Botafogo
None

CAMPEONATO BRASILEIRO

Botafogo e Vasco se enfrentam na Série A após 1.340 dias: relembre o último jogo

Cariocas empataram em 2 x 2 pela 30ª rodada do Brasileirão de 2013

postado em 21/06/2017 06:00 / atualizado em 20/06/2017 18:09

Fábio Castro/Agif/Agência O Globo
Muito tempo se passou desde a última partida entre Botafogo e Vasco pelo Campeonato Brasileiro da Série A. Para ser mais exato, há 1.340 dias os alvinegros cariocas não duelam pela elite do futebol nacional. A espera acaba nesta quarta-feira (20/6), no Engenhão, às 21h, pela nona rodada do torneio.

O desencontro dos rivais cariocas na principal competição de futebol no país se deu por conta de três rebaixamentos seguidos envolvendo os clubes. Em 2013, o Vasco acabou ficou entre os quatro últimos e, no ano seguinte, quando conquistou a volta para a Série A, o Botafogo caiu. Na temporada de 2015, os papéis se inverteram: o Glorioso subiu e o time de São Januário foi rebaixado pela terceira vez na história.

Pelo Brasileirão de 2013, na 30ª rodada, o Botafogo recebeu o Vasco no Maracanã. Na oportunidade, os times viviam situações completamente opostas na tabela de classificação.

O Botafogo de Oswaldo de Oliveira estava no G-4, lugar em que ficou ao fim das rodadas, garantindo ao time uma vaga na Libertadores da América do ano seguinte. Já o Vasco da Gama, então comandado por Dorival Júnior, brigava contra o rebaixamento. Terminado o torneio, o clube de São Januário amargou a queda.

Em campo, o Botafogo precisou de apenas seis minutos para abrir o placar e ampliar a vantagem. Os gols do time de General Severiano foram marcados pelo zagueiro Dankler e o volante uruguaio Nicolás Lodeiro. O Glorioso optou por um time misto na partida, pois tinha, no meio de semana, um duelo pelas quartas de final da Copa do Brasil, diante do rival Flamengo.

Com a vantagem no placar, os comandados de Oswaldo de Oliveira se acomodaram e permitiram o empate do cruz-maltino na segunda etapa. Aos 9, Jomar, que ainda defende o Vasco, diminuiu para os visitantes. Pedro Ken, aos 23, deu números finais ao jogo: 2 x 2.

Dos 14 jogadores que vestiram a camisa do Botafogo naquela partida, apenas Jefferson está relacionado para o jogo desta quarta-feira. O goleiro retorna ao banco de reservas após mais de um ano afastado dos gramados por conta de uma lesão rara no tríceps do braço esquerdo.

Pelo lado do cruz-maltino, além de Jomar, artilheiro vascaíno na partida em 2013, o atacante Thalles também entrou em campo no duelo e ainda defende o clube.

Retornos e desfalques

Paulo Fernandes/Vasco.com.br
O técnico Jair Ventura tem motivos para comemorar antes do clássico diante do Vasco. Além da volta do goleiro Jefferson, o treinador poderá contar com o retorno do meia Camilo, que se recuperou de uma lesão na cervical, que o afastou dos gramados por cinco jogos.
 
Já o comandante vascaíno pode ter dois problemas para escalar o time para o jogo. O volante Jean, com um problema na coxa direita, não treinou nesta terça-feira e é dúvida para a partida. Caso o brasiliense não jogue, o substituto deve ser Wellington. Outro ponto de interreogação é a presença do atacante colombiano Manga Escobar, que sofreu lesão muscular e é pouco provável que esteja em condições de atuar.

Onde estão os titulares do último Botafogo x Vasco da Série A

Botafogo

Jefferson - Botafogo
Edílson - Grêmio
Dankler - Estoril-POR
André Bahia - Shonan Bellmare-JAP
Lima - Nantes-FRA
Lucas Zen - Brasiliense-DF
Gegê - ABC-RN
Lodeiro - Seattle Sounders-EUA
Hyuri - Chongqing Lifan-CHI
Octávio - Volta Redonda-RJ
Sassá - Cruzeiro-MG

Vasco da Gama

Diogo Silva - Luverdense-MT
Nei - Almirante Barroso-SC
Jomar - Vasco da Gama
Cris - Aposentado
Yotún - Malmo-SUE
Sandro Silva - Portuguesa-SP
Fellipe Soutto - Vitória
Pedro Ken - Ceará
Montoya - Tolima-COL
Marlone - Atlético-MG
Willie - Apollon Smyrni-GRE
 
Assista aos melhores momentos da partida em 2013:
 
 

Estagiário sob a supervisão de Braitner Moreira*