Cruzeiro
None

COLUNA DO JAECI

Leonardo diz não. Gilmar Rinaldi, sim

CBF põe empresário Gilmar Rinaldi de novo coordenador de seleções, depois de ouvir um não de Leonardo

postado em 18/07/2014 08:12

Jaeci Carvalho /Estado de Minas

AFP
Os dirigentes da CBF convidaram Leonardo para ser coordenador de todas as seleções do Brasil. O ex-diretor do Paris Saint-Germain consultou a família e amigos, agradeceu e recusou. Ele só assumiria se pudesse ter Zico de treinador. Como o Galinho avisou que não aceitaria em hipótese alguma, optou também por não assumir o cargo. Com isso, o presidente atual, José Maria Marin, e o sucessor eleito, Marco Polo del Nero, chamaram outro campeão mundial em 1994: o ex-goleiro Gilmar Rinaldi, que topou de cara. Até ontem, ele era empresário de vários jogadores, mas em sua primeira entrevista garantiu que isso é passado e prometeu se dedicar integralmente à nova função, abrindo mão da anterior, que lhe dava rendimentos bem superiores ao que receberá na CBF.

De gaúcho em gaúcho, perde o futebol brasileiro
Quem vai escolher o futuro técnico será a trinca Marin-Del Nero-Gilmar. Nascido em Erechim há 55 anos, o ex-goleiro tem uma quedinha por Tite, igualmente gaúcho, mas não se cansa de elogiar o paulista Muricy Ramalho. Como sua opinião terá peso decisivo e o atual técnico do São Paulo já disse que a vez é do ex-corintiano... Tite tem acordo verbal com Del Nero desde abril, quando jantaram em São Paulo. Pelo jeito, a CBF tem mesmo paixão por treinadores do Sul. Se confirmado, será o quarto em sequência, depois de Dunga, Mano Menezes e Felipão. Talvez aí resida a explicação para o retrocesso do futebol brasileiro, com esse sistema de marcação, pegada e pancada. Pelo jeito, não vai mudar.

Meta de virar o ano com 80 mil sócios
O Cruzeiro excursionou aos Estados Unidos pela segunda vez em dois anos e abriu mais o mercado norte-americano, por meio de parcerias com universidades. Por aqui, com o bom trabalho do Departamento de Marketing, a torcida não para de crescer e superou a marca de 59 mil sócios do futebol, com faturamento de R$ 28 milhões no primeiro semestre. Na temporada passada, com R$ 38 milhões, o clube atingiu 45 mil associados. São 14 mil a mais em apenas seis meses. Prova de que um trabalho sério, com time vencedor e organização, sempre dá bons frutos. A meta é chegar a 80 mil associados até o fim do ano, o que não será difícil se a campanha no Brasileiro continuar boa.

Novos tempos a FMF
Novo presidente da Federação Mineira de Futebol, Castellar Guimarães prometeu gestão moderna e austera. Ele reduziu as taxas de arbitragem que os clubes pagavam à entidade e parou de cobrar das instituições bolas das competições, filmagens e festas como a de apresentação do Campeonato Estadual. Desde a criação do Estatuto do Torcedor, as federações são obrigadas a pagar a taxa de arbitragem, mas, sem recursos, a FMF o fazia com os 5% pagos a ela pelos clubes. Castellar reduziu o percentual, dividindo com as agremiações o pagamento dos árbitros. Ele também pretende instalar a casa em andar corrido num dos prédios do governo estadual, deixando a obsoleta sede da Avenida Barbacena, no Barro Preto.

Coelho em busca os indecisos
Um dos presidentes do América, Marcus Salum encomendou pesquisa em BH sobre o percentual de pessoas que gostam de futebol, mas não torcem por nenhum time. O resultado foi alto: 20% dos entrevistados. Ele planeja investir nesses indecisos e atraí-los ao Independência nos jogos do Coelho. O dirigente lembrou que conseguiu levar 20 mil torcedores ao Mineirão na partida contra o Joinville. Acha que somente assim seu time poderá regressar à elite do futebol brasileiro em 2015. Sobre a venda do goleiro Matheus, promete que, tão logo o dinheiro seja recebido, dará coletiva para explicar o valor total e a parcela que coube ao América.

Tags: selefut cbf americamg atleticomg cruzeiroec