Atlético
None

CAMPEONATO MINEIRO

Após início abaixo do esperado em 2017, Robinho mostra evolução nos últimos jogos

Atacante do Atlético é esperança do Atlético para clássico contra o Cruzeiro

postado em 30/04/2017 11:02 / atualizado em 30/04/2017 12:42

Juarez Rodrigues/EM/DA PRESS
Se ficou devendo nos primeiros meses do ano, o atacante Robinho cresceu de produção logo no momento mais decisivo do Atlético nesta temporada. O camisa 7 fez três gols nos últimos cinco jogos e guarda a esperança de balançar as redes e produzir jogadas fundamentais no clássico contra o Cruzeiro hoje, às 16h, no Mineirão.

Robinho não começou 2017 com a mesma intensidade com que iniciou sua trajetória no Galo. Até chegar à decisão do Mineiro do ano passado, já havia balançado as redes 10 vezes em 13 partidas. Ele terminou 2016 como o artilheiro do futebol brasileiro, com 25 gols, o que gerou grandes expectativas para este ano.

O 2017, porém, não começou da forma que Robinho e os torcedores esperavam. O jogador fraturou a vértebra em amistoso da Seleção Brasileira contra a Colômbia, no Engenhão, em janeiro, e ficou quatro semanas afastado. Em seu retorno, demorou a engrenar. Nas primeiras 10 partidas do ano balançou as redes apenas na goleada sobre o Tupi, por 4 a 0, na fase classificatória do Mineiro.

Mas foi no momento que o Atlético mais precisou que o Robinho correspondeu. Nos últimos dois jogos – em um mês considerado crucial para as pretensões do Galo por envolver decisão do Mineiro e possibilidade de classificação na Libertadores –, o atacante balançou as redes duas vezes: o segundo da vitória por 3 a 0 sobre a URT, que selou a classificação à decisão do Mineiro, e o primeiro da vitória sobre o Libertad, por 2 a 0, quarta-feira, no Independência.

Com o gol contra os paraguaios, o jogador chegou a 17 na Libertadores, igualando Pelé e ultrapassando Zico, que fez 16 pelo Flamengo – o recordista é Luisão, com 29. Dos 17 gols de Robinho, 14 foram pelo Santos e três pelo Galo.

PARCERIA

A ausência de um mês fez Robinho ficar longe da disputa pela artilharia do Atlético na temporada, que pertence a Fred. O centroavante volta ao time hoje, depois de cumprir suspensão pelo Estadual – ele havia pegado gancho de quatro partidas por expulsão diante do Cruzeiro, mas o departamento jurídico do clube conseguiu reduzir para três jogos em recurso na Justiça Desportiva.

O camisa 9 já marcou 15 gols (10 pelo Estadual) em 16 compromissos. “Ainda dá. Tem muitos jogos. Não só vou pegar ele, como também vou dar muitas assistências para ele fazer gols”, brincava o jogador ao voltar aos gramados, em fevereiro.

Na quarta-feira, ao igualar Pelé, foi comedido. “Estou melhorando. Nos últimos jogos, eu conseguiu jogar bem. E o gol acontece naturalmente”.

Fred foi a novidade na lista de relacionados do técnico Roger Machado para a primeira partida da final. Por outro lado, o desfalque é Rafael Moura, que vem fazendo boa temporada, e cumprirá suspensão por causa do terceiro amarelo recebido na partida contra a URT. Com isso, Fred e Robinho voltam a formar o ataque do Galo no Mineiro, servidos por Marlone e Maicosuel. Cazares e Otero devem começar no banco.

ÚLTIMOS INGRESSOS


Ainda há cerca de 900 ingressos para a torcida atleticana, que terá à disposição 10% da carga total para a primeira partida da decisão. Os bilhetes serão comercializados somente no Labareda (Avenida Portugal, 4.020, Itapoã), das 10h às 15h. O preço para o setor Roxo superior é de R$ 80. O acesso no estádio será pelo portão A, via rampa de integração com o Mineirinho.

Tags: mineiro2017 interiormg