Cruzeiro
None

RIO'2016

De portas abertas

Minas deverá receber 10 delegações estrangeiras na preparação para a Olimpíada nos 16 centros de treinamentos em nove municípios do estado. Belgas confirmam este mês

postado em 03/08/2015 11:00

MARCOS VIEIRA / EM DA PRESS
A um ano dos Jogos Olímpicos Rio’2016, Minas Gerais tem como meta aumentar de quatro para 10 o número de delegações estrangeiras que vão se preparar no estado. O próximo acordo, que deve ser oficializado nos próximos dias, é com o Comitê Olímpico da Bélgica, que vai fazer o período de aclimatação em Juiz de Fora. Em visita realizada em maio, os belgas ficaram impressionados com a cidade da Zona da Mata, que também será casa da China e Canadá. A Irlanda assinou documento de entendimento com a prefeitura de Uberlândia, enquanto Belo Horizonte deve receber cerca de 70% da delegação da Grã-Bretanha, que vão utilizar o Minas Tênis, UFMG e Toca da Raposa I.

Minas Gerais tem 16 centros de treinamentos habilitados em nove municípios. Segundo o secretário estadual de esportes, Carlos Henrique, o objetivo é tentar atrair, pelo menos, mais cinco delegações. Barbacena, Governador Valadares, Varginha, São Sebastião do Paraíso e Viçosa são as outras cidades com centros de treinamentos credenciados para a Olimpíada. “Agora em agosto teremos a confirmação da Bélgica. Nós formamos um núcleo de trabalho e vamos continuar tentando captar até novembro”, explicou o secretário. “Na semana passada, a Grã-Bretanha olímpica e paralímpica visitaram a pista da UFMG. Foi a primeira delegação estrangeira no local”, afirmou o secretário.

A Grã-Bretanha tem intensificado as relações com Minas Gerais desde dezembro de 2012, quando o Minas e a Associação Olímpica Britânica (BOA, em inglês), terceira maior potência olímpica mundial, assinaram um acordo para utilização do clube. Na semana passada, o Team GB também acertou com o Cruzeiro a utilização da Toca da Raposa I pela equipe de rúgbi de sete, além das delegações paralímpicas de futebol de cinco, futebol de sete e tiro com arco. O atletismo vai treinar no Centro de Treinamento Esportivo da UFMG.

“Minas Gerais tem uma infraestrutura espetacular para nossas delegações olímpicas e paralímpicas. A parceria é muito mais do que a utilização do espaço, trata-se também de troca de experiências, que será bom para todos”, afirmou o cônsul-geral britânico, Jonathan Dunn.

MINEIRÃO Além das estruturas de treinamento, Minas Gerais receberá jogos de futebol do torneio olímpico masculino e feminino. O Mineirão será palco de 10 partidas: seis de fase preliminar, em sessão duplas; duas quartas de final, além da semifinal feminina e disputa do bronze entre os homens.

O secretário de esportes garante que não será necessário fazer mudanças estruturais no Gigante da Pampulha, reinaugurado em 2013 para a Copa das Confederações e Copa do Mundo. “Nossa ideia é não onerar estado e município. O Comitê Rio’2016 tem feito visitas constantes ao Mineirão, para avaliar. Eles pediram uma mudança, nas cabines de imprensa, mas não precisará ser feito”, explicou. “Nas estruturas temporárias, para transmissão, credenciamento, entre outros, vamos utilizar o Mineirinho para minimizar o custo. Haverá custos para o estado, mas estamos tentando minimizar.”

A secretaria está fechando o orçamento para enviar à organização e deve anunciar em breve qual será o custo para Minas Gerais cumprir o caderno de encargo dos Jogos.

Tags: cruzeiroec atleticomg americamg minas olimpiada rio2016