Cruzeiro
None

CAMPEONATO BRASILEIRO

PM informa que concentração de atleticanos no Mineirinho será apenas para torcidas organizadas

Polícia garante segurança para os torcedores que optarem pela concentração antiga

postado em 19/09/2014 17:44 / atualizado em 19/09/2014 18:55

Redação /Superesportes

Minas Arena/Divulgação

A decisão de concentrar as torcidas organizadas do Atlético no Mineirinho antes do clássico deste domingo causou incômodo em alguns torcedores. Isso porque o ponto comum de concentração dos alvinegros no Mineirão é na Avenida das Palmeiras, esquina com a Abrahão Caram. Nesta sexta-feira, em entrevista ao Superesportes, a Coronel Cláudia Romualdo esclareceu que a medida é apenas para as organizadas, pois o torcedor comum terá livre acesso ao setor habitual.

“Vai ficar na região por onde tem costume (torcedor do Atlético). O torcedor do Atlético vai ficar onde sempre ficou. O torcedor do Cruzeiro não tem motivos para ir pra lá. Já solicitamos ao torcedor do Cruzeiro, por meio da imprensa, e pedimos que o cruzeirense evite aquela região. O acesso dele é pela esplanada Sul”, disse à reportagem.

Questionada sobre a segurança do torcedor comum que for uniformizado ao Mineirão, por exemplo, onde a maioria será de cruzeirenses, a Coronel frisou que os atleticanos serão acompanhados de perto na Avenida das Palmeiras e que a decisão de concentrar as organizadas no Mineirinho ocorreu após uma reunião com representantes das principais torcidas de Atlético e Cruzeiro e o Batalhão de Eventos da Polícia Militar.

“Esse aspecto do Mineirinho foi que houve uma reunião no Batalhão de Polícia de Eventos e essas organizadas solicitaram que eles recebessem tratamento de torcida visitante. Os visitantes se reúnem em local específico e horário e é escoltado na ida e volta. Depois de estar reunido no Mineirinho, eles andam pela passarela e têm acesso ao estádio. O torcedor comum acessa pela Antônio Carlos e fica na Alameda das Palmeiras”, completou.

A versão apresentada pela Coronel difere da resposta de um dos representantes da Galoucura. O diretor da agremiação, João Paulo de Souza, explicou que a decisão foi imposta pela PM. No relato anterior, a Avenida das Palmeiras também seria usada para o deslocamento de cruzeirenses, pois, como mandante, o clube terá 90% da carga de 62 mil ingressos.

“Essa decisão foi imposta pela Polícia Militar. Nós salientamos que, além da tradição da torcida do Atlético, todos os torcedores do interior sabem que ali é um setor do Galo. E eles sempre se direcionam para aquela avenida. A gente acredita que essa decisão possa gerar insegurança para o evento", revelou, em entrevista nessa quinta-feira.

Policiamento

O contingente para cobrir o clássico no Mineirão não foi divulgado pela polícia por questões estratégicas. Apenas foi passado que haverá policiais à paisana na parte interna e externa, além do apoio da Cavalaria, Rotam e parceiros como Polícia Civil, BHTRANS, Guarda Municipal, Defensoria Pública e seguranças da Minas Arena (administradora do estádio).

A reportagem apurou que cerca de 100 policiais militares serão deslocados para cobrir a parte interna do Mineirão. Eles terão o auxílio de 10 cães e apoio da segurança privada. O número de homens no entorno do estádio não foi divulgado.

“É um policiamento suficiente para o evento, sem causar prejuízo para a cidade. Envolve militares e reforço da academia. Vamos ter um efetivo para a demanda de um Cruzeiro e Atlético, com expectativa de 60 mil torcedores".

Tags: mineirao policia cruzeiroec atleticomg brasileiro pm