Cruzeiro
None

COLUNA DO JAECI

Instabilidade pode custar a taça

É curioso como, dificilmente, duas equipes de uma mesma cidade conseguem estar lutando pela taça simultaneamente

postado em 25/09/2016 12:00 / atualizado em 25/09/2016 12:21

Bruno Cantini/Atlético
Flamengo x Cruzeiro. Atlético x Internacional. O rubro-negro e o alvinegro disputam o título a cada rodada. Raposa e colorado tentam se distanciar do Z-4. É curioso como, dificilmente, duas equipes de uma mesma cidade conseguem estar lutando pela taça simultaneamente. Quando uma está muito bem, a outra briga para não cair. Com raras exceções, tem sido assim. O Atlético tem reais condições de levantar o caneco do Brasileirão, embora eu acredite mais em Palmeiras e Flamengo. O Atlético tem grupo forte, mas é irregular ao extremo. Como leva gol com facilidade esse time! É impressionante. A Ponte Preta, pela Copa do Brasil, fez dois gols com certa facilidade. A classificação estava encaminhada, quando Pratto e Robinho decretaram o empate, eliminando a Macaca. Sorte que, do mesmo jeito que o time é vulnerável na defesa, é forte lá na frente e os atacantes compensam os erros dos defensores. Não pode uma equipe forte e dessa grandeza levar tantos gols. Isso compromete qualquer disputa de taça.

Gosto muito de times ofensivos, saudosista que sou. E já disse que escrevi que Marcelo Oliveira foi craque de bola, e, sendo assim, é um cara que prima pelo ataque sempre. Porém, com um time tão ofensivo, serei repetitivo ao dizer, pela “milésima” vez, só para usar uma hipérbole, que é preciso ter dois ou três volantes que marquem de verdade. Um deles é Leandro Donizete, imprescindível. Gostei da entrada de Otero na equipe. Ele é muito técnico, tem visão de jogo e fecha bem os espaços do meio-campo. Quando Maicosuel tiver condições de voltar, Marcelo terá de decidir quem vai para o banco: Fred, Pratto, Robinho ou o próprio Maicosuel. Ultimamente, ele tem se inclinado a deixar o argentino na reserva. Vale lembrar que o Atlético vai jogar contra Palmeiras e Flamengo no Horto, e esses dois jogos poderão decidir seu futuro. Porém, é preciso pensar no desesperado Internacional esta tarde. Dos grandes, Flamengo, São Paulo, Cruzeiro, Santos e o próprio Inter jamais caíram, e o torcedor colorado anda desesperado. Principalmente quando olha para o banco de reservas e vê que o técnico é Celso Roth, aquele que perdeu um título incrível com o Galo, em 2009, e o alvinegro, que era líder faltando cinco rodadas para o fim, nem sequer entrou na Libertadores. O Galo tem que explorar essa fragilidade e fazer os três pontos. Felizmente, para Marcelo e comissão técnica, os jogadores contundidos estão sendo liberados pelo DM, e, dessa forma, o grupo vai ganhando mais força, justamente na reta final. É ajustar o setor de meio-campo e defesa e tentar tornar-se uma equipe mais homogênea, justamente nesta reta final.

Cruzeiro

O torcedor do Cruzeiro terá um dilema esta tarde. Se sua equipe vencer o Flamengo, vai ajudar o Atlético. Se for derrotada, o Fla, no mínimo, manterá a vantagem, e, dependendo do resultado do Galo, poderá até aumentá-la. Conversando com uns amigos cruzeirenses, eles disseram que vão torcer pelo Flamengo, pois ainda faltam muitas rodadas e o Cruzeiro poderá ganhar pontos em cima de outras equipes e fugir de qualquer possibilidade de rebaixamento. Isso é que é rivalidade! O time azul parecia que iria engrenar com Mano Menezes, mas isso não aconteceu. A equipe tem jogado mal, não consegue mostrar potencial, embora tenha adquirido jogadores importantes, que melhoraram a qualidade do time. Mas essa irregularidade é fruto de troca de treinadores e da chegada de jogadores bons tardiamente. Uma vitória hoje sobre o Flamengo poderia mudar o quadro e dar mais força ao time azul, tanto na fuga de um possível e improvável rebaixamento, quanto na luta pelo quinto título da Copa do Brasil. Porém, o torcedor prefere ver sua equipe perder para, nem de longe, ajudar o maior rival. Coisas do futebol, que somente o esporte bretão explica. Paixão acima de qualquer outro sentimento. Rivalidade acirrada!

Tags: atleticomg cruzeiroec coluna do jaeci