Atlético
None

ATLÉTICO

'Alma copeira': maior vencedor da Copa do Brasil, Roger mostra caminho ao Atlético

Como jogador, Roger ganhou títulos importantes passando por eliminatórias

postado em 23/05/2017 06:30 / atualizado em 23/05/2017 12:36

Bruno Cantini/Atlético

Poucos conhecem tão bem o caminho do sucesso na Copa do Brasil como Roger Machado. O treinador do Atlético é o maior vencedor da história do torneio como jogador, com quatro conquistas: 1994, 1997 e 2001, pelo Grêmio, e 2007, com o Fluminense.

Nesta quarta-feira, às 21h45, no estádio Couto Pereira, em Curitiba, o Galo visita o Paraná, em jogo válido pelas oitavas de final da competição nacional, e dá o pontapé inicial na luta pelo bicampeonato. A experiência do técnico pode pesar a favor do Alvinegro.

Roger Machado foi um jogador copeiro. Além das quatro taças da Copa do Brasil, ele conquistou Libertadores, Recopa Sul-Americana e Campeonato Brasileiro, que na época também era definido em jogos eliminatórios.

A maioria dos títulos foi conquistada com a camisa do Grêmio. Apenas um pelo Fluminense. E Roger teve participação decisiva na final, ao marcar o gol da vitória por 1 a 0 sobre o Figueirense, fora de casa, após o empate por 1 a 1 no Maracanã.

TV Flu/reprodução
O estilo copeiro da época de jogador pode ajudar neste momento. Além da Copa do Brasil, o Atlético terá, em breve, o mata-mata da Copa Libertadores. Para que a meta seja alcançada, o treinador, embasado em sua experiência dentro de campo, dá dicas ao time sobre como um confronto eliminatório deve ser encarado.

“Pela fórmula da disputa, muito se fala em trazer um jogo decisivo para seus domínios, dentro de casa. A experiência ao longo dessa competição pauta nisso, mas o mais importante é sempre o primeiro jogo. Nas quatro vezes em que me tornei campeão, só uma delas foi em casa. Todos os primeiros jogos da decisão foram bons, que permitiram ficar vivos na disputa, independentemente de onde seria o duelo decisivo. Temos que focar sempre nos primeiros jogos, porque, na minha opinião, são emblemáticos, e podem aumentar ou diminuir as chances de passar de fase ou conquistar um título”, disse o técnico ao Superesportes.

No início do mês, Roger já deu mostras do seu lado estrategista em mata-matas. Na decisão do Campeonato Mineiro, o Atlético praticamente anulou o arquirrival Cruzeiro. Foi a primeira conquista dele como treinador. A taça trouxe tranquilidade ao técnico no comando do Galo, depois de um curto período de questionamentos. Agora, o comandante parte para a busca em competições mata-mata, especialidades da carreira: Copa do Brasil e Copa Libertadores.

História na Copa do Brasil como treinador

Se a trajetória na Copa do Brasil como jogador é recheada de glórias para Roger Machado, o treinador ainda busca sua afirmação na nova função. Ele estreou no torneio na 3ª fase de 2015, pelo Grêmio, com derrota em casa para o Criciúma, por 1 a 0. No jogo da volta, o Tricolor devolveu o placar e eliminou os catarinenses nos pênaltis.

Na fase seguinte, o Grêmio eliminou o Coritiba, vencendo os dois jogos: 1 a 0 fora e 3 a 1 em casa. Já nas quartas de final, o Tricolor de Roger saiu da Copa do Brasil para o Fluminense com dois empates, sem gols fora de casa, e por 1 a 1 em casa.

Em 2016, Roger montou a equipe do Grêmio que terminou campeã sob o comando de Renato Gaúcho, diante do Atlético. Ele participou de apenas uma partida da campanha: vitória sobre o Atlético-PR, por 1 a 0, fora de casa. No jogo da volta, já com Renato com o treinador, o Tricolor foi derrotado pelo mesmo placar, mas avançou nos pênaltis e iniciou a caminhada rumo ao penta.

Se conquistar o título neste ano, ele vai igualar justamente Renato Gaúcho. O atual treinador do Grêmio foi o único que conquistou a taça da Copa do Brasil como jogador (1990, pelo Flamengo) e técnico (2007, pelo Fluminense, e 2016, pelo Grêmio).

Especial da FluTV lembra depoimento de Roger, herói da Copa do Brasil de 2007:



Documentário da conquista da Copa do Brasil de 2007 registra outro depoimento de Roger:

1h30 em diante

Tags: roger machado copa do brasil atlético galo copadobrasil fluminenserj gremiors gremio fluminense