decorrer da partida.

Pratto já não está mais no Galo. Foi vendido ao São Paulo. Clayton também deixou o clube, emprestado ao Corinthians. Já o meia Maicosuel está lesionado.

Para encarar o Cruzeiro neste sábado, o Atlético terá Robinho e Fred no ataque. No clássico pela Primeira Liga, o primeiro estava contundido e o segundo suspenso.

Bruno Cantini/ Atlético
Outra cara nova no reencontro com o rival será o volante Elias, que apenas assistiu ao clássico de 1º de fevereiro - contratado do Sporting, ele havia desembarcado em Belo Horizonte no dia anterior ao jogo. De lá pra cá, Roger Machado ganhou mais dois reforços, e que podem entrar nos planos para este sábado: o volante Adílson e o meia Marlone. Já o zagueiro Leonardo Silva, ausente em fevereiro e que agora vinha tratando de dores no joelho, pode voltar à equipe. O atacante Luan, que também não jogou no primeiro duelo do ano, por causa de dores no joelho, deve figurar entre os relacionados.

Padrão e invencibilidade


Roger tinha menos de um mês de trabalho no primeiro clássico do ano. Em campo, o Atlético encarou um adversário que teve a posse de bola na maior parte do tempo e que criou as melhores chances. Na entrevista coletiva após o jogo, o treinador avisava:

“Perder um clássico nunca é bom, ainda mais no início de caminhada e com um modo diferente de jogar. Isso nos traz algumas reflexões de pontos importantes para fazer os ajustes. Vamos rever o jogo, entender por que não tivemos a bola em alguns momentos. É uma construção e vamos ajustando ao longo das partidas”, disse.

Foram 11 partidas do Atlético desde então. Onze jogos sem derrota. Aos poucos, as ideias defendidas por Roger Machado foram se apresentado em campo pela equipe: compactação, posse de bola, marcação alta, equilíbrio entre defesa e ataque. O time passou também por dificuldades, o que vem exigindo mais ajustes pelo treinador.

“Mudou muita coisa. A preparação para esse jogo de sábado é diferente. (Pela Primeira Liga) Era a segunda partida da temporada. Tivemos pouco tempo para nos preparar, assim como o rival. Agora é diferente. Vai ser mais bonito. A gente vai para surpreender o adversário”, destaca o goleiro Giovanni.

Roger Machado avalia, ainda, a coletividade do time como alicerce para as individualidades decidirem os jogos, como na partida passada, contra a URT (2 a 0).

“Quando o coletivo tático vai bem, as individualidades aparecem. Você não percebe um jogador com um nível de atuação menor que os outros. Gradativamente, o equilíbrio da coletividade faz com que as peças sobressaiam. Nove carregam dois em uma noite abaixo. Mais do que isso, não dá para carregar, tem que fazer mais força. A partir do momento em que os jogadores compreendem isso e executam no jogo, as individualidades aparecerem. A partir do momento em que os jogadores entendem o propósito, a gente vê o time sem ninguém abaixo dos demais”, diz.

Tags: roger machado lucas pratto interiormg classico fred robinho elias adilson marlone galo atlético