Cruzeiro
None

COLUNA DO JAECI

A violência não para. Cruzeiro volta a vencer

'É o que vale para o torcedor. Foram três pontos importantíssimos conquistados em Salvador diante do Vitória, o que deixa a torcida animada'

postado em 20/10/2014 14:00 / atualizado em 20/10/2014 10:58

Jaeci Carvalho /Estado de Minas

Um palmeirense morto. Vários feridos. Alguns atingidos por carros. Outro, por arma de fogo. Esse é o futebol brasileiro, onde pais, irresponsáveis, levam filhos ao campo, correndo o risco de perdê-los. Infelizmente, a bola perde espaço para bandidos travestidos de torcedores e, a cada fim de semana, a triste história se repete, sem que providências sejam tomadas. Até quando? O futebol, que já foi lazer, paixão, amor, virou arena de guerra, onde é proibido usar a camisa rival. Uma pena, mas isso é apenas reflexo de tudo de ruim que vive o país. Afinal, o futebol não seria diferente de outras áreas. Eu não levo meus filhos a campo, e aconselho os pais que façam o mesmo. Em casa, assistindo pela tevê, estão seguros. No trajeto para o campo, podem ser mortos por uma bala, uma barra de ferro ou qualquer outro tipo de arma. Uma vergonha que só aumenta a estatística de pessoas do bem mortas porque querem ter o lazer. Que país é este? O futebol, que já foi o maior esporte do Brasil, fica em segundo plano, diante da violência que assola as famílias.

Já no sábado à noite, num horário absolutamente ridículo, 21h, o Galo passou pela Chapecoense, no Independência. Era o que o torcedor esperava. Se não foi brilhante, o Atlético conseguiu garantir os três pontos, chega a 50, e fica a nove pontos do líder, Cruzeiro. Uma diferença que já foi de 15 pontos, mas que o time azul deixou escapar por conta de sua ineficiência e queda.

Os torcedores azuis me perguntam se ainda dá para ser campeão. Claro que dá, desde que volte a jogar bom futebol. Com essa mediocridade das últimas rodadas, vai ficar mais difícil. Porém, a instabilidade dos concorrentes tem permitido ao Cruzeiro se manter com boa distância. Quando o futebol cai, tem que contar com a sorte, e a rodada foi toda favorável ao time azul. O Cruzeiro caiu, isso é fato, mas ninguém explica os motivos. Salário atrasado não é. Falta de comando do técnico, imagino também que não. Briga entre os jogadores, é possível, pois a vaidade é uma coisa impressionante. É preciso que o presidente Gilvan detecte, dê um soco na mesa e peça mais comprometimento.

Não sei se os jogadores estão pensando no Santos, na semifinal da Copa do Brasil, ou se querem realmente ganhar o Brasileirão. Porém, no finalzinho da partida contra o Vitória, em Salvador, quando o empate parecia definido, Dedé, que tem falhado de forma absurda, subiu e fez o gol da vitória azul. Como escrevi ontem, se não der com bom futebol, que seja na raça, na vontade, na garra. Não é possível segurar vaga para quem vem atrás. E vale lembrar que o Cruzeiro tem, além da pontuação, mais vitórias que os principais concorrentes e que os confrontos diretos já aconteceram. Curioso que no gol de Dedé, ele olhou para a cabine da diretoria azul, comemorando muito. E no fim da partida, disse que dedicava o gol a um assessor do clube. Talvez um desabafo pelas cobranças nas últimas atuações, onde entregou seu time com falhas horrorosas. O futebol é assim. De vilão a herói bastam 90 minutos, e ontem o herói foi realmente Dedé.

Faltam nove rodadas. O Cruzeiro tem sete pontos de vantagem para o São Paulo. Uma vantagem significativa, que o mantém como grande favorito à taça. Esta semana, ainda teremos duas rodadas do Brasileirão. Semana que vem, será pela Copa do Brasil, no primeiro jogo, contra o Santos. Para quem anda sonhando com o tetra brasileiro e o penta da Copa do Brasil, tudo continua conforme o combinado. Se o time azul não tem jogado bem, não tem convencido, voltou a faturar três pontos, depois de duas derrotas seguidas pelo Brasileiro. Isso é o que vale para o torcedor. Foram três pontos importantíssimos conquistados em Salvador diante do Vitória, o que deixa a torcida animada, confiante na conquista do campeonato. Faltam somente nove rodadas. A diferença azul para o segundo colocado é grande. Se mantiver a vontade e recuperar o bom futebol, não haverá dúvida. A taça irá mesmo para a Toca da Raposa.

Horário de verão

A CBF precisa se ligar no horário de verão e modificar os horários dos jogos. Mudar das 16h para as 17h, pois o forte calor e o sol prejudicam e desgastam demais as equipes. Espero que no fim de semana próximo os jogos tenham seus horários corrigidos.

Timão

Time instável, que vai ao Sul e vence o Inter. Aliás, sobre o time gaúcho, é mesmo um cavalo paraguaio. Larga na frente, vai perdendo fôlego e acaba não conseguindo nem vaga na Libertadores. Desde 1979 não ganha o Brasileirão, mas é sempre apontado como favorito.

Tags: atleticomg cruzeiroec