Athletico Paranaense
None

COPA SUL-AMERICANA

Atlético-PR confirma vantagem diante da torcida e elimina Joinville na Copa Sul-americana

Furacão faz 1 a 0 na Arena da Baixada e se garante na próxima fase

postado em 28/08/2015 00:03

AFP PHOTO / HEULER ANDREY
Com uma vitória tranquila jogando na Arena da Baixada, por 1 a 0, o Atlético Paranaense eliminou o Joinville e segue sua campanha na Copa Sul-americana 2015, competição que elegeu como prioridade neste semestre. No jogo de ida, em Santa Catarina, 2 a 0 para o Furacão, que pegará na próxima fase o Brasília, que eliminou o Goiás.

A vantagem do time da casa que já era boa aumentou ainda mais aos 24 minutos da primeira etapa, quando Nikão disparou com a bola para cima a defesa e tocou para o fundo das redes. Depois do intervalo, bastou administrar e o resultado diante de um adversário visivelmente desinteressado.

A chave agora vira para as duas equipes, que votam as atenções para o Campeonato Brasileiro. O Atlético Paranaense enfrenta o Goiás, domingo, na Arena da Baixada. Já o Joinville encara no mesmo dia o Palmeiras, no Allianz Parque, em São Paulo.

O jogo

Com força máxima, o Furacão tomou as ações da partida a partir do apito inicial e tentava pressionar. Aos quatro minutos, Walter aproveitou cruzamento, dominou na área e ensaiou uma bicicleta, fraca, pela linha de fundo. A galera gostou nas arquibancadas. Aos sete minutos, Nikão cobrou falta da intermediária, direto para fora.

Preocupado com os ataques em sequência, o JEC tocava a bola quando tinha ela nos pés, esperando por um erro do adversário. Aos 15 minutos, Nikão fez levantamento de bola, mas Marcos Guilherme não alcançou. O gol atleticano parecia questão de tempo. Até que, aos 24 minutos, Nikão partiu com a bola do meio-campo, passou pela defesa como quis e tocou na saída do goleiro para abrir o placar.

O gol praticamente eliminava qualquer chance de classificação do Joinville. Aos 32 minutos, Eduardo invadiu a área e soltou o petardo para boa defesa de Oliveira. O segundo quase aconteceu aos 34 minutos, em lançamento de Walter para Nikão que Arnaldo, tentado cortar, quase mandou para as próprias redes, acertando Oliveira no caminho. O JEC acordou e, aos 40 minutos, Rogério pareceu na área para testar firme, para fora, com perigo. Nos acréscimos, com Marcelo Costa cobrou falta e carimbou a trave.

Para a etapa final, as equipe somente mudaram de lado e não alteraram ninguém. A primeira situação de gol aconteceu aos quatro minutos, com Walter, que apareceu no meio da defesa para desviar e exigir boa defesa de Oliveira. Aos oito minutos, Nikão invadiu a área e foi travado, ficando no chão pedindo a penalidade, não marcada pela arbitragem.

O ritmo da partida caiu bastante, sem emoção. Os treinadores aproveitaram para queimar suas alterações. Aos 18 minutos, Silvinho partiu para a jogada individual, mas foi facilmente dominado pela defesa atleticana. Em meio ao marasmo, Rogério, que abriu a caixa de ferramentas durante toda a partida, recebeu o segundo amarelo e foi expulso. Aos 34 minutos, Sidcley tentou encobrir Oliveira, mas exagerou na força. Aos 42 minutos, Kempes recebeu na frente da área e arriscou, para fora. A classificação atleticana estava garantida.

ATLÉTICO PARANAENSE 1 X 0 JOINVILLE

Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Data: 27 de agosto de 2015, quinta-feira
Público: 13.227 pessoas
Renda: R$ 256.355,00
Árbitro: Wilson Lamouroux (Colômbia)
Assistentes: Eduardo Diaz (Colômbia) e Cristian De La Cruz (Colômbia)
Cartões amarelos : Rogério e Danrlei (Joinville)
Cartão vermelho : Rogério (Joinville)
GOL: Nikão, aos 24 minutos do primeiro tempo

ATLÉTICO-PR
Weverton; Eduardo, Kadu (Gustavo), Wellington e Sidcley; Otávio, Deivid, Marcos Guilherme (Barrientos), Daniel Hernández; Nikão e Walter (Cryzan)
Técnico: Milton Mendes

JOINVILLE
Oliveira, Arnaldo, Dankler e Rafael Donato (Alef) e Rogério; Danrlei, Fabrício e Marcelo Costa; Silvinho, Marion (Matheus Silva) e Ricardo Bueno (Kempes)
Técnico: Paulo César Gusmão

Tags: atléticopr furacão joinvillesc sul-americana