Botafogo
None

Figueirense vence Botafogo, confirma boa fase e deixa degola

Gol da derrota alvinegra foi marcado no início da partida, mas o Glorioso não conseguiu reagir

postado em 20/08/2014 21:41

Gazeta Press

O Botafogo não repetiu a atuação da última rodada, quando bateu o Fluminense, e foi derrotado pelo Figueirense por 1 a 0, em partida disputada na noite desta quarta-feira, no estádio Orlando Scarpelli. O resultado fez a equipe carioca permanecer com 16 pontos ganhos, e ocupar, provisoriamente, a 14ª posição na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro. Já o time catarinense segue em recuperação e chegou aos 17 pontos ganhos que o coloca no 12º lugar.

O time catarinense mereceu a vitória, principalmente pelo bom futebol demonstrado no início da partida, quando estabeleceu a vantagem, aos dois minutos, com um gol de Clayton. Depois, a equipe comandada por Argel Fucks soube defender o resultado com muito empenho. O Botafogo foi irregular durante toda a partida e quase não conseguiu incomodar o goleiro do Figueira.

Na próxima rodada, o Figueirense vai enfrentar o Vitória, no Barradão. O Botafogo vai receber a Chapecoense, no Maracanã.

O jogo - Antes do primeiro minuto de partida, o Figueirense já tinha conseguido dois escanteios. E a disposição ofensiva da equipe catarinense acabou resultando no primeiro gol, aos dois minutos. A defesa carioca parou, Marcão entrou pela direita e cruzou para Clayton concluir,de primeira,para as redes de Jefferson.

Só depois de sofrer o gol é que o Botafogo passar do meio campo e chegar na intermediária do Figueirense. Aos nove minutos, Ferreyra recebeu pela direita e tentou lançar Zeballos, mas a defesa catarinense impediu que a bola chegasse ao paraguaio.

O Figueirense procurava administrar a vantagem, esperando o Botafogo em seu campo e tentando explorar os lancamentos para os atacantes Marcão e Clayton. Aos 14 minutos, Jefferson teve que sair com os pés para dividir com Marcão e evitar que o atacante catarinense conseguisse a conclusão.

Aos 17 minutos, o Botafogo criou sua primeira jogada de perigo. Ferreyra recebeu na área e tocou de calcanhar para Daniel, mas a zaga do Figueirense desviou o chute para escanteio. Dois minutos, Airton falhou e o cruzamento de Cereceda encontrou Clayton inteiramente livre na entrada da pequena área, mas a cabeçada do atacante saiu completamente sem direção.

Aos 22 minutos, Zeballos tabelou com Ferreyra e foi derrubado na entrada da área. Zeballos bateu rasteiro, a bola bateu na barreira e voltou para o paraguaio chutar. A bola acabou com Ferreyra que mandou para as redes, mas o assistente marcou impedimento.Três minutos, Zeballos fez ótimo lançamento para Ferreyra, mas o goleiro Tiago Volpi foi mais rápido do que o argentino e evitou a conclusão.

O Alvinegro carioca subiu de produção e passou a pressionar em busca do gol de empate.Aos 32 minutos, Edilson foi derrubado na intermediária. O lateral-direito bateu com violência e Tiago Volpi fez grande defesa, espalmando para escanteio e evitando o gol do empate.

Mais preocupado em segurar o resultado, o Figueirense só voltou a ameaçar aos 36 minutos em chute cruzado de Giovanni Augusto que levou grande perigo para o gol de Jefferson.

Aos 40 minutos, o time dirigido por Argel Fucks teve outra grande chance para marcar. Marco Antonio bateu escanteio e Marquinhos cabeceou no travessão. Na jogada seguinte foi a vez de Clayton arrancar pelo meio e chutar forte para boa defesa de Jefferson. Logo depois foi a vez de Marco Antonio experimentar da entrada da área e Jefferson defendeu outra vez.

O técnico Vagner Mancini alterou o esquema tático do Botafogo e o time voltou para o segundo tempo com o atacante Rogério no lugar do volante Gabriel. Com três atacantes e apenas Airton como volante defensivo, o time carioca tentou imprensar a equipe catarinense contra seu campo desde os primeiros minutos.

O Figueirense adotou uma postura defensiva e mantinha apenas os atacantes Clayton e Marquinhos abertos na frente, esperando lançamentos. Foi assim que Clayton recebeu em velocidade, aos quatro minutos, e bateu por cima do gol. Aos sete minutos foi a vez de Marcão ganhar dividida com André Bahia e chutar com grande perigo.

Só aos 13 minutos é que o Botafogo voltou a incomodar. O zagueiro Nirley vacilou e Ramires se aproveitou para ficar com a bola e chutar para boa defesa de Tiago Volpi. Logo depois, Rogério foi derrubado na entrada da área. Edilson bateu forte e a bola saiu à direita do goleiro catarinense.

Os dois times passaram a errar muitos passes, o que tornou a partida monótona. Só aos 26 minutos é que a equipe carioca apareceu no ataque com um chute de Gegê que Tiago defendeu sem problemas. O jogo ficou cada vez mais truncado. O Figueirense se preocupava em segurar o resultado, enquanto o Botafogo encontrava muitas dificuldades para trocar passes no ataque. Isolado entre os zagueiros, Ferreyra quase não recebia passes em condições de finalizar.

Nos minutos finais, o Botafogo partiu para o desespero e,aos 47 minutos, Edilson exigiu uma grande defesa de Tiago Volpi, no último lance importante do jogo.

FICHA TÉCNICA
FIGUEIRENSE-SC 1 X 0 BOTAFOGO-RJ


Local:
Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC)
Data: 20 de agosto de 2014, quarta-feira
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Fabricio Neves Corrêa (RS)
Assistentes: Marcelo Bertanha Barison e Jose Antônio Franco Filho (ambos do RS)
Cartões Amarelos: Clayton (Figueirense); Ramirez, Rogério(Botafogo)
Gol: FIGUEIRENSE: Clayton, aos dois minutos do primeiro tempo

FIGUEIRENSE: Tiago Volpi; Leandro Silva, Marquinhos, Nirley e Cereceda; Luan(Dener), Rivaldo, Marco Antônio e Giovanni Augusto; Marcão(Giancarlos)e Clayton(Pablo)
Técnico: Argel Fucks

BOTAFOGO: Jefferson, Edilson, Bolívar, André Bahia e Junior Cesar; Aírton, Gabriel(Rogério), Cachito Ramírez(Bolatti) e Daniel(Gegê); Pablo Zeballos e Ferreyra
Técnico: Vagner Mancini