Cruzeiro
None

COLUNA DO JAECI

Vencer ou morrer na Pampulha?

Se Sobis desencantar, o Cruzeiro tem grandes chances de classificação. Se continuar inibido, jogando essa bolinha, nada feito

postado em 23/08/2017 12:00

Leandro Couri/EM/D.A Press

O Cruzeiro começa a decisão de hoje perdendo por 1 a 0, resultado obtido pelo Grêmio em sua casa. Se fizer um gol, levará a decisão para as penalidades. Se fizer dois, garantirá a vaga. A equação não é tão simples, já que o adversário pratica o melhor futebol do Brasil, tem em Renato Gaúcho um dos grandes técnicos do futebol brasileiro e sabe jogar fora de casa como poucos. Porém, o Mineirão estará lotado – talvez tenhamos quebra de recorde de público na temporada–, e o time azul tem que dar uma explicação ao seu torcedor. Depois de fracassar no Mineiro, na Sul-Americana e no Brasileiro (neste último não tem condições de chegar ao título), sobrou a Copa do Brasil, em que tem história, tradição e quatro conquistas. Resta ao time comandado por Mano Menezes jogar com qualidade, marcação, impecável, privilegiando o gol. Thiago Neves deverá ter a função de criar as jogadas ou até mesmo de defini-las. Rafael Sobis, caso comece jogando, precisa dar uma satisfação ao seu torcedor. Até aqui, ganhou muito e nada deu em troca. Alisson precisar sair de eterna promessa e se tornar realidade. O Cruzeiro não poderá errar, sob pena de decepcionar a China Azul.

O Grêmio tem a cara de seu treinador, com muita qualidade e boa marcação, não se apavora quando toma um gol. Já atropelou Cruzeiro e Galo na temporada passada e faturou sua quinta Copa do Brasil. O Cruzeiro, por sua vez, é um time instável, capaz de fazer um primeiro tempo brilhante, como aquele dos 3 a 0 no Palmeiras, mas também de levar, no mesmo jogo, outros três gols, e sair com um empate. Essa instabilidade se deve à má fase de alguns jogadores, à falta de experiência de outros, e à ausência de jogadores como De Arrascaeta e Dedé.

A zaga do Cruzeiro é um dos pontos fraquíssimos da equipe. Nesta noite, ela não poderá errar de jeito nenhum. Com Hudson e Henrique, o melhor meio-campo da temporada, Luan seja bem marcado. Vale lembrar que tanto Henrique, quanto Hudson marcam e saem para o jogo, o que é um ganho para a equipe. O grande problema estará lá na frente. Se Sobis desencantar, o Cruzeiro tem grandes chances de classificação. Se continuar inibido, jogando essa bolinha, nada feito. Raniel, jovem e de futuro, está na espera. Pode ser uma boa opção.

É importante o torcedor azul apoiar o time do começo ao fim. Em uma partida de 180 minutos, na qual nos primeiros 90 o adversário saiu vitorioso, é preciso ter paciência, entender e incentivar os atletas. Eles terão os últimos 90 minutos para mudar a história que o Grêmio construiu em sua arena. Mas poderão mudar no primeiro minuto de jogo ou nos acréscimos. Se a Raposa estiver mal, aí que o apoio será fundamental, para que os jogadores mudem a postura e a atitude. Levo muita fé no time azul, gostaria muito de vê-lo na finalíssima outra vez. O único problema é que o adversário pratica o melhor futebol do país e tem um técnico acostumado a vencer, como jogador e agora na nova função. Não apostaria todas as minhas fichas no Cruzeiro, mas, pela necessidade de dar uma satisfação ao torcedor, eu poria 60% das fichas nele.

Sorte, Cruzeiro. Que a noite esteja estrelada e que ao final do jogo o torcedor saia do Gigante da Pampulha feliz e confiante na quinta conquista da Copa do Brasil.

Antecipei há um mês

A carta, escrita pelo presidente Daniel Nepomuceno, que os conselheiros atleticanos e a imprensa tiveram acesso ontem, não foi nenhuma novidade para meus leitores e para este colunista, que a publicou há um mês. Recebi a carta de uma fonte e a publiquei na íntegra, neste espaço, com aspas e tudo mais. Na Bomba de sábado passado, antecipei também que em 18 de setembro o presidente do Conselho Deliberativo, Rodolfo Gropen, a pedido de Nepomuceno, vai pedir a autorização aos conselheiros, para a construção da Arena do Galo, grande sonho dos atleticanos. Segunda-feira também antecipei, no blogs.uai.com.br/alterosanoataque, o vídeo do estádio. O Estado de Minas e o Superesportes estão anos-luz à frente dos concorrentes, se é que temos concorrentes. Quem quiser me acompanhar também no rádio é só ligar na Tupi, do Rio de Janeiro, a rádio de maior audiência do Brasil, para ouvir meu comentário no quadro “Não Perca a Esportiva”. A Tupi, para quem não sabe, pertence aos Diários Associados. Somos como vara de marmelo: envergamos, mas não quebramos, jamais.

Tags: cruzeiroec