Cruzeiro
None

Na volta do clássico a BH, craques brilham e decretam empate no Independência

Cruzeiro e Galo se enfrentaram no Horto no encerramento do turno do Nacional

postado em 26/08/2012 20:40 / atualizado em 26/08/2012 23:31

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press.

Cruzeiro e Atlético fizeram a volta do Superclássico a BH neste domingo, depois de dois anos e meio longe da capital por causa das obras no Mineirão. Em partida truncada no Independência, com a presença somente de torcedores celestes, após decisão de jogo de torcida única, as duas equipes demonstraram nervosismo em vários momentos do duelo. O excesso de vontade e a falta de criatividade dos times fizeram com que o placar fosse igual. Ronaldinho Gaúcho marcou um golaço no fim e quando parecia que o Galo sairia vitorioso, Mateus empatou no minuto final, após belo passe de Montillo: 2 a 2.

O Cruzeiro entrou em campo disposto a contra-atacar e saiu na frente com Wallyson. Mas no fim do primeiro tempo, a pressão alvinegra surtiu efeito. Após escanteio, o zagueiro Leonardo Silva pegou o rebote de uma dividida e acertou um chute no ângulo, deixando sua marca contra o ex-clube. No fim do jogo, em arrancada do meio-campo, Ronaldinho Gaúcho, em jogada individual, driblou três jogadores e tocou no canto de Fábio. O empate celeste veio com Mateus, que deixou tudo igual após cruzamento rasteiro no fim do embate.

O time azul começará o returno contra o Atlético-GO, em Goiânia. A partida será na quarta-feira, às 22h, no Serra Dourada. O lateral Ceará, que foi vetado para o clássico, pode ter condições de jogo diante do Dragão. Após empatar com o líder, o torcedor celeste espera que a equipe melhore a campanha no segundo turno. O Cruzeiro é o oitavo colocado, com 28 pontos.

Na próxima rodada, o Atlético poderá jogar diante de sua torcida. O Galo recebe a Ponte Preta, na quarta-feira, às 20h30, no Horto. Na venda antecipada no sábado, os torcedores compraram mais de 10 mil ingressos para o jogo. O time preto e branco  terminou a primeira fase como líder do Nacional, com 43 pontos. O time tem um jogo a menos que os rivais.

Nos tempos longe da capital, as equipes se enfrentaram oito vezes no interior. Sete partidas foram na Arena do Jacaré (Sete Lagoas) e uma no Parque do Sabiá, em Uberlândia. No jogo no Horto, de negativo, ficaram as confusões na porta do estádio, o arremeso de objetos no campo e a arbitragem de Nielson Dias, que ouviu reclamação dos dois lados por inverter marcações e perder o controle da partida.

Primeiro tempo

As primeiras vezes em que chegou à área do Cruzeiro, o Atlético ameaçou por meio de cobranças de lateral, com Marcos Rocha. A resposta estrelada veio com Borges, mas o assistente marcou saída da bola pela linha de fundo e o lance não teve sequência.

Com a postura de contra-ataque, o time celeste começou a partida esperando que o Galo atacasse, para surpreender nas saídas em velocidade. Já o Alvinegro tinha posse de bola, mas dificuldades para chegar ao gol de Fábio.

Com Ceará vetado antes da partida, o Cruzeiro perdeu mais um jogador nos minutos iniciais. Fabinho torceu o joelho após cair de mal jeito. Ele foi substituído e Wallyson ganhou a chance de entrar.

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press

Na primeira chance clara, o Cruzeiro abriu o placar. Em jogada de Everton pela esquerda, Wallyson, que havia acabado de entrar, escorou sozinho na pequena área, sem chances para Victor: 1 a 0, aos 17 minutos.

Com excesso de falta na intermediária, a equipe azul dava oportunidades para o Galo alçar bolas na área, mas sem ameaçar a meta de Fábio. Em lance pela direita, Marcos Rocha cruzou rasteiro, mas o arqueiro celeste segurou firme antes da chegada de Danilinho.

Um princípio de confusão entre Bernard e Mateus quase gera pancadaria em campo. O assistente interveio e os ânimos foram acalmados. Os dois jogadores receberam cartão amarelo.

Aos 42 minutos, o Atlético criou a sua melhor chance no primeiro tempo. Após tabela de Jô e Ronaldinho, o Gaúcho lançou Danilinho, que livre, cabeceou para fora. A defesa celeste reclamou de impedimento, mais nada foi marcado.

No fim da etapa inicial, o Galo conseguiu a igualdade no placar. Após escanteio, a bola foi rebatida e o zagueiro Leonardo Silva, carrasco alvinegro nos tempos de uniforme azul, fez gol no ex-clube e completou de esquerda no ângulo de Fábio: 1 a 1.

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press


Segundo tempo

Na parte final do jogo, o Galo voltou com uma postura mais ofensiva e o Cruzeiro apostando nos contra-ataques. Antes de qualquer lance de perigo no segundo tempo, uma “chuva” de objetos foi arremessada no gramado e o árbitro Nielson Dias teve que interromper o jogo. Bernard e Guerreiro que discutiram por causa de um dos objetos, levaram o segundo amarelo e foram expulsos.

Juarez Rodrigues/EM/D.A Press

Após sete minutos de interrupção, o jogo recomeçou, mas o nervosismo dos atletas foi o mesmo do início. O time celeste ameaçou aos 23 minutos, em chute de longa distância do garoto Lucas Silva. O Alvinegro chegou com Jô, mas a cabeçada foi para fora.

Aos 34 minutos, Ronaldinho deixou Guilherme na cara de Fábio, mas o atacante não conseguiu dominar. O Cruzeiro quase virou aos 40 minutos. Borges dominou na área, chutou de esquerda e Victor defendeu, apesar de ter falhado no lance, a bola foi para a linha de fundo.

A situação ficou pior para o Atlético quando Pierre fez falta em Montillo e foi expulso. Mas o que parecia ser sinônimo de pressão azul, se converteu em virada atleticana. Ronaldinho Gaúcho driblou três jogadores do Cruzeiro e fez o gol do desempate: 2 a 1.

O time celeste pressionou nos minutos finais, e teve perto de empatar em falta de Montillo, porém, a bola bateu na trave. Depois disso, o Cruzeiro chegou outras vezes, e fez o gol de empate no minuto final. Depois de roubar a bola de Guilherme, em lance que causou reclamação alvinegra, Thiago Carvalho tocou para Montillo, que cruzou para a pequena área e encontrou os pés de Mateus: 2 a 2.

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press


Cruzeiro 2 x 2 Atlético


Cruzeiro: Fábio, Leo, Thiago Carvalho, Mateus e Everton (Marcelo Oliveira); Leandro Guerreiro, Lucas Silva, Tinga e Montillo; Fabinho (Wallyson) e Borges.
Técnico: Celso Roth

Atlético: Victor, Marcos Rocha, Leonardo Silva, Réver e Júnior César; Pierre, Leandro Donizete, Bernard, Ronaldinho e Danilinho (Guilherme); Jô.
Técnico: Cuca

Motivo: 19ª do Campeonato Brasileiro
Estádio: Independência, em Belo Horizonte
Data: 26 de agosto, domingo, às 18h30
Gols: Wallyson, 17 minutos (1º tempo), Leonardo Silva, 47 minutos (1º tempo). Ronaldinho Gaúcho, aos 46 minutos (2º tempo) e Mateus, aos 56 minutos (2º tempo).
Árbitro: Nielson Nogueira Dias (PE)
Assistentes: Márcio Eustáquio Santiago (MG) e Guilherme Dias Camilo (MG)
Cartão amarelo: Lucas Silva, Borges, Leandro Guerreiro, Montillo, Mateus (Cruzeiro) Pierre, Bernard, Marcos Rocha (Atlético)
Cartão vermelho: Leandro Guerreiro (Cruzeiro), Bernard e Pierre (Atlético)
Pagantes: 17.900
Renda: 481 mil reais

Tags: cruzeiroec atleticomg