Cruzeiro
None

COLUNA DO JAECI

Começa a Copa. Você acredita no Brasil?

Não vejo nenhum brasileiro em condições de dirigir a Seleção. Eu buscaria um na Europa. Ou daria um pulinho à Argentina e contrataria um hermano

postado em 08/10/2015 12:00 / atualizado em 08/10/2015 08:06

CBF / Divulgação
A Copa do Mundo começa hoje para o Brasil, diante do Chile, em Santiago. Sim, Eliminatórias já são Copa. E o que vemos é uma Seleção sem corpo, alma e caráter. Um time sem identidade com a torcida brasileira, a qual foi humilhada naqueles 7 a 1 para a Alemanha na semifinal do Mundial, em BH. Quando vejo que Dunga convoca boa parte daqueles fracassados, fico chateado. Sei que não há craques, tampouco gente de alto nível, mas não me conformo com David Luiz, Hulk e, principalmente, Oscar, a quem chamo de água de salsicha, por não servir para nada. Tudo isso é apenas reflexo do que ocorre no país. Com tantos problemas graves, o futebol fica mesmo relegado a último plano.

Mesmo na época dos grandes craques e gênios, as Eliminatórias eram difíceis. Lembro-me do Brasil x Paraguai, em 1969, com mais de 180 mil pagantes no Maracanã, quando o time arrancou a vaga na Copa do México com um mísero 1 a 0, gol de Pelé. Também não esqueço os 2 a 0 no Uruguai em 1993, com gols de Romário , que levou a equipe aos EUA, rumo ao tetra. Antigamente a competição era disputada em grupos. Hoje, é em jogos de ida e volta, em dois anos. Pesquisa recente de canal a cabo deu empate: 50% acham que o Brasil não se classifica, 50% apostam na vaga. Não seria nenhuma tragédia, como muitos dizem, ficarmos fora do Mundial pela primeira vez. Tragédia é uma pessoa entrar numa favela, por erro do GPS, e ser fuzilada, como ocorreu com uma idosa em Niterói. Tragédia é não termos saúde, educação e segurança.

“Futebol é a coisa mais importante dentre as menos importantes da vida”, já dizia Arrigo Sacchi, técnico italiano, campeoníssimo com o Milan de Van Basten, Gullit e Rijkaard. Vejam que o treinador pode ser o melhor do mundo, mas sem limões bons não se faz boa limonada. Primeiro por não termos um de verdade. Não me venham com a balela de que Dunga evoluiu, dá treinos no estilo europeu. Para mim, não cola. Ele jamais foi treinador. Caiu de paraquedas na primeira vez e agora novamente.

Não vejo nenhum brasileiro em condições de dirigir a Seleção. Eu buscaria um na Europa. Ou daria um pulinho à Argentina e contrataria um hermano. Os quatro semifinalistas da Copa América eram do país. Tite, apontado como o melhor em atividade por aqui, é retranqueiro, seu Corinthians joga feio e está prestes a ser campeão brasileiro. É a pobreza extrema do futebol do Brasil. Eu pagaria o que Pep Guardiola, pedisse para tê-lo no comando da estrutura de futebol da CBF. Além de dirigir a Seleção Principal, gostaria de vê-lo à frente todas as divisões da base, para voltarmos a formar craques.

Muita gente torce contra a Seleção. Não consigo. Quando ela entra em campo, o sentimento nacionalista toma conta. Embora rejeite quase tudo hoje no país, não torço contra jamais. Mesmo com Dunga, Oscar e Hulk, sou brasileiro. Não tenho mais o velho orgulho disso, porque os políticos acabaram com ele. Se pudesse ter escolhido, gostaria de nascer na Noruega, Suécia ou Dinamarca, mas nasci aqui. Já tivemos muito orgulho da Seleção na época dos grandes craques. Mesmo quando perdemos a Copa de 1982, tivemos muito orgulho de Cerezo, Falcão, Zico, Éder e cia. Eles jogavam demais e perderam um jogo para um grande adversário, a Itália, que também tinha seus monstros sagrados. Quando a equipe entrar em campo esta noite, vou pôr minha camisa amarela e torcer.

O Chile é o campeão da Copa América, sua única conquista internacional, tem bom time e no momento está alguns degraus acima da gente. Mas não implica dizer que já ganhou e será fácil. De jeito nenhum. Acho que a camisa ainda pesa um pouco e o respeito alheio nos ajuda também. Mas será preciso jogar bola. Acho Kaká experiente. Mas se não serviu em três Copas do Mundo, vai servir justamente agora, mais velho e sem o futebol que o consagrou? São incoerências que me desanimam. Não teria sido melhor Dunga convocasse Jádson, mais jovem e atuando melhor? Além do mais, Kaká joga na Liga Norte-Americana, espécie de Terceira Divisão do futebol, que recruta aposentados de vários países. Por essas e outras, fica difícil acreditar no time canarinho.

Tags: cruzeiroec americamg atleticomg