Cruzeiro
None

CAMPEONATO MINEIRO

Em parceria com família e agente de Neymar, Uberlândia projeta ascensão no cenário nacional

De volta ao Módulo I do Mineiro, clube quer vaga na Série D e Copa do Brasil para iniciar projeto que tem como meta voltar à elite do futebol brasileiro em alguns anos

postado em 30/09/2015 11:00 / atualizado em 30/09/2015 11:31

Alexandre Guzanshe/EM/D.A. Press
Segunda maior cidade de Minas Gerais, com mais de 660 mil habitantes e o quarto PIB do estado, Uberlândia amargou cinco anos sem espaço na elite do futebol mineiro. Em 2016, porém, a equipe do Parque do Sabiá começará a escrever novos capítulos de sua história, que alcançou o auge em 1984 com a conquista do que hoje representa a Série B do Brasileirão. Campeão do Módulo II do Mineiro neste ano, o Uberlândia voltará à primeira divisão do estadual reforçada por um grupo de gestão capitaneado por Wagner Ribeiro, agente de Neymar, e com participação do pai do craque da Seleção Brasileira e do Barcelona.

“Uberlândia é uma cidade grande, uma potência, mas não temos investimento direto no futebol. Temos muitas dificuldades financeiras para montar time bom. Além do dinheiro, o grupo co-gestor trouxe ampla experiência no futebol. O Wagner (Ribeiro) identificou problemas e encontrou soluções de forma muito mais rápida. Trouxemos profissionalismo e o primeiro resultado foi o acesso no Mineiro”, explica o presidente do Periquito, Guto Braga, ao Superesportes.

Divulgação
Além de Ribeiro, o grupo de gestão, que iniciou o trabalho em 2014, é coordenado por Kriss Corso, empresário de São Joaquim da Barra, no interior de São Paulo – responsável direto pela relação do dia a dia –, e pelo advogado Gilberto Theodoro. Por meio de uma pessoa jurídica, a empresa assinou pré-contrato para colaborar durante o Módulo II e com clausulas já estabelecidas para assinar novo vínculo, com duração de dez anos, a partir de 2016.

“Teremos um contrato pelos próximos dez anos. Assinamos pré-contrato para o Módulo II e depois teria uma definição de novo contrato, mas já com cláusulas previamente definidas no antigo vínculo. Está acertado, o grupo co-gestor segue com a gente pelos próximos dez anos”, informou o presidente, que tem mandato até dezembro de 2017.

Com autonomia para trabalhar e prospectar parcerias no Uberlândia a longo prazo, Wagner Ribeiro já projeta voos mais altos a partir do próximo ano. O objetivo inicial é alcançar uma vaga na Série D do Brasileiro e na Copa do Brasil. “Precisamos fazer um trabalho bem melhor, com muito mais participação, com jogadores que possam enfrentar grandes clubes de Minas e galgar Copa do Brasil e vaga na Série D. Esse é o projeto. Queremos isso e já falamos com algumas pessoas para nos ajudarem. Vamos avaliar o técnico que encaixe na nossa filosofia e automaticamente procurar garimpar os melhores jogadores possíveis. Pensamos até em trazer algum jogador de nome”, revelou o empresário à reportagem.

Reprodução/Instagram
Paralelamente, o pai de Neymar trabalha por patrocínios e no relacionamento com atletas Brasil afora. Na disputa do Módulo II, o Instituto Neymar Jr. estampou sua marca no espaço mais nobre da camisa do Uberlândia. “É uma participação indireta, o Neymar não tem vínculo jurídico com o grupo. Ele tem seus problemas particulares, não podemos entrar no mérito, mas isso acabou tirando o foco dele, ele não tem conseguido participar como gostaria, de forma mais ativa na gestão no clube. De qualquer forma, existe a relação entre ele e o Wagner Ribeiro. Em 2014 usamos o patrocínio do Instituto Neymar e teve valor institucional. A intenção é mantê-lo no próximo ano”, explica o presidente Guto Braga.

“O Neymar (pai), além de ser parceiro, é meu amigo. Estamos juntos há muito tempo e quando estou num projeto, estamos juntos. Ele me ajuda, me passa conselhos com relação a jogadores, técnico e a parte do futebol, já que vivemos nesse mundo. Ele também tem uma empresa que cuida da imagem do filho e essa empresa prospecta contrato de patrocínios para o clube”, complementa Wagner Ribeiro.

Universidade do Futebol

Divulgação
Em 2016, a gestão do Uberlândia ganhará novo personagem. A diretoria do clube espera anunciar nas próximas semanas a contratação da Universidade do Futebol que, em iniciativa inédita no futebol brasileiro, comandará o futebol do clube. Ex-executivo do Coritiba, João Paulo Medina, diretor da instituição, está à frente do projeto.

“Estamos conversando. Tem interesse por parte do clube de uma consultoria da Universidade do Futebol, que é a empresa que administro. Estamos discutindo alguns detalhes para ver o formato da consultoria. Estou fazendo um levantamento, tomando informações a respeito do clube, do planejamento, previsão de orçamento. Teremos uma conversa final em até duas semanas para tomar uma decisão final”, disse o dirigente, que complementou.

“A Universidade do Futebol assumiria a gestão do clube. Não seria o João Paulo. Já oferecemos consultoria ao São Paulo, Coritiba, Botafogo, mas nessa amplitude, de assumir o projeto como um todo, seria uma experiência nova, inovadora no mercado”, finalizou.

O presidente do Uberlândia confirma que iniciou conversas com o dirigente, mas não detalha o estágio da negociação. “Posso dizer que o Uberlândia procura alguém desse nível para assumir a gerência do futebol”, disse. O agente Wagner Ribeiro também confirmou negociações com Medina. “Conversamos com algumas pessoas, como o João”, limitou-se a dizer.

Série D e Copa do Brasil

Reprodução/Instagram
No Campeonato Mineiro do ano que vem, pelo menos seis equipes brigarão por vaga na Série D do Brasileirão e na Copa do Brasil de 2016. A Federação Mineira indicará dois clubes para participarem dos torneios nacionais. Cruzeiro, Atlético, América, Boa, Tupi e Tombense já estão inseridos em outras divisões e a Caldense ainda briga pela classificação à Série C.

Se o time de Poços de Caldas alcançar o acesso no Brasileirão, a briga do Uberlândia será contra quatro clubes – U.R.T, Guarani, Villa Nova e Tricordiano. Caso contrário, a equipe do Triângulo Mineiro disputará vaga com cinco equipes – as citadas, além da Caldense.

“O Uberlândia é uma força do futebol mineiro, passou por problemas nos últimos cinco anos, mas voltamos à elite do futebol mineiro. Nosso objetivo, agora, é atingir uma vaga na Série D e na Copa do Brasil do ano que vem. Já fomos campeões da Série B em 1984, e precisamos voltar ao cenário nacional do futebol. Vamos em busca disso”, concluiu o presidente Guto Braga.

Tags: atleticomg cruzeiroec americamg interiormg triângulo parceria neymar uberlandia seriea serieb seriec seried santossp uberlândia Módulo II módulo I Parque do Sabiá guto braga wagner ribeiro