Atlético
None

ATLÉTICO

Sina da estreia de técnicos no Galo: Micale sofre pior derrota dos últimos dez anos

Foram 16 estreias, com quatro vitórias, seis empates e seis derrotas

postado em 28/07/2017 06:30 / atualizado em 27/07/2017 20:54

André Fabiano/Código19/Estadão Conteúdo RJ
Rogério Micale foi mais uma vítima da sina de estreias ruins de treinadores do Atlético nos últimos anos. Desde 2007, 16 treinadores foram contratados pelo clube e apenas quatro deles estreou com vitória: Emerson Leão, Marcelo Oliveira, Celso Roth e Roger Machado. Foram ainda seis empates e seis derrotas. A mais amarga delas aconteceu justamente com o novato no comando alvinegro, que viu a equipe perder por 3 a 0 para o Botafogo e ser eliminada nas quartas de final da Copa do Brasil.

Micale não teve muito tempo para armar a equipe alvinegra. Foram apenas dois dias de trabalho até a partida contra o Botafogo. O treinador tentou mudar a cara da equipe, utilizando um esquema sem centroavante, mas a estratégia não deu certo, já que o time carioca marcou o primeiro gol no início da partida e mudou o panorama das quartas de final.

Rogério Micale se juntou a Geninho, Dorival Júnior, Cuca, Levir Culpi e Diego Aguirre. Nenhum deles havia, no entanto, sofrido uma derrota tão dura. A maior havia sido do técnico uruguaio, que viu a equipe perder por 2 a 0 para o Flamengo, pela Primeira Liga.

A sina de estreias ruins pegou até Celso Roth, que conquistou a maior vitória. Pelas oitavas de final da Copa do Brasil de 2009, o treinador tinha que ajudar o Galo a reverter uma vantagem de 3 a 0 do Vitória. O time conseguiu o placar, mas foi derrotado por 5 a 4 nos pênaltis, no Mineirão, e acabou eliminado da competição.

Sucesso após estreia ruim

Perder na estreia, no entanto, não tem um peso tão grande. Micale não teve tanto tempo para trabalhar, assim como alguns antecessores. Alguns, porém, alcançaram o sucesso, como Cuca, que perdeu os seis primeiros, mas levou o time ao título da Libertadores, e Levir Culpi, que só foi ganhar na quarta partida, mas terminou a temporada com os títulos da Recopa Sul-Americana e da Copa do Brasil.

16 estreias de treinadores desde 2007 (a lista não leva em conta os interinos)
4 vitórias
6 empates
6 derrotas

Confira como foram as estreias


26/05/2007 - Zetti - Assumiu o time após três partidas de Tico dos Santos (que substituiu Levir Culpi) como interino. Estreou com um empate sem gols, fora de casa, contra o Corinthians, pelo Brasileirão. O resultado poderia ser considerado satisfatório, mas foram pontos perdidos, uma vez que o clube paulista terminou a temporada rebaixado para a Série B.

29/07/2007 - Emerson Leão - Zetti foi demitido após a goleada por 4 a 0 para o Vasco. No jogo seguinte, o time venceu o Fluminense por 3 a 0, no Mineirão. Logo depois, Emerson Leão assumiu o lugar e iniciou sua trajetória no Atlético com uma vitória sobre o Paraná, por 3 a 1, fora de casa.

27/01/2008 - Geninho - Leão não renovou o contrato com o Atlético e foi para o Santos. O escolhido para o seu lugar foi Geninho, o nome para comandar o time no centenário. A estreia foi desagradável para o torcedor. Derrota para o Democrata-SL, na Arena do Jacaré, pelo Campeonato Mineiro.

25/05/2008 - Alexandre Gallo - Após a saída de Geninho e o empate por 1 a 1 com o Goiás, fora de casa, com Marcelo Oliveira no comando, Alexandre Gallo estreou pelo Atlético com um empate por 1 a 1 com o Atlético-PR, fora de casa, pelo Brasileirão.

03/08/2008 - Marcelo Oliveira - Depois de assumir duas vezes como interino, Marcelo Oliveira finalmente foi promovido a treinador do clube após a demissão de Gallo, causada pela derrota por 6 a 1 para o Vasco, fora de casa. Ele estreou com uma vitória por 2 a 1 sobre o Sport, no Mineirão.

25/01/2009 - Emerson Leão - Marcelo Oliveira não teve o contrato renovado, e Emerson Leão foi contratado. Depois de dois jogos no Torneio de Verão, ele estreou oficialmente com um empate com o América, pelo Campeonato Mineiro, no Mineirão.

Clayton de Souza/Agência Estado SP
06/05/2009 - Celso Roth - Leão foi demitido após a derrota na decisão do Campeonato Mineiro, com direito a uma goleada para o Cruzeiro na primeira partida. Roth assumiu o Galo e iniciou a trajetória com uma vitória por 3 a 0 sobre o Vitória, pela Copa do Brasil, no Mineirão. O resultado levou a disputa para os pênaltis e o Galo acabou eliminado.

24/01/2010 - Vanderlei Luxemburgo - Luxemburgo assumiu em 2010, após o time de Roth refugar nas últimas cinco rodadas do Brasileiro anterior e ficar fora até mesmo da disputa da Libertadores. Ele estreou com um empate com o América, por 1 a 1. O genro de Luxa, Fabiano, salvou a estreia do treinador ao marcar o gol alvinegro.

26/09/2010 - Dorival Júnior - Luxemburgo foi demitido após a goleada por 5 a 1 sofrida para o Fluminense no Rio de Janeiro. No jogo seguinte, Dorival Júnior chegou ao clube, fez mudanças pedidas pelo torcedor, mas o Galo acabou derrotado pelo Grêmio, por 2 a 1, na Arena do Jacaré.

10/08/2011 - Cuca - Dorival caiu na derrota por 2 a 1 para o Figueirense, em casa. Cuca assumiu o time contra o Botafogo, em jogo válido pela 2ª fase da Sul-Americana. O Galo perdeu por 2 a 1. Perdeu outras cinco seguidas com o treinador, que foi mantido no cargo. Dois anos depois, a glória com o título da Libertadores.

29/01/2014 - Paulo Autuori - Cuca deixou o Galo após o Mundial de Clubes de 2013. Paulo Autuori foi escolhido como substituto. Na estreia, um empate sem gols com o Minas Boca, pelo Campeonato Mineiro. Ele não durou muito tempo no cargo e saiu após a derrota do Atlético no primeiro jogo das oitavas de final da Libertadores, por 1 a 0, para o Atlético Nacional.

27/04/2014 - Levir Culpi - Com a saída de Autuori, Levir foi contratado pelo Galo. Na estreia, uma derrota por 2 a 1 para o Grêmio, fora de casa. Na sequência, a eliminação para o Atlético Nacional na Libertadores, com o gol da desclassificação sofrido no fim. No mesmo ano, o treinador levou o Atlético aos títulos da Recopa Sul-Americana e da Copa do Brasil.

27/01/2016 - Diego Aguirre - Levir Culpi não encerrou a temporada 2015 no Atlético por saber que não teria seu contrato renovado. O escolhido para o seu lugar foi Diego Aguirre, que estreou no clube com uma derrota por 2 a 0 para o Flamengo, pela Primeira Liga. O treinador foi demitido após derrota na final do Campeonato Mineiro, para o América, e eliminação nas quartas de final da Copa Libertadores, para o São Paulo.

22/05/2016 - Marcelo Oliveira - Marcelo Oliveira voltou ao Atlético quase oito anos após a saída conturbada em 2008. Na estreia, um empate por 1 a 1 com o Atlético-PR, fora de casa. Ele levou o Galo à Libertadores 2017, mas foi demitido após a dura derrota da equipe para o Grêmio, por 3 a 1, no Mineirão, no primeiro jogo da decisão da Copa do Brasil.

Bruno Cantini/Atlético
28/01/2017 - Roger Machado - Roger Machado foi o escolhido para comandar o Atlético. O treinador estreou com uma vitória, por 1 a 0, sobre o América-TO, no Independência. Depois do título Mineiro e da 1ª posição geral na Copa Libertadores, o treinador foi demitido por causa do péssimo rendimento da equipe em casa no Campeonato Brasileiro.

26/07/2017 - Rogério Micale - Escolhido como substituto de Roger, Micale comandou apenas dois treinos no Atlético e partiu para a decisão contra o Botafogo. A estratégia do treinador caiu nos primeiros minutos, com o gol dos cariocas. O time se desorganizou rapidamente e acabou goleado por 3 a 0 e eliminado da Copa do Brasil.

Tags: atlético galo estreias técnicos treinadores micale interiormg seriea copadobrasil