Atlético
None

MERCADO DA BOLA

Ex-zagueiro Bolívar faz estágio com técnicos de Atlético e Cruzeiro para ser treinador

Aposentado desde 2015, ex-jogador quer integrar nova safra de técnicos

postado em 28/06/2017 14:32 / atualizado em 29/06/2017 11:24

Arquivo Pessoal
O futebol brasileiro, sobretudo nos últimos anos, tem revelado uma nova safra de treinadores. Os nomes são vários: Fábio Carille, do Corinthians; Zé Ricardo, do Flamengo; Roger Machado, do Atlético, entre outros. Esse último, inclusive, está sendo um dos tutores na nova empreitada de Bolívar na futura carreira como treinador. O ex-zagueiro do Internacional, de 36 anos, está em Belo Horizonte para aprender um pouco mais sobre a profissão. Além do comandante alvinegro, o “General” também passará uma temporada ao lado de Mano Menezes, no Cruzeiro.

O ex-jogador iniciou o estágio com Roger Machado nessa terça-feira. O treinador do Galo apresentou toda a Cidade do Galo ao seu pupilo e começou a explicar a importância do estudo dos adversários. “Foi muito legal. Conhecia um pouco da estrutura do Atlético, por treinar lá algumas vezes quando o Internacional jogava em Belo Horizonte. Mas não conhecia tudo. O Roger me mostrou. É algo inexplicável. O Roger é o cara certo para estar ali, pois sabe aproveitar tudo o que o clube oferece para ele em termos de estrutura. Estão me tratando muito bem por lá”, declarou o ex-zagueiro ao Superesportes.

Bolívar ‘pendurou as chuteiras’ no fim de 2015, após defender a Portuguesa na Série C do Campeonato Brasileiro naquele ano. Após anunciar aposentadoria, o ex-zagueiro iniciou sua trajetória como empresário, chegando, inclusive, a montar um escritório em Porto Alegre. No entanto, a saudade dos gramados fez Bolívar repensar o futuro e decidir seguir a carreira de treinador. O primeiro passo foi dado em Chapecó, com a orientação do técnico da Chapecoense, Vagner Mancini.

“Fiz um estágio com o Mancini, fiquei 20 dias por lá. Iniciei minha carreira como empresário, mas não era algo que me dava prazer. Gosto de estar no campo. Vi a oportunidade de ser treinador pelo meu perfil de atleta, de ser um líder. Além de estudar muito, o treinador tem que ser um líder no vestiário”, disse Bolívar.

Divulgação/Internacional
O estágio com Roger Machado terá duração até a próxima terça-feira. A partir de quarta, o ex-zagueiro começará a frequentar a Toca da Raposa II, onde será orientado por Mano Menezes. Bolívar reencontrará velhos companheiros na equipe celeste, como o atacante Rafael Sobis. A parceria da dupla rendeu um bicampeonato da Libertadores em 2006 e 2010, assim como o ex-volante Tinga, hoje, gerente de futebol do Cruzeiro.

Bolívar teve a oportunidade de atuar como jogador tanto no Atlético como no Cruzeiro. O ex-jogador admite que houve procura dos dois times, mas os negócios acabaram não evoluindo. “O ano de 2007 foi meu auge na carreira (transferência para o Monaco-FRA) e 2012 eu já estava no fim, então acabou não acontecendo. Mas seria um prazer defender as duas equipes”, revelou.

Após encerrar sua passagem por Belo Horizonte, Bolívar dará continuidade ao estágio fora do país. O ex-zagueiro irá para a França, onde passará um período no Monaco. O Rio de Janeiro também está na rota do futuro treinador. Lá, o “General” terá Jair Ventura, técnico do Botafogo, como professor.

*Sob supervisão de Daniel Seabra

Tags: mano roger futnacional interiormg futinternacional gremiors internacionalrs atleticomg cruzeiroec bolivar porondeanda