Cruzeiro
None

CAMPEONATO BRASILEIRO

Atlético e Cruzeiro esboçam reação e tentam manter o embalo nos jogos deste fim de semana

Depois de início irregular, equipes mineiras buscam crescer na competição

postado em 24/06/2016 12:00 / atualizado em 24/06/2016 12:12

Arquirrivais dentro de campo, Atlético e Cruzeiro têm caminho semelhante nas 10 primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro: depois do fracasso nas primeiras competições do ano, ambos trocaram de técnico, amargaram sequência ruim no início do Nacional e deram sinal de melhora nas últimas rodadas. Enquanto Galo e Raposa vislumbram recomeço a partir de agora, o América agoniza na lanterna. Um filme que a torcida do Coelho já viu em 2011, mas cujo final espera que seja outro.

De volta ao Atlético, Marcelo Oliveira reconquista aos poucos a confiança da Massa. Ele assumiu o time na segunda rodada, no lugar do uruguaio Diego Aguirre, e demorou sete rodadas para vencer o primeiro jogo – nesse período, perdeu ainda para o maior rival: 3 a 2, no Independência. O alvinegro vem de vitória sobre Ponte Preta (3 a 0) e Corinthians (2 a 1) e se prepara para o clássico de domingo, às 11h, contra o América, adversário que ainda não venceu em 2016.

Início de Brasileiro abaixo da expectativa não é novidade para os atleticanos desde 2007 – no ano anterior, quando a competição passou a ser disputada por 20 equipes, eles se encontravam na Série B. À exceção de 2009, 2012 e do ano passado, quando oscilou no alto da classificação, o Galo sempre esteve na parte de baixo da tabela nas primeiras rodadas. Com o retorno de jogadores importantes, Marcelo projeta ascensão. “Penso que o campeonato tem muitos jogos ainda. Podemos modificar o quadro. Perdemos pontos preciosos, poderíamos estar em situação melhor. Mas há tempo”, diz o treinador, bicampeão pelo Cruzeiro em 2013 e 2014. “Ninguém consegue regularidade o tempo todo. Teremos confrontos diretos também. Primeiro, vamos crescer como time, recuperando pontos, para depois pensar em brigar por coisas melhores.”

Se o Atlético tem boas expectativas, o América, seu adversário de domingo, vai sentindo o aperto da corda no pescoço. O time conseguiu apenas duas vitórias e precisa reagir para não se complicar de vez. Em 2011, na única vez em que integrou a elite na era dos pontos corridos (iniciada em 2003), o Coelho conseguiu apenas seis pontos nas 10 primeiras rodadas – dois a menos do que na atual edição. Naquele ano, foi rebaixado, terminando no penúltimo lugar. “Com o trabalho, acredito que a cada dia esses erros podem diminuir cada vez mais. Para isso é preciso tempo”, afirma o técnico português Sérgio Vieira.

Já o Cruzeiro tem um ponto a mais do que tinha à mesma altura no ano passado, quando só conseguiu se recuperar no segundo turno. Coincidentemente, também havia vencido o Atlético de virada no Horto, só que por 3 a 1, e iniciou a escalada a partir de vitória sobre a Ponte em Campinas, por 2 a 1.

O objetivo celeste é se recuperar o quanto antes, primeiro se afastando da zona de rebaixamento, depois lutando pelas primeiras posições. O primeiro passo seria uma vitória sobre o líder, Palmeiras, amanhã, às 19h, no Mineirão. “Temos de jogar sempre como foi contra a Ponte Preta, de forma intensa, dedicada. É assim que vamos sair desta situação ruim, jogando todos com o mesmo intuito”, analisa o volante Henrique, que abriu o caminho da goleada sobre a Macaca por 4 a 0, na noite de quarta-feira, no Moisés Lucarelli.

Ainda neste primeiro turno, a Raposa vai encarar adversários também na parte inferior da tabela, como Chapecoense, Vitória, Fluminense e Sport. Caso se saia bem e obtenha bom rendimento igualmente diante de rivais nas melhores posições, certamente se credenciará a voos maiores neste Brasileiro.

Tags: atleticomg americamg cruzeiroec