Atlético
None

ATLÉTICO

Atlético tem acordo com Inter por Valdívia, e negociação envolve mais dois jogadores

Perdão de dívida de volante e Réver devem entrar no negócio

Divulgação/Internacional
O Atlético já tem um acordo verbal com o Internacional e espera oficializar nas próximas horas a contratação do meia Valdívia, de 22 anos. O empréstimo será de um ano, com opção de compra. A negociação, costurada nos últimos dias, demorou a ser concluída porque envolve os direitos de outros dois jogadores. O Galo aguarda agora o envio de contratos assinados, por parte da diretoria colorada, para dar a transação como efetivada.

Em seguida, Valdívia será autorizado a viajar a Belo Horizonte para realizar exames médicos.

Para vencer a concorrência de Santos, São Paulo e Cruzeiro, o Atlético investiu uma quantia em dinheiro, perdoou uma dívida relativa ao volante Eduardo, vendido ao Inter no ano passado, e pode repassar aos gaúchos mais um percentual do zagueiro Réver.

No caso de Eduardo, o Atlético isentou o Inter do pagamento da última parcela, avaliada em 200 mil euros (cerca de R$ 720 mil). O volante de 22 anos, revelado na base alvinegra, defende atualmente o Atlético-PR - que cedeu Marcelo Cirino ao Internacional como contrapartida.

Já quanto a Réver, negociado com o Colorado em janeiro de 2015, o Atlético ainda detinha 60% dos seus direitos econômicos. O clube mineiro pode repassar mais um percentual ao Internacional, que lucraria em breve com a transferência em definitivo do defensor para o Flamengo, onde ele está emprestado.

Independentemente do acordo sobre a "fatia" de Réver, o Galo precisa autorizar o negócio entre Inter e Flamengo. Hoje, o Colorado detém apenas 25% dos direitos do zagueiro. Outros 15% pertencem a um parceiro.

Valdívia será cedido ao Atlético com direitos fixados em 15 milhões de euros (mais de R$ 54 milhões). As cifras foram estabelecidas pela diretoria gaúcha, que pretende negociar o jogador com o futebol europeu futuramente.
 
As conversas do Atlético por Valdívia ocorrem desde a semana passada. O jovem jogador se acertou com a diretoria colorada, que espera dar mais visibilidade ao meia-atacante durante a disputa da Série A do Campeonato Brasileiro e da Copa Libertadores. O contrato com o Internacional vai até 2020.

Ao Superesportes, o vice-presidente de futebol do Inter, Roberto Melo, evitou dar o negócio como certo, mas confirmou apenas que o Atlético foi o clube que mais se esforçou por Valdívia. "Desde o início do ano, vários clubes manifestaram interesse na contratação do Valdívia. Não era nem desejo do Internacional a saída dele, tanto que só admitimos emprestá-lo, pois não queremos abrir mão dele em definitivo. Mas, por um desejo do próprio atleta, do desejo de sair um pouco, a gente está avaliando essas situações, mas, no momento, não chegamos a nenhum acordo. O Atlético, de fato, vem fazendo um esforço maior, quer contar com ele, o negócio com o Atlético foi o que mais evoluiu, mas até o momento não tem nada decidido".

Por sua vez, Jair Peixoto, agente de Valdívia, limitou-se a dizer que "os clubes estão conversando" e que, "nesta quinta, é possível que surja alguma novidade".
 
Durante as negociações, cogitou-se a troca dos zagueiros Erazo e Ernando. As tratativas, entretanto, não evoluíram neste sentido.
 
Valdívia poderá jogar a Copa Libertadores e o Campeonato Brasileiro pelo Atlético. O meia-atacante, entretanto, não pode defender o clube na Copa do Brasil, que já teve o período de inscrições finalizado. Ele, inclusive, já atuou pelo Internacional na competição.
 
Carreira
Fernando Alves/CBF

Em 2012, Valdívia foi o artilheiro da Copa São Paulo de Futebol Júnior, com oito gols. Por causa do bom desempenho no Rondonópolis, o atleta foi contratado pelo Inter.

Destaque do clube colorado na temporada 2015, Valdívia sofreu uma grave lesão no joelho esquerdo e teve de passar por cirurgia. O período fora dos gramados o afastou, inclusive, do sonho de defender a Seleção Brasileira na Olimpíada do Rio de Janeiro.
 
De volta ao futebol em julho de 2016, o meia-atacante não conseguiu repetir as atuações da temporada anterior. Viveu momentos de altos e baixos no Internacional, num melancólico ano de rebaixamento.
 
Em 2017, foi alvo de diversos clubes do futebol brasileiro, apesar de ter ficado no banco de reservas a maior parte do tempo. No início da temporada, Palmeiras e Corinthians chegaram a acenar com a contratação do meia-atacante. As negociações, entretanto, não avançaram.
 
Nesta temporada, Valdívia marcou dois gols em 20 jogos disputados. A última partida dele foi no dia 7 de maio, quando o Internacional foi derrotado nos pênaltis pelo Novo Hamburgo na final do Campeonato Gaúcho. Ao todo, são 28 gols em 143 jogos com a camisa colorada.

VALDÍVIA

Nascimento: 04/10/1994
Naturalidade: Jaciara (MT)
Altura: 1,74m
Clubes:
Rondonópolis (até 2011); Internacional (a partir de 2012)

Gols
2017: 2 gols em 21 jogos
2016: 4 gols em 32 jogos
2015: 19 gols em 53 jogos
2014: 3 gols em 36 jogos
2013: 2 jogos

Títulos:
Campeonato Brasileiro Sub-20: 2013
Campeonato Gaúcho: 2014, 2015
Recopa Gaúcha: 2016, 2017

Tags: internacionalrs valdivia mercadobola futnacional galo interiormg atleticomg