Atlético
None

ATLÉTICO

Galo sem descanso e rival com 'semana livre': Roger dá receita para melhor recuperação

Atlético tem jogo importante no meio da semana, contra o Libertad, pela Copa Libertadores; Cruzeiro terá dias de descanso e treinos até a primeira final

postado em 25/04/2017 06:30 / atualizado em 24/04/2017 19:47

Bruno Cantini/Atlético

O Atlético tem, no próximo domingo, o primeiro jogo da final do Campeonato Mineiro contra o Cruzeiro. Porém, o Alvinegro não pode pensar na decisão por ter pela frente um importante compromisso pela Copa Libertadores. Já o rival terá a semana sem treinos para se focar apenas no confronto pelo Estadual.

O técnico Roger Machado afirma que o período de semanas livres para trabalhar que o Atlético teve antes da pesada sequência de jogos pode ajudar na rápida recuperação dos atletas para o primeiro clássico decisivo contra o Cruzeiro. No entanto, o treinador pede consciência dos atletas para que eles tenham dias de boa alimentação e descanso.

“Primeiro, o período que tivemos até agora, que trabalhamos muitas semanas abertas, nos permite um lastro físico. Isso te dá alguns benefícios neste momento. Quanto melhor treinado, mais rápida é a recuperação do atleta. Menor é o desgaste e maior é a intensidade que ele consegue imprimir nas partidas. Com esses jogos de meio de semana, pouca coisa você consegue levar para o campo. Os 'feedbacks' e os ajustes são feitos através de informações visuais e se prima muito pela recuperação, que começa hoje. Não deixamos para amanhã. É muito apelar para a consciência do atleta, para que tenha um resguardo maior e que em outros momentos possa ter um pouco mais de liberdade. Melhor benefício nesse momento é descanso, boa alimentação e sono. Para que esteja todo mundo bem”.

O Galo já vem de uma sequência de jogos decisivos. Depois da derrota para a Caldense (2 a 1), na última rodada da primeira fase do Campeonato Mineiro, o Alvinegro jogou quatro vezes, duas pelas semifinais do Estadual e duas pela fase de grupos da Copa Libertadores. O Atlético enfrentou Sport Boys (vitória por 5 a 2, em 13/4), URT (empate por 1 a 1, em 16/4), Libertad, no Paraguai (derrota por 1 a 0, em 19/4) e novamente a URT (vitória por 3 a 0, em 23/4).

A sequência não para por aí. Depois do jogo desta quarta, às 19h30, contra o Libertad, no Independência, o Galo tem mais nove jogos importantes sem ‘descanso’: Cruzeiro (em 30/4, pela final do Estadual); Sport Boys (em 3/5, fora de casa, pelo Grupo 6 da Libertadores); Cruzeiro (em 7/5, pela final do Estadual); Paraná (10/5, fora de casa, pelas oitavas de final da Copa do Brasil); Flamengo (13/5, fora de casa, pelo Brasileirão); Godoy Cruz (16/5, pelo Grupo 6 da Libertadores); Fluminense (21/5, pelo Brasileirão); Paraná (24/5, pelas oitavas de final da Copa do Brasil); até finalizar contra a Ponte Preta (28/5, pelo Brasileirão).

Já no rival alvinegro, o descanso acontece depois de a equipe celeste passar por uma sequência de sete jogos em 23 dias. Desde 1º de abril, quando venceu o Atlético por 2 a 1, em jogo pela 10ª rodada do Campeonato Mineiro, o Cruzeiro não teve descanso de uma semana. Depois do clássico pela primeira fase do Estadual, foram compromissos contra Nacional-PAR (vitória por 2 a 1, pela Sul-Americana, em 4/4); Democrata-GV (vitória por 2 a 0, pelo Estadual, em 9/4); São Paulo (vitória por 2 a 0, pela Copa do Brasil, em 13/4); América (empate por 1 a 1, pelo Estadual, em 16/4); São Paulo (derrota por 2 a 1, pela Copa do Brasil, em 19/4) e América (vitória por 2 a 0, pelo Estadual, em 23/4). Quase todos os duelos deste período foram decisivos - além da vaga na final do Mineiro, o Cruzeiro avançou às oitavas da Copa do Brasil e bateu o Nacional no duelo inicial da primeira fase da "Sula".

Tags: Copa Libertadores atlético galo clássico cruzeiro interiormg final mineiro libertad descanso libertadores2017