Atlético
None

ATLÉTICO

Roger Machado identifica erros após queda de rendimento da defesa do Atlético

Equipe alvinegra sofreu cinco gols nas últimas duas partidas

postado em 27/05/2017 06:30 / atualizado em 26/05/2017 20:17

Bruno Cantini/Atlético
“Títulos são conquistados pelo ataque, mas construídos por defesas sólidas”. Assim Roger Machado iniciou uma das respostas em sua coletiva de imprensa nessa sexta-feira, na Cidade do Galo. Desde que chegou ao Atlético, o treinador demonstra preocupação em proteger o sistema defensivo alvinegro, um dos piores do Campeonato Brasileiro de 2016. No entanto, nas últimas duas partidas, a equipe levou cinco gols (2 a 1 para o Fluminense, pela Série A, e 3 a 2 para o Paraná, pela Copa do Brasil). Pela primeira vez na temporada, o time foi vazado três vezes num mesmo jogo. Isso leva o técnico do Galo a fazer reflexões.

O vídeo do jogo contra o Paraná foi analisado por Roger Machado. Um dos erros cometidos pela equipe foi identificado rapidamente pelo treinador. Do momento em que vencia por 2 a 1 até a virada paranista, o Atlético conseguiu fazer apenas um desarme, mostrando que os jogadores estiveram relaxados e pouco participaram do processo defensivo da equipe. No momento de maior desatenção, o adversário conseguiu a reversão no placar e a manutenção até o fim da partida.

“Revi o jogo contra o Paraná, e, nos momentos que a gente conseguiu tomar a bola do adversário mais vezes, foi nos momentos em que fizemos nossos gols. E no momento em que levamos os dois gols, roubamos apenas uma bola do adversário. Esperamos que já passe esse momento no domingo, respeitando o adversário, mas precisamos buscar o resultado positivo”, disse Roger Machado, se referindo ao jogo contra a Ponte Preta, às 11h, no Independência, válido pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro.

Outro ponto do jogo do Atlético que Roger Machado deseja corrigir é o foco dos atletas para conseguir manter a vantagem da equipe nas partidas. Contra o Paraná, o Galo esteve duas vezes à frente no placar, mas não conseguiu segurar o resultado. Para o treinador, falta força na hora de defender o resultado.

Bruno Cantini/Atlético


“A gente tem um jogo mais maduro, mesmo no momento de instabilidade, encontramos um equilíbrio. Levamos cinco gols em dois jogos. Não vinha acontecendo. O Leo Silva está fora, mas o processo defensivo passa por toda a equipe. Não foi a ausência dele que fez nossa equipe levar os gols. A gente precisa saber, em alguns momentos, fazer a manutenção da vantagem no placar, defender a vantagem com mais força”, completou.

Desde o início da temporada, Roger já avisava que uma equipe campeã não se forma apenas na 'calmaria'. Os momentos instáveis, como ocorreu nos últimos dois jogos, são normais. No entanto, o treinador cobra uma melhora e avisa: 'Quero vencer independentemente do desempenho'.

“Temos que saber que as coisas acontecem dessa forma. Instabilidades vão acontecer. Momentos ruins vão acontecer e vão passar. Aconteceram lá atrás e encontramos o equilíbrio. O que é de fato atuar bem? Atuar bem pode ser o nosso adversário ter feito três gols em quatro chances. Atuar bem, da forma que a gente se propõe a fazer, foi como na partida contra o Paraná. Criamos muito, mas não fomos eficientes. As frustrações são diferentes daquele jogo. A gente procura sempre analisar desempenho e resultado. O torcedor só avalia o resultado. A gente tem o dever de analisar os dois. Quero vencer independentemente do desempenho, mas quero que as coisas estejam sempre aliadas”, concluiu.

Tags: roger machado libertadores2017 seriea roger galo futnacional interiormg atleticomg