Cruzeiro
None

COLUNA DO JAECI

Apenas um protótipo de time

O torcedor azul percebeu, finalmente, que o Cruzeiro vai precisar de muito treino, muito tempo e muita vontade, para poder acertar e se mostrar uma equipe competitiva

postado em 04/03/2015 12:00

JUAREZ RODRIGUES / EM DA PRESS
O técnico Marcelo Oliveira reclamou que o Cruzeiro tem oito atacantes e nenhum armador. E é exatamente isso que está deixando o time azul sem gols na Copa Libertadores. Diante de um Huracán apenas esforçado, mas muito bem treinado, empatou por 0 a 0, ontem, no Mineirão. Não adianta ter tantos atacantes se a bola não chega como deveria. Tirando um belo chute de Leandro Damião no travessão e uma linda jogada de Judivan, que matou no peito, tirou do goleiro e chutou rente à trave, nada mais de relevante o Cruzeiro fez. E correu riscos com boas penetrações dos atacantes argentinos em contra-ataques. Pela fragilidade do grupo, ainda acho que o Cruzeiro vai se classificar, talvez em primeiro lugar, mas neste momento o líder é o Universitario de Sucre, que venceu o Mineros por 1 a 0, ontem, na Venezuela. Quem diria que num grupo tão fraco, o Cruzeiro teria dificuldades? Ainda não foi desta vez que o time azul venceu ou fez gols, mas, com certeza, na próxima partida, contra o Mineros, na Venezuela, não há como não vencer.

Vi também um Cruzeiro tentando achar sua identidade. Com De Arrascaeta fora de posição, a coisa fica complicada. Ou o técnico Marcelo Oliveira percebe que ele só rende vindo de trás, com a bola dominada, pelo lado esquerdo, ou então é melhor não escalá-lo. Do jeito que está sendo usado, o jogador colombiano tem sido peça nula. Não há um homem de criação, e Willian está abaixo de qualquer crítica. Tenho recebido e-mails e mensagens questionando a titularidade desse atleta. Absolutamente fora de sintonia, dominado, sem a menor inspiração. Com isso, Leandro Damião, que procurou o jogo o tempo todo, ficou prejudicado. Pela direita, Mayke e Marquinhos fizeram boas jogadas, mas erraram no passe final. Foi um Cruzeiro muito previsível, embora soubesse que enfrentaria um time totalmente fechado, jogando por uma bola.

É preciso dar um desconto ao treinador azul, pelo fato de estar montando o time durante a Copa Libertadores, o que não é fácil. Eu disse no nosso Alterosa no Ataque, vice-líder no horário, que o Cruzeiro é, teoricamente, disparado, o melhor time de seu grupo. Porém, na prática o time ainda não consegue confirmar isso, e teve dificuldades na estreia, tendo como atenuante a altitude, ao empatar sem gols com o fraquíssimo Universitario de Sucre, e teve dificuldades ontem, mesmo em seus domínios, justamente por não criar jogadas e parar na defesa argentina. Claro que houve domínio territorial do Cruzeiro, com mais posse de bola. Porém, no primeiro tempo, não conseguiu provar com gols. Ainda é um time que causa dúvidas a seu torcedor, e que carece de um 10, jogador que está em falta no mercado. Gosto muito de De Arrascaeta. Ele tem talento e sabe jogar. Porém, na posição errada, será um engodo. Além disso, é muito jovem e não me parece preparado para assumir tamanha responsabilidade. Vai crescer à medida que os dirigentes encontrarem o 10 ideal.

O segundo tempo foi semelhante ao primeiro. O Cruzeiro esteve desorganizado, mas parecendo um bando em campo. Uma espécie de um time de pelada, mal treinado e mal dirigido. Do tipo que reúne os jogadores em cima da hora e distribui a camisa. O Huracán é uma equipe mediana, bem inferior ao Cruzeiro. Porém, sua organização, qualidade no passe – sem rifar uma bola sequer – e firmeza na marcação foram determinantes para a conquista do empate. O torcedor azul percebeu, finalmente, que o Cruzeiro vai precisar de muito treino, muito tempo e muita vontade para poder acertar e se mostrar uma equipe competitiva. E, é claro, sem se esquecer de procurar no mercado um camisa 10 para jogar ao lado de De Arrascaeta. Sei que esse jogador é raro e os que há estão empregados, mas sem essa peça a Libertadores terá vida curta para o Cruzeiro. É preciso sempre lembrar que seis jogadores titulares e bicampeões brasileiros foram embora e que montar um novo time do dia para a noite não é tão simples assim. O tempo é curto, o time precisa ser formado mesmo durante a competição. O jeito é trabalhar, treinar, treinar e treinar, sob o risco de o Cruzeiro passar o maior vexame de sua história na competição, caso seja eliminado num grupo tão fraco e sem qualidade.

Atrasos punidos
O fair play financeiro vai entrar em ação no futebol brasileiro. Segundo decisão do Conselho técnico da CBF, o clube que atrasar salários de jogadores pode ser punido com a perda de pontos nas competições que estiver disputando. Para que isso se efetive, bastará o jogador fazer a denúncia. Aplaudo a decisão, pois é inadmissível o cidadão trabalhar e não receber seus salários em dia, independentemente do valor, pois se o clube acertou, é porque deve ter condições de pagar. Outra decisão da entidade é a de que o preço dos ingressos não poderá ser inferior a R$ 40. Num país onde o salário mínimo é de R$ 788, vai ficar difícil para os menos favorecidos frequentarem os estádios de futebol.

NÍVER
Ontem abracei meu ídolo Zico pelos seus 62 anos. Hoje parabenizo o médico Neylor Lasmar, a quem considero o “papa” da ortopedia. Muita saúde e que Deus o proteja sempre. Felicidades.

Tags: cruzeiro libertadores cruzeiroec