Cruzeiro
None

COLUNA DO JAECI

É hora de mostrar amor ao clube

"É neste momento ruim que o torcedor precisa apoiar, entender e torcer realmente para que as coisas fluam"

postado em 23/05/2016 12:00 / atualizado em 23/05/2016 09:03

EM DA PRESS
Paulo Bento estreou diante do modesto Figueirense, que quase bateu o Cruzeiro no Mineirão. O empate salvou o time mineiro de um vexame. O técnico português percebeu que terá muito trabalho para conseguir montar um time competitivo, em condições de brigar pelo título. Como a maioria vive o mesmo drama, com times ruins, é possível. Não concordo quando meia dúzia de supostos torcedores xinga e ameaça um senhor de mais de 70 anos como o presidente Gilvan de Pinho Tavares, bicampeão brasileiro, sério, correto e honesto, coisa difícil no futebol atual. O Cruzeiro paga a conta do bicampeonato, pois gastou o que tinha e o que não tinha para conseguir aquelas taças. Foram mais de 40 contratações e a conta chegou do ano passado para cá. E o pior é que não há jogador de qualidade no mercado. Ou os clubes investem pesado nas divisões de base ou vão ficar muito tempo sem ganhar nada. Vivem repatriando ex-jogadores em atividade ou contratando atletas de segunda linha da Argentina, equatorianos, peruanos, paraguaios. Outrora, trazíamos os melhores zagueiros argentinos ou uruguaios. Agora, recorremos a jogadores de meio-campo e atacantes dos países vizinhos que nunca tiveram chance aqui. Prova de que o nosso futebol está na lama.

Acredito no trabalho do doutor Gilvan. Ele pegou um Cruzeiro sem dinheiro em caixa e conseguiu torná-lo bicampeão. Com muito esforço e contratações que deram certo. Jogadores desconhecidos como Éverton Ribeiro e Ricardo Goulart. Não é todo dia que isso dá certo. Paulo Bento já identificou um time fraco e um grupo sem muita qualidade. O Cruzeiro não tem um camisa 10, um atacante que faça gols nem tampouco laterais competentes. Esses argentinos trazidos agora parecem mais jogadores de segunda divisão no país deles. Não têm competência para atuar no time celeste. Será preciso contratar. Rafael Sóbis é uma excelente opção, mas sozinho não resolverá o problema. Será preciso muito mais. E o tempo é curto, pois a Copa do Brasil está em andamento e o Brasileirão também. O Cruzeiro não pode correr mais riscos de ficar namorando a zona de rebaixamento, pois uma hora acaba caindo. Aí, sim, seria triste para os torcedores azuis, que usam o fato de nunca terem caído para zoar o rival, Atlético.

Elogiar um time campeão, dar tapinhas nas costas dos dirigentes é muito fácil. É neste momento ruim que o torcedor precisa apoiar, entender e torcer realmente para que as coisas fluam. Não adianta a mulher estar colada no cara enquanto ele tem dinheiro e lhe dar um pé no traseiro quando ele quebra. Isso não é amor, é interesse. Portanto, torcedor azul de verdade, de arquibancada – e não de facção –, apoie seu clube neste momento. Ele precisa mais do que nunca. Dê sugestão de jogadores, empurre o time no campo e não agrida seus dirigentes. É mais fácil xingar e escrever panfletos agredindo do que mostrar humildade para entender o momento. A torcida comemorou dois títulos históricos consecutivos e viveu um amor sem limite com Gilvan e sua equipe. Não é o momento de agredir e, sim, de buscar soluções. O Cruzeiro é o grande campeão de Minas, com quatro títulos brasileiros, quatro Copas do Brasil e duas Libertadores – só para citar os mais importantes – e deve voltar às suas origens, se reforçando com qualidade e buscando a recuperação do tempo perdido. Adorei a contratação de Paulo Bento, técnico de verdade e não mais um enganador, como a maioria dos técnicos brasileiros. Que ele feche os treinos e dê uma solução para esse momento. Capacidade ele tem, resta saber se os jogadores vão querer colaborar e se doar um pouco mais. Sei que alguns são limitados e não conseguem, mas ainda vejo qualidade em alguns do grupo. Mas reforços pontuais (palavra da moda) serão fundamentais para tal recuperação.

Empate
O Atlético conseguiu um ponto importante jogando contra seu homônimo no Paraná. O gol do Galo, que perdia por 1 a 0, foi muito contestado pela imprensa e torcida paranaenses, que alegam que a penalidade marcada não existiu. Como estreou com vitória sobre o Santos, em casa, ainda sob o comando de Diego Aguirre, o Atlético está com 4 pontos e, se mantiver essa média de vencer em casa e empatar fora, acabará campeão. Mas estamos apenas na segunda rodada do Brasileirão, que é longo, cheio de altos e baixos. Será preciso que alguns jogadores contratados como estrelas, Lucas Pratto e Robinho, por exemplo, recuperem o futebol do passado para ajudar o time a sair da incômoda fila de 45 anos sem levantar o caneco do Brasileiro. A torcida está na esperança, principalmente depois da frustração da eliminação na Copa Libertadores.

Tags: cruzeiroec atleticomg