Atlético
None

ATLÉTICO

Sorteio, datas, possíveis rivais: guia do Atlético para o mata-mata da Libertadores

Galo terminou a primeira fase com melhor campanha do torneio

postado em 26/05/2017 10:05 / atualizado em 26/05/2017 11:10

AFP


O Atlético completou com louvor a fase de grupos da Copa Libertadores. Foi dono da melhor campanha, com aproveitamento de 72,2%, e do ataque mais letal, com 17 gols em seis jogos (média de 2,8 tentos por partida).

O legado da boa campanha nessa fase inicial é a vantagem de jogar em casa o último jogo nas eliminatórias. Ou seja, o Galo sempre decidirá no Independência ou Mineirão. O estádio do Horto será reduto alvinegro até as quartas de final. Na semifinal, o Mineirão passa a ser a nova sede, porque o Independência não tem a capacidade mínima exigida.

Além do Galo, garantiram vaga para as oitavas Lanús-ARG, Grêmio, River Plate-ARG, Palmeiras, Santos, Botafogo, San Lorenzo-ARG, Godoy Cruz-ARG, Guaraní-PAR, Emelec-EQU, Barcelona de Guayaquil-EQU, Atlético-PR, The Strongest-BOL, Jorge Wilstermann-BOL e Nacional-URU.
 

Sorteio


Por causa da mudança no regulamento, a Conmebol fará um sorteio também para as oitavas de final da Copa Libertadores. O evento está marcado para o dia 14 de junho, em Luque, no Paraguai, na sede da entidade.  Os primeiros ficam em um pote e os 'segundos' em outro. Dessa forma, o melhor primeiro colocado (Atlético) pode, por exemplo, enfrentar o melhor segundo (Godoy Cruz). Antes dessa alteração, a primeira campanha enfrentava o pior classificado geral. Desta vez, o sorteio já traçará o caminho dos clubes até as finais.

Pote 1
Atlético (Brasil)
Lanús (Argentina)
Grêmio (
Brasil)
River Plate (Argentina)
Palmeiras
(Brasil)
Santos (Brasil)
Botafogo (Brasil)
San Lorenzo (Argentina)

Pote 2
Godoy Cruz (Argentina)
Guaraní (Paraguai)
Emelec (Equador)
Barcelona de Guayaquil
(Equador)
Atlético-PR (Brasil)
The Strongest (Bolívia)
Jorge Wilstermann (Bolívia)
Nacional (Uruguai)

Possíveis adversários


Entre os possíveis adversários do Atlético estão um brasileiro, um tradicional clube em torneios da Conmebol e outras equipes sem muito apelo.  O Galo pode enfrentar o Guaraní-PAR (conhecido por ter eliminado o Corinthians na Libertadores de 2015), o compatriota Atlético-PR, o tradicional Nacional-URU, o Strongest-BOL, de boas lembranças para os alvinegros em 2013, e os azarões Emelec-EQU, Godoy Cruz-ARG, Barcelona de Guayaquil-EQU e Jorge Wilstermann-BOL

Quem o Galo não pode enfrentar nas oitavas


Os clubes que ficaram no primeiro posto não podem ser rivais do Galo nas oitavas. Assim, Lanús, Grêmio, River Plate, Palmeiras, Santos, Botafogo e San Lorenzo estão fora do radar alvinegro pelo menos por enquanto.

Datas

O Atlético ficará um bom tempo sem voltar a campo pela Libertadores. A última partida do Galo foi no dia 16 de maio, contra o Godoy Cruz (4 a 1), no Independência. Os confrontos de ida das oitavas estão marcados para os dias 4, 5 e 6 de julho. Ou seja, o Atlético pode ficar mais de 50 dias sem atuar pela competição internacional. Os jogos de volta serão em 8, 9 e 10 de agosto.

Mudanças na lista de inscritos


O Atlético contratou durante a temporada os meias Marlone e Valdívia, o zagueiro/volante Roger Bernardo e o lateral-direito Alex Silva. Desses quatro reforços, um seguramente não estará na lista das oitavas de final. Segundo regulamento da competição, os clubes podem fazer até três mudanças na relação de atletas inscritos. Roger Machado ainda não se posicionou publicamente sobre o assunto. O Galo tem até 48 horas antes do início do primeiro jogo para fazer as modificações.

Tags: adversários datas sorteio oitavas libertadores2017 mata-mata atlético guia