Cruzeiro
None

COPA DO BRASIL

Impasse sobre divisão das torcidas na final da Copa do Brasil fica nas mãos da PM

Decisão sobre percentual de torcedores visitantes será anunciada nesta terça

postado em 10/11/2014 19:54 / atualizado em 10/11/2014 20:16

Gilmar Laignier /Superesportes

Ramon Lisboa/EM/D. A Press


O impasse em relação à carga de ingressos para visitantes no clássico decisivo entre Atlético e Cruzeiro só terá fim nesta terça-feira. Uma vistoria da Polícia Militar no Independência, na tarde desta segunda, constatou que o espaço destinado à torcida celeste comporta menos do que os 10% da carga total exigidos pela diretoria da Raposa.

A capacidade do setor é de 2.219 torcedores. Com o cordão de isolamento da Polícia Militar para segurança dos torcedores, esse número cai para 1.871, abaixo dos 2.302 lugares requisitados pelo Cruzeiro, correspondentes a 10% da carga total do estádio, baseado em laudo. O presidente celeste Gilvan de Pinho Tavares faz questão dos 10%, respaldado pelo Regulamento Geral de Competições da CBF.

Como o Cruzeiro não abriu mão do seu direito e o Atlético não disponibilizou outro setor para os torcedores cruzeirenses no estádio, a definição ficará a cargo da Polícia Militar, que fará uma análise técnica da situação e prometeu se pronunciar na manhã desta terça-feira. O Galo entende que bloco destinado aos cruzeirenses corresponde a 10% da capacidade do estádio (confira documento no fim da matéria).

Uma possibilidade é estabelecer o evento com torcida única, diante do impasse. Outra é fazer um acordo para que o Atlético tenha direito a menos de 10% dos bilhetes do Mineirão, na partida de volta. O Galo teria o mesmo percentual, de 8,13%, que o Cruzeiro teria no Horto.

De acordo com o coronel Ricardo Machado, comandante do policiamento especializado, a decisão da Polícia Militar nesta terça-feira será soberana, mesmo que desagrade a algum dos lados. “A PM tem competência de acordo com a legislação para definir o esquema de segurança do evento. Portanto, nossa posição será tomada de acordo com a viabilidade de garantir a ordem para os torcedores”, explicou.

Caso haja comercialização para os cruzeirenses, ela ocorrerá nesta terça-feira, a partir das 13h. O Atlético enviou um ofício ao Cruzeiro e à PM disponibilizando os 1.871 ingressos ao preço total de R$ 598.800,00.

O coronel Machado ressaltou que a Polícia Militar não tem preferência entre fazer o policiamento do evento com torcida única ou com duas torcidas. Segundo ele, a decisão será tomada por critérios técnicos de segurança. “Eu defenderei a mesma posição para os dois jogos, em relação à segurança, mas essa questão de percentual é dos clubes. Em qualquer cenário, a Polícia Militar está preparada para fazer o policiamento, somos indiferentes em relação à presença de torcedores adversários”, ratificou.

Comunicado emitido pelo Atlético:




Tags: copadobrasil cruzeiroec atleticomg