Cruzeiro
None

CAMPEONATO MINEIRO

Façanha para poucos

Em busca do bicampeonato, Caldense tenta levar o título do Estadual para o interior pela 10ª vez em100 anos de competição. Na Era Mineirão, só o Ipatinga surpreendeu

postado em 03/05/2015 08:39 / atualizado em 03/05/2015 09:03

Em 100 anos de Campeonato Mineiro, as equipes de fora da capital poucas vezes conseguiram surpreender o trio de Belo Horizonte, formado por América, Atlético e Cruzeiro. Neste domingo,a Caldense pode levar o título para o interior do estado apenas pela 10ª vez %u2013 menos de 10% das conquistas, já que em 1926 e em 1932 houve duas competições simultâneas. A Veterana já foi campeã em 2002, quando os três times de Belo Horizonte e o Mamoré não participaram do Estadual, pois estavam na Copa Sul-Minas.O Villa Nova é o clube do interior mais vezes campeão: cinco. O Siderúrgica ganhou duas vezes e, na Era Mineirão, apenas o Ipatinga conseguiu surpreender os grandes.

1932 - VILLA NOVA
América e Villa Nova haviam abandonado a Liga Mineira de Desportos Terrestres (LMDT), por discordar das decisões do Tribunal de Penas, e foram acompanhados por Palestra Itália, Sete de Setembro e Grêmio Calafate na fundação da Associação Mineira de Esportes Geraes (Ameg). A eles se juntou o Vespasiano para uma competição em turno e returno. O Leão do Bonfim foi campeão invicto, com 18 pontos, três à frente do Palestra Itália, e garantiu o título ao golear o Grêmio por 7 a 0, no Castor Cifuentes, em 30 de outubro.

1933 - VILLA NOVA
As duas entidades, LMDT e Ameg, se fundiram e deram origem à Associação Mineira de Esportes, que promoveu a primeira competição da era do profissionalismo. Outra novidade foi a presença dos três times de Juiz de Fora (Tupi, Sport e Tupinambás). O campeonato teve nove participantes, em turno e returno, e o Villa Nova terminou com 26 pontos, cinco à frente do Tupi. O título foi conquistado na goleada por 9 a 0 sobre o Sport, no Estádio Castor Cifuentes, em 5 de novembro.

1934 - VILLA NOVA
A competição teve sete equipes e não contou com representantes de Juiz de Fora. Villa Nova e Atlético chegaram à reta final brigando pelo título e se enfrentaram em 30 de setembro, em Nova Lima. O Galo jogava pelo empate e, quando o Leão fez 1 a 0, os atleticanos reclamaram que a bola havia saído no cruzamento e devolvida a campo por um torcedor com uma bengala.O jogo foi interrompido e, por falta de luz natural, os 21 minutos restantes foram disputados em Sabará, em 18 de novembro, quando o Villa segurou o placar e conquistou o tri.

RENATO WEIL/EM/REPRODUÇÃO


1935 - VILLA NOVA
O Leão do Bonfim não teve dificuldade para manter a hegemonia no futebol mineiro.Com apenas seis times, o campeonato tinha previsão de ser disputado em três turnos,mas a Associação Mineira de Futebol cancelou o terceiro, depois que a equipe de Nova Lima disparou na liderança nos dois primeiros turnos. Após 10 rodadas,o Villa Nova liderava com 17 pontos, cinco a mais que o Atlético e oito à frente do Siderúrgica, terceiro colocado.

1937 - SIDERÚRGICA
Foi a única vez em que dois times do interior fizeram uma final, à exceção de 2002. Com seis equipes, o campeonato, em turno e returno, terminou com Siderúrgica e Villa Nova empatados com 14 pontos. A rivalidade entre Sabará e Nova Lima se acirrou com os jogos decisivos. O Leão venceu o primeiro por 3 a 1, no Castor Cifuentes. O Siderúrgica respondeu com um 3 a 0, em Sabará. E na terceira partida extra, na Alameda, em Belo Horizonte, em 3 de abril do ano seguinte, a Tartaruga ganhou por 1 a 0.

1951 - VILLA NOVA
Com oito times,a competição foi disputada em dois turnos distintos, com os campeões fazendo a final. Sob o comando do técnico Prão, campeão como jogador na década de 1930, o Villa Nova ganhou o turno,e o Atlético o returno. Na primeira partida decisiva, na Alameda, houve empate por 1 a 1. O segundo jogo, no Independência, também terminou sem vencedor: 2 a 2. O título foi definido no terceiro confronto, também no Horto, em 27 de janeiro de 1952. E teve um herói: Vaduca fez o único gol, aos 5min do segundo tempo.

ARQUIVO EM%u2013 27/1/52


1964 - SIDERÚRGICA
Na última edição antes da inauguração do Mineirão, a equipe de Sabará surpreendeu. O campeonato teve 12 times e foi disputado em turno e returno. Na última rodada, coincidentemente, os dois líderes se enfrentaram: o Siderúrgica, com 33 pontos, e o América, com 32. Apesar da vantagem do empate e de jogar na casa do adversário, a Alameda, o time do interior, sob o comando do técnico Yustrich, venceu por 3 a 1, em 13 de dezembro.

ARQUIVO EM %u2013 13/12/64


2002 - CALDENSE
A Veterana aproveitou a ausência dos três grandes (além do Mamoré, de Patos de Minas, que também disputou a Copa Sul-Minas) para conquistar o Mineiro pela primeira vez. Foram oito equipes do interior, com jogos em turno e returno. O título foi decidido na última rodada, em 5 de maio, quando a Caldense, sob o comando do técnico Válter Ferreira, derrotou o Nacional de Uberaba por 2 a 0, no Ronaldão, e chegou aos 26 pontos. Com um ponto a menos, o Ipatinga também venceu (2 a 0 sobre a URT), e ficou com o vice.

MARCOS MICHELIN/EM/D. A PRESS %u2013 17/4/15


2005 - IPATINGA
Já na fórmula atual, com 12 participantes, o Ipatinga terminou a primeira fase em segundo lugar, atrás do Cruzeiro.Na semifinal, eliminou a URT, goleando por 4 a 0 em Patos de Minas e empatando por 2 a 2 no Ipatingão. Na decisão contra a Raposa, com quem tinha uma parceria, o Tigre também empatou em casa: 1 a 1. Mas venceu o jogo de volta por 2 a 1, no Mineirão, em 17 de abril, conquistando o inédito título e revelando jogadores como o zagueiro Willian e os volantes Fahel e Paulinho, sob o comando do técnico Ney Franco.}

TAÇA LONGE DE BH
1932 - Villa Nova
1933 - Villa Nova
1934 - Villa Nova
1935 - Villa Nova
1937 - Siderúrgica
1951 - Villa Nova
1964 - Siderúrgica
2002 - Caldense
2005 - Ipatinga

Tags: decisão final atlético cruzeiro interior decisão final caldensemg villanovamg americamg atleticomg cruzeiroec mineiro Campeonato Mineiro