Cruzeiro
None

COLUNA DO JAECI

Um time competitivo, que dá espetáculo

"Além de ter o melhor grupo do país e contar com quase 60 mil sócios-torcedores, a Raposa pratica futebol diferente, ao estilo de um treinador que foi craque"

postado em 26/07/2014 08:22 / atualizado em 26/07/2014 08:27

Jaeci Carvalho /Estado de Minas

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press


Hoje é dia de show no Mineirão. O Cruzeiro, líder absoluto do Brasileirão, cinco pontos à frente do segundo colocado, enfrenta o Figueirense. A Máquina mortífera azul, como a batizei no ano passado, está com gasolina de primeira e grupo mais do que qualificado. Além de manter os campeões de 2013, ainda se reforçou e se deu ao luxo de escalar a zaga reserva, com a contusão de Dedé e Bruno Rodrigo. Digo sem medo de errar: qualquer reserva celeste é titular em qualquer outra equipe do país. Sinal de que as contratações e a montagem do time foram bem executadas pelo presidente Gilvan de Pinho Tavares, pelo experiente Valdir Barbosa e pelo jovem Alexandre Mattos. E o clube está bem equilibrado nas finanças, deve menos do que os outros grandes e tem salários e gratificações em dia.

Com toda essa estrutura, só se os jogadores forem incompetentes. Um amigo comentou comigo outro dia: Marcelo Oliveira é dos poucos técnicos do Brasil a jogar para a frente, em busca do gol, sem mandar dar porrada. Por isso o Cruzeiro faz muitos gols e atropela quem aparece na frente. Grande candidato ao título, vai precisar confirmar isso como o adversário a ser batido. O rendimento tem sido de uns 80% em relação ao ano passado, mas já é o suficiente para disparar na ponta. Ainda é cedo, claro, mas o caminho está traçado. Além de ter o melhor grupo do país e contar com quase 60 mil sócios-torcedores, a Raposa pratica futebol diferente, ao estilo de um treinador que foi craque, sabe valorizar a posse de bola e entende que espetáculo é fundamental para uma equipe ser elogiada. Marcelo viveu a época de ouro do nosso futebol, jogava o fino e sabe de sobra o que é bom.

No Brasil, vivemos uma mediocridade e uma falta de organização que dão desgosto. No Brasileiro, por exemplo, tirando Cruzeiro, Internacional, Corinthians, e um ou outro, o restante vai figurar na competição. O Atlético até poderia estar nesse grupo, mas seu técnico insiste em escalar reservas, mostrando claramente estar se lixando para o campeonato. Pena, poderia aproveitar o embalo da conquista da Recopa para brigar por uma taça que só levantou uma vez, e há 43 anos. O médico anestesiologista Roberto Pires, p... da vida com esse descaso, diz que a equipe jogou fora a edição de 2013 e faz o mesmo agora. Talvez seus dirigentes entendam que a Recopa tem mais peso.

Sonho há alguns anos em ver Galo e Raposa decidindo o título nas rodadas finais. Seria muito bom para o futebol mineiro. Mas não temos do que reclamar. Um é dono da América, outro, do Brasil. E assim vamos mantendo a hegemonia num futebol carente, que pelo menos aqui nos tem dado gosto. É muito bom ver o Mineirão lotado com mais de 54 mil pagantes numa decisão da Recopa. Prova por que estamos avançados, com pensamento grande. Já no restante do país, a coisa anda feia, com times caindo pelas tabelas, sem perspectiva, com futebol de marcação, pegada e porrada. Figurantes que não vão passar disso.

Voltando ao jogo de hoje, em condições normais de temperatura e pressão, o Cruzeiro vai atropelar, somar mais uma vitória e abrir mais pontos para a concorrência. É um time competitivo, de qualidade ímpar, muito bem treinado e entrosado. A ordem na Toca é uma só: ganhar o tetra e, se possível, beliscar o penta da Copa do Brasil, voltando a faturar a tríplice coroa, porque já conquistou o Estadual. De quebra, voltaria à Libertadores. Depois da frustração da Copa do Mundo, só mesmo o Cruzeiro para devolver o futebol brasileiro ao lugar em que ele sempre esteve. Como disse acima, hoje é dia de show. Que os torcedores azuis sejam brindados com grande espetáculo.

Vergonha
Antes e depois do jogo do Galo, quarta-feira, no Mineirão, foi uma vergonha. Um amigo me disse que havia torcedores fazendo xixi na rua, na frente de senhoras, assaltos por todo lado e muita confusão. Onde está o padrão Fifa de segurança e respeito? Foi embora com o circo e a lona, desmontados após o Mundial?

Tags: jaeci carvalho jaeci coluna sábado cruzeiroec atleticomg futnacional seriea