Cruzeiro
None

DA ARQUIBANCADA

Ainda bem que não levaram o nosso Guardiola

"Quem faz toda esta mágica é o nosso técnico. Ele é quem sabe o que mudar e quando mudar"

postado em 22/07/2014 08:21 / atualizado em 22/07/2014 08:27

Henrique Portugal /Estado de Minas

AFP PHOTO/MARTIN BERNETTI
A cada rodada fica mais evidente que temos um time maravilhoso, com um esquema tático definido, no qual os jogadores sabem o que fazer. O resultado de todo esse trabalho está na tabela do Campeonato Brasileiro, em que somos lideres com grande folga. Isso que está acontecendo começou com a ousadia do presidente Gilvan de Pinho Tavares e sua diretoria em contratar o técnico Marcelo Oliveira no inicio do ano passado. O somatório de competência e modernidade trouxe uma magia ao nosso time. Dá gosto de ver as jogadas bem trabalhadas, que fazem brilhar os nossos olhos.

Enquanto acontece tanta coisa boa em nossos domínios, ficamos surpresos com as escolhas da CBF em relação ao coordenador de seleções e também com a volta do Dunga. Ainda bem que não chamaram o Marcelo para ser técnico da Seleção. Ele tem todas as características para modernizar o nosso futebol, mas seria querer demais que os dirigentes atuais tivessem coragem de olhar para o futuro e enxergar que copiamos mal o que se faz na Europa.

Enquanto ficamos formando jogadores para vender, eles aprendem com o que temos de melhor. Não sei se sou maluco, mas será que pouca gente enxerga que as melhores seleções do mundo nos últimos 10 anos são formadas a partir de times treinados pelo Guardiola?

Existe um termo que mistura música e futebol que adoro: são os carregadores de piano. Jogadores muito importantes, mas que na maioria das vezes não chamam muito a atenção. Todo jogo me pego analisando o Cruzeiro e me pergunto quem é o nosso carregador de piano. Poderia dizer que é o Lucas Silva, ótimo marcador, versátil e chuta bem de fora da área. Seria o Nílton, que fez um ótimo campeonato no ano passado e acabou chamando a atenção mais pelos gols marcados do que pela eficiente marcação? Na defesa, agora temos o Manoel, que chegou ocupando o seu espaço e está se tornando um zagueiro-artilheiro.

Confesso que não sei quem do grupo atual receberia este título. Mesmo com este entra e sai constante, o time mantém a eficiência, e talvez esse seja o nosso grande segredo. Mas quem faz toda esta mágica é o nosso técnico. Ele é quem sabe o que mudar e quando mudar. O nosso time é a mistura ideal de experiência e juventude, nomes das categorias de base e jogadores versáteis, o que possibilita variações táticas. Se atualmente o Guardiola é o melhor treinador do mundo, o Marcelo Oliveira é o melhor do Brasil!

Ao mesmo tempo em que fico feliz por torcer por um time que acredita no futebol bonito e jogado pra frente, fico pessimista com o futuro da Seleção. Provavelmente, voltará a ser uma equipe dura e com mais força física do que talento. Espero estar errado, mas se a CBF tivesse olhado para o Cruzeiro, com certeza teria uma ótima base para a Seleção. Comparando a camisa do Brasil e a do maior de Minas, atualmente confio mais nas nossas cinco estrelas.

Tags: cruzeiroec