Chape
None

CHAPECOENSE

Goleadas, algoz de argentinos e "zoeira": 10 motivos para a Chape ser querida por todos

Equipe ganhou rapidamente o coração dos brasileiros; tragédia interrompe sonho

postado em 29/11/2016 14:20 / atualizado em 29/11/2016 20:57

Atualização às 19h - O diretor geral da Unidade Nacional para Gestão de Risco de Desastre, Carlos Iván Márquez Pérez, anunciou o fim das buscas e confirmou os números oficiais: eram 77 passageiros, com 71 vítimas fatais e seis sobreviventes. Ficaram no Brasil quatro pessoas que não embarcaram e estavam na lista inicial.

NELSON ALMEIDA
O acidente com o avião que levava a delegação da Chapecoense à Colômbia interrompeu o sonho de uma das equipes mais amadas do Brasil. Apesar dos apenas 43 anos de existência, o time catarinense conquistou fãs antes mesmo da tragédia que comoveu o mundo e promoveu a união de diversas torcidas. Veja os dez motivos que mostram por quê a Chape é a queridinha do país.

Ascensão  meteórica

Divulgação/Chapecoense

Fundada em 1973, a Associação Chapecoense de Futebol, iniciou sua ascensão no futebol brasileiro apenas em 2009, quando disputou a Série D do Campeonato Brasileiro. Em cinco anos o time do oeste catarinense chegou, pela primeira vez em sua história, a Série A do Brasileirão, em 2014.

Goleadas em 2014

Divulgação

A Chape demonstrou a ousadia logo no primeiro ano de Série A. Na 27ª rodada, o “Indião” pegou fogo com a goleada histórica por 5 a 0 sobre o Internacional. Diones (2), Leandro Pereira (2) e Camilo (ou Camito?) marcaram. Na 35ª, a vítima foi o Flu. Vitória por 4 a 1 fora de casa.

MAIS goleada em 2015


A “Chapeterror”, como ficou conhecida depois da campanha de 2014, ATROPELOU o Palmeiras em 2015. Vitória por 5 a 1, fora o baile. Apodi, Camilo, Ananias, Neto e Túlio de Melo marcaram. Dudu descontou. As redes sociais agradeceram.

Vitória sobre o River

EITAN ABRAMOVICH

Medo do River Plate? Nada disso. Em 2015, a Chape mostrou quem manda no “Indião” e derrotou o então campeão da Libertadores por 2 a 1. Não foi o suficiente para avançar às semifinais, mas a vitória está na história do clube.

Torcida

Reprodução

Sediada em uma cidade de pouco mais de 200 mil habitantes, a Chape logo conquistou a simpatia dos habitantes. Isso fez com que a equipe conseguisse boas médias de público e o fanatismo da torcida. Diga pra gente, como dizer não pra esse rostinho?

Orçamento pequeno

Divulgação

A Chape mostra que não é preciso muito dinheiro para montar bons times. Em 2015, por exemplo, a equipe teve o segundo menor orçamento da Primeira Divisão. Mesmo assim, bateu de frente com grandes e terminou a competição na 14ª posição.

Raça

NELSON ALMEIDA

Com menos dinheiro, a Chapecoense peita os grande na base da organização e, é claro, da raça. E foi na base da superação que a equipe conquistou o Brasil e rumava à final da Copa Sul-Americana.

Zoeira nas redes sociais


Os perfis do clube nas mídias sociais são uma atração à parte. São publicações que envolvem desde provocações aos adversários a convites inusitados, como o feito ao último campeão inglês, o Leicester, para disputar um amistoso com a Chape. Nem o Papa escapou da “Chapeterror”.

Vitória sobre o San Lorenzo

Nelson Almeida/AFP

Disputando uma competição internacional pela segunda vez a Chapecoense mostrou que não foi apelidada de “Chapeterror” à toa. Com muita raça, e de forma considerada heroica, a equipe comandada por Caio Júnior eliminou o San Lorenzo, da Argentina, na semifinal da Sul-Americana.

Brasil na final da Sul-Americana


Além dos nove itens já citados, a Chapecoense era o Brasil na Sul-Americana. A primeira classificação do time a uma final de torneio internacional despertou ainda mais simpatia no torcedor brasileiro pelo clube. Especialmente porque um eventual título abriria mais uma vaga na Libertadores para o Campeonato Brasileiro.

Tags: chapeco futnacional seriea copadobrasil