Cruzeiro
None

CAMPEONATO MINEIRO

Sorteio define trio de árbitros mineiros para clássico entre Atlético e Cruzeiro neste domingo

Emerson de Almeida Ferreira, da CBF, apitará confronto no Independência

postado em 23/03/2016 16:38 / atualizado em 23/03/2016 17:42

Alexandre Guzanshe/EM/DA Press
Poucas horas depois de informar que havia determinado a inclusão de árbitros de Minas Gerais e de fora do estado no sorteio para o clássico entre Atlético e Cruzeiro, a Federação Mineira de Futebol divulgou quem será o responsável por apitar o duelo válido pela nona rodada do Estadual. O mineiro Emerson de Almeida Ferreira foi o sorteado para conduzir o duelo no Independência. Ele será auxiliado por Guilherme Dias Camilo e Marcus Vinícius Gomes, também de Minas Gerais.

No sorteio, o árbitro de fora do estado era Dewson Fernandes Freitas da Silva, da Federação Paraense. Ele seria auxiliado por Bruno Boschilia, do Paraná, e Bruno Raphael Pires, de Goiás. Todos eles são do quadro da Fifa, ao contrário de Emerson de Almeida de Ferreira, que é filiado apenas à CBF.

Presidente da comissão de arbitragem da Federação Mineira, Giulliano Bozzano explicou à reportagem o motivo de o árbitro mineiro escolhido para o sorteio ser filiado apenas à CBF. "O único arbitro Fifa que temos é o Ricardo Marques Ribeiro e ele tem uma solicitação, por motivos pessoais, de não apitar clássicos", disse. "Considerando que o Emerson fez um grande clássico no passado, e, na opinião da comissão tem plenas condições de atuar, ele foi para o sorteio e venceu", completou.

A definição por um árbitro mineiro é contrária ao desejo do Cruzeiro. A direção do clube celeste solicitou à FMF que o clássico tivesse árbitro de fora do estado. Em resposta a esse pedido, a entidade determinou que o sorteio contasse com um árbitro de Minas Gerais e outro “forasteiro”.

Em contato com a reportagem, o presidente do Cruzeiro, Gilvan de Pinho Tavares, disse que não comentaria sobre o sorteio. Já a direção do Atlético havia manifestado a intenção de apoiar árbitros mineiros.

Inicialmente, em seu site oficial, a FMF havia informado que o sorteio para definição do árbitro seria realizado nesta quinta-feira, às 18h, na sede da entidade. Em um segundo momento, a nota foi alterada e passou a constar a informação de que o sorteio para todos os jogos da nona rodada do Estadual aconteceria nesta quarta-feira, às 16h.

A FMF alegou que houve mudança no dia e horário do sorteio por ter recebido resposta da CBF antes do que o esperado. A entidade mineira aguardava que a entidade nacional enviasse nomes de árbitros do quadro da Fifa para o jogo entre Atlético e Cruzeiro, no Independência.

Terceiro clássico

Em 2012, Emerson de Almeida Ferreira foi escalado pela FMF para o clássico mineiro, mas, reprovado nos testes físicos da CBF, acabou substituído. No ano seguinte, ele apitou o encontro entre Cruzeiro e Atlético válido pela nona rodada do Campeonato Brasileiro. Na ocasião, a Raposa venceu por 4 a 1.

Emerson de Almeida Ferreira voltou a ser o árbitro do clássico na primeira fase do Campeonato Mineiro de 2015. Atlético e Cruzeiro empataram aquele jogo, disputado no Mineirão, por 1 a 1. Todos os demais duelos entre os arquirrivais na última temporada, válidos pela semifinal do Estadual e pelo Campeonato Brasileiro, tiveram árbitros de fora do estado.

No ano passado, Emerson de Almeida Ferreira foi ainda o árbitro do primeiro jogo da final do Campeonato Mineiro, entre Atlético e Caldense, no Mineirão.

Tags: interiormg cruzeiroec atleticomg