Cruzeiro
None

CLÁSSICO

Cruzeiro prefere clássico com torcida única e Atlético aguarda preços para solicitar ingressos

Gilvan acredita que torcedores ainda não estão preparados para torcerem juntos no Mineirão; Galo, por sua vez, aguarda preço dos ingressos para decidir se quer carga

postado em 03/03/2015 16:52 / atualizado em 03/03/2015 17:12

Juarez Rodrigues/EM/D.A. Press
O clássico mineiro entre Cruzeiro e Atlético, no domingo, no Mineirão, começa a ganhar contornos nos bastidores. Nesta terça-feira, na véspera da reunião na sede da Federação Mineira de Futebol (FMF) para tratar dos detalhes da partida, o clube celeste manifestou, em contato com o Superesportes, interesse de ter apenas uma torcida no estádio para evitar as confusões de clássicos do ano passado. Por sua vez, o Galo informou que espera o valor dos ingressos que será estipulado pelo mandante para definir se aceita ou não os 10% a que tem direito.

O mandatário celeste esclarece que cumprirá o regulamento se o arquirrival requisitar os bilhetes. Gilvan, no entanto, é radicalmente contrário à presença da torcida visitante no Mineirão. “Todas as vezes que tentamos conciliação, as torcidas organizadas atrapalharam. Estamos pagando por esse mau comportamento agora, no início do Brasileiro. O ideal é não ter nenhuma torcida adversária no estádio. Fazer clássico para alguns bagunceiros atrapalharem é perda de tempo”, destacou o dirigente à reportagem, referindo-se ao episódio envolvendo as torcidas no clássico válido pelo segundo turno do Brasileiro, em 2014. Ambos os clubes foram punidos e terão que cumprir pena na primeira partida como mandante da competição nacional.

Assim como espera não ter nenhum atleticano no clássico deste domingo, Gilvan reafirma a posição adotada no ano passado, de não aceitar ingressos para a torcida celeste no estádio do rival. “Eu não aceito ingresso do Atlético e vou continuar sem aceitar nenhum ingresso no Independência. Toda vez que tentamos, damos com um burro n'água, pagamos multa, sofremos consequências na Justiça”, disse.

No momento em que o futebol brasileiro desperta para iniciativas de paz entre torcidas, a realidade mineira atravessa outro contexto. Enquanto o clássico gaúcho, em Porto Alegre, contou com setor de torcida mista, e o dérbi do Paraná, entre Atlético-PR e Coritiba, inovou com uma campanha de conscientização promovida pelas diretorias dos clubes, com entrevistas conjuntas, Minas segue descrente da convivência entre as torcidas rivais.

“No Sul eles fizeram bonito, mas de uma forma diferente. Incentivaram o pessoal a levarem parentes. Mas parente não briga com parente. Amigo não briga com amigo. Torcedor comum, lá no Beira Rio, quebrou o pau, o clássico acabou cheio de torcedor machucado. É o mesmo comportamento de sempre”, ressaltou Gilvan.

Atlético

Por sua vez, o Atlético aguarda a definição oficial do Cruzeiro e o preço dos ingressos para se posicionar acerca dos 10% a que tem direito. De acordo com o diretor jurídico Lásaro Cândido da Cunha, representante do Alvinegro na reunião desta quarta-feira, o clube adotará uma postura conciliadora com o Cruzeiro.

“A gente vai ouvir primeiro. Dependendo do que o Cruzeiro propuser, vamos definir e tomar uma postura. Isso depende dos preços dos ingressos e das condições oferecidas ao torcedor do Atlético”, disse o dirigente, que não rejeitou nenhuma condição. “Não descarto nenhuma hipótese. O Atlético pode requisitar ou não a carga de ingresso para sua torcida, isso depende de algumas variáveis”, disse.

À reportagem, Gilvan disse que não colocará preços exorbitantes, como os praticados na final da Copa do Brasil. “Eu e minha diretoria estivemos reunidos, já temos os preços definidos. Não tem preço mais salgado para a torcida do Atlético, é o mesmo preço que a torcida do Cruzeiro vai pagar para o setor. Não sei especificamente qual o setor, mas será uma área apropriada, bem afastada para os atleticanos”, garantiu.

Polícia Militar

Em contato com a reportagem, o comandante do Batalhão de Eventos da Polícia Militar, coronel Ricardo Machado, garantiu que os torcedores terão segurança, independentemente do percentual destinado aos visitantes. "Adotaremos os mesmos procedimentos de segurança de clássicos passados. Nesta quarta, teremos a reunião na Federação, onde serão feito os ajustes com os clubes. Na quinta-feira à tarde, convidamos as torcidas organizadas e o Ministério Público para nova reunião, como de praxe. Depois disso, fecharemos o planejamento de segurança", disse o oficial, que torce por um clássico 'fraterno'.

"Para a Polícia Militar é indiferente o percentual de ingressos que será destinado ao visitante. O que for decidido, nós iremos garantir a segurança. Esperamos que a torcida mineira, e a tendencia é essa, se confraternize. O esporte é isso, é a diversão", concluiu.

O jogo entre Cruzeiro e Atlético, neste domingo, às 16 horas, no Mineirão, definirá o líder do Campeonato Mineiro. A Raposa está atualmente na ponta, com 13 pontos, um a mais que o Galo.

Tags: atleticomg cruzeiroec interiormg mineiro classico estadual mineirão rivais torcidas ingressos reunião fmf